Peter Singer: o Filósofo pop
Caso raro de intelectual que mobiliza multidões, Peter
Singer é chamado de nazista. Mas ele garante só querer menos sofrimento no
mundo
Nas últimas
três décadas, o australiano Peter Singer vem tentando realizar na prática o que
para muitos não passa de mera utopia: diminuir a quantidade de sofrimento no
mundo. Graças a esse desafio, Singer se tornou um dos mais polémicos e, segundo
ele mesmo, influentes filósofos vivos. Sua indicação para professor de bioética
da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, gerou protestos furiosos nos
portões do velho campus. Por defender o aborto e a eutanásia, foi chamado de
“doutor morte” e “o homem mais perigoso do mundo”.
O pensamento
de Singer choca porque abandona noções éticas enraizadas na sociedade. A
começar pelo caráter sagrado da vida humana. Por que a vida de um homem tem
sempre mais valor que a de um cão ou de um chimpanzé? Para responder essa
pergunta, o australiano leva em conta algumas variantes. A principal delas é o
interesse em não sofrer, um princípio que está na origem de seu vegetarianismo
radical. Singer também considera a capacidade de fazer planos para o futuro,
relacionar-se e pensar sobre a própria existência. “Os seres que têm essa
consciência perderão mais se forem mortos. Por isso, matar uma pessoa é, em
geral, pior que matar uma galinha”, diz.
Mas essa
teoria também vale para nós. Singer afirma que tirar a vida de um ser humano
“normal” é mais errado que tirar a de outro que não tem e nunca terá – devido a
uma lesão cerebral, por exemplo – a capacidade de se ver como alguém existente
no tempo, com passado e futuro. Portanto, não há sentido em prolongar a vida
onde existe muito sofrimento e pouca consciência. A ética prática de Singer
também ecoa em outros campos, embora com menos barulho. Ele defende que os
países ricos têm a obrigação de ajudar os pobres e que cada um de nós é
responsável por pessoas que neste momento estão morrendo de fome.
É realmente possível viver sem causar sofrimento aos
outros?
Não falo de
um mundo sem sofrimento, e sim de um mundo com menos sofrimento. Não podemos
pensar em tudo ou nada. Uma forma de reduzi-lo é parar de fazer aos animais
muitas coisas desnecessárias, como algumas experiências de laboratório e maus
tratos em fazendas industriais. Outro ponto diz respeito a crianças pobres e
subnutridas. Podemos dar a elas parte do que nós gastamos em coisas supérfluas.
Uma terceira maneira seria ajudar pessoas que estão sofrendo com doenças graves
e incuráveis e que querem terminar com essa aflição.
Qual deve ser o critério ético em nosso relacionamento
com os demais?
“Não faça
aos outros o que não gostaria que lhe fizessem.” O conteúdo de minha ética está
em pensar mais nas consequências daquilo que fazemos que ver se nossas ações
estão de acordo com regras como “não minta” e “não roube”. Esse tipo de norma
talvez seja útil para educar pessoas, mas não oferece respostas para várias
situações difíceis.
Poderia exemplificar?
Digamos que
uma pessoa tem uma renda razoável e compra roupas apenas porque estão na moda.
Agindo assim, ela é responsável pelo que acontece com outras que estão passando
fome ou morrendo por doenças que podem ser evitadas. Se temos como ajudá-las e
não ajudamos, somos responsáveis por elas continuarem nessa situação.
De acordo com a FAO (agência da ONU para comida e
agricultura), o consumo de carne reduz a desnutrição em países
subdesenvolvidos. Seria justificável diminuir o sofrimento de animais
aumentando a aflição humana?
Uma coisa é
falar das pessoas desnutridas que não conseguem ter acesso a comida. Outra, bem
diferente, são pessoas que vivem em cidades como São Paulo e podem comprar
alimentos no supermercado. Podem comer tofu e uma infinidade de comidas que não
geraram sofrimento aos animais. A FAO está falando de desnutridos, que não são
exatamente as pessoas sobre as quais escrevo. Refiro-me às que têm
possibilidade de escolher o que comem.
Você diz que caiu o racismo, depois o sexismo e agora
é a vez do especismo, ou seja, a idéia de que humanos são superiores a outras
espécies. Essa mudança de mentalidade terá êxito?
Creio que
sim, mas precisaremos de um longo tempo. A luta contra o racismo e a escravidão
levou anos, e a luta contra o especismo também levará. Lembre-se de que ainda
havia escravos nos Estados Unidos até 80 anos após o começo do movimento
abolicionista. Com os direitos dos animais não será diferente. Precisaremos de
algo como 50 anos ou mais até que haja uma mudança de mentalidade.
As idéias que você defende não são matemáticas demais
e pouco humanas, como no caso de sua posição sobre os recém-nascidos com
deficiências?
Dizem que
sou um homem perigoso e contra a religião cristã. Mas penso que minhas visões
são baseadas na compaixão, no sofrimento de pessoas que vivem situações
trágicas. Argumento que pais de recém-nascidos com grave deficiência devem ser
autorizados a decidir, junto a seu médico, se o bebê deve viver ou morrer. A
vida de uma criança com anencefalia (falta de cérebro), por exemplo, pode ser
tão aflitiva que seria desumano estender seu sofrimento.
Você é uma raridade: um filósofo pop. Por que suas
opiniões mobilizam tanto?
Provavelmente
porque lido com as questões realmente práticas que enfrentamos no quotidiano.
Talvez porque eu não tente me esconder atrás de linguagens obscuras ou de
jargões filosóficos, que tornariam meus livros difíceis de entender. Procuro me
expressar de forma muito simples e clara. Isso faz com que as pessoas
compreendam meu pensamento e se sintam desafiadas por ele.
Por mais perfeita que seja, a lógica que você defende
conseguirá superar o lado ilógico e irracional da natureza humana?
A lógica
pode ser apenas um lado da balança. Você está certo sobre o lado irracional da
natureza humana e sempre haverá uma tensão em conseguir que as pessoas sigam o
que é correto. Então, o que devemos fazer é colocar o melhor da lógica e dos
argumentos éticos de um lado e esperar que possamos influenciar o lado ilógico
e irracional do ser humano. Não durante todo o tempo, mas pelo menos durante
grande parte do tempo.
Como você recebe as críticas que o comparam aos
nazistas?
Obviamente
as considero ofensivas. Elas banalizam os crimes que os nazistas perpetraram.
Meu livro Pushing Time Away (“Afastando o Tempo”, sem tradução em português)
conta a triste história de meus avós, três dos quais mortos no Holocausto.
Estudei o nazismo com cuidado, e ele é exatamente o oposto de minhas idéias,
que são baseadas em compaixão e no desejo de evitar o sofrimento. Além disso,
quero dar mais poder aos indivíduos e aos pais, não ao Estado – como era o caso
do nazismo.
Você foi impedido de falar na Áustria e na Alemanha e
sofreu ataques da imprensa européia. Já pensou em desistir?
Nunca.
Sempre há coisas interessantes a dizer e públicos novos a alcançar. Estou feliz
com a extensão da resposta ao que escrevo, mas obviamente gostaria de ter mais
apoio. Há um longo caminho a percorrer. Estou contente com meu progresso, mas
certamente não satisfeito. São assuntos tão importantes que é preciso ter força
para não desistir.
Quem é Peter Singer?
• Tem 57
anos e nasceu em Melbourne
• É
vegetariano e doa 20% do que ganha para organizações de ajuda humanitária
• Gosta de
surfar
• Orgulho e
Preconceito, de Jane Austen, é seu romance favorito
• O seu livro
Libertação Animal, publicado em 1975, foi traduzido para 14 idiomas e mudou a
história do movimento pelo direito dos animais
In Super Interessante
access_time30 abr 2004, 22h00 - Atualizado em 31 out 2016, 18h53
Eduardo Szklarz
Lola
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