Objectivismo versus Subjectivismo
Texto A
"Os valores são objectivos tanto como as coisas e as figuras matemáticas.Assim como percebemos o triângulo ideal na tosca figura imperfeitíssima do quadro, assim também intuímos a justiça nas toscas instituições da realidade social e politica. O triângulo é o que é, independentemente de que nos o pensemos de um ou outro modo. De igual sorte, a justiça è o que è, independentemente de que a imaginemos de uma ou de outra maneira. Quando dizemos que um acto ou uma sentença, ou uma instituição, são justos ou injustos, estamos estimando o facto real por comparação com o valor puro chamado "Justiça"; esse valor é algo objectivo, cuja consistência não depende de nos, mas que se nos impõe, guia e sustenta o nosso juízo."
Manuel Garcia Morente
Ensaios sobre o progresso,
Seara Nova, 1936, Lisboa
Tarefa:
Analise o Texto
- Tema
- Tese
- Argumentos
Texto B
"Uma tábua de valores está suspensa sobre cada povo. E vede: é a tábua das vitorias sobre si próprio,é a voz da sua vontade de poder. (...)
O Homem é que atribui valor às coisas a fim de se conservar: foi ele que deu um sentido às coisas, um sentido humano. Por isso se chama "homem", isto é, o que avalia.
Avaliar é criar. Ouvi, criadores! Avaliar é o tesouro e a jóia de todas as coisas avaliadas.Pela avaliação se dà o valor; sem a avaliação, a noz da existência seria oca. Ouvi o criadores!
A mudança dos valores é a mudança dos criadores. Quem tenha que ser criador, sempre destrói."
Friedrich Nietzsche,
Assim falava Zaratustra,
Circulo de Leitores, 1996
Tarefa:
- Defina "tábua de valores";
- Que características dos valores estão presentes no texto.
- Apresente a concepção acerca da natureza dos valores defendida por Friedrich Nietzsche.
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário