quinta-feira, 30 de março de 2017

Ficha Formativa - 10° ANO




Ficha Formativa - 10° ANO 



Grupo I

Assinale, para cada um dos itens seguintes, a opção correcta:



A. A afirmação “quem quiser tornar-se um bom jogador de xadrez deve estudar os jogos do mestre de xadrez Kasparov”…
1.   tem sentido moral, porque afirma um dever.
2.   tem sentido moral, porque é um imperativo.
3.   tem sentido moral, porque é universalizável.
4.    não tem sentido moral.



B.  Alguém que é culpado juridicamente…
1.  não é moralmente culpado, desde que seja castigado.
2.  não é moralmente culpado, mesmo que não seja castigado.
3.  é também moralmente culpado.
4.  pode não ser moralmente culpado.



C. “O subjetivismo moral parece tornar absurdos os debates sobre questões morais”. Isto é:
1.    um argumento a favor do subjetivismo moral.
2.    uma objeção ao subjetivismo moral.
3.    a tese do subjetivismo moral.
4.    uma objeção do subjetivismo moral ao relativismo moral.



D. Segundo a ética de Kant, o imperativo categórico…
1.  pode exemplificar-se com este exemplo: “Devemos evitar as drogas, porque prejudicam gravemente a saúde”.
2.   nunca se pode aplicar a todas as pessoas, porque cada qual tem a sua maneira de pensar.
3.   pode levar-nos a fazer algo que nos prejudique.
4.   nunca pode levar-nos a fazer algo que nos prejudique.



E. “Se eu prometi encontrar-me com um amigo, justifica-se faltar ao compromisso se, dessa forma, puder impedir um acidente grave”. Ao defender isto…
1.  sou utilitarista, porque entendo que nunca devemos agir por dever.
2.  sou utilitarista, porque entendo que, faltando ao compromisso, se produz um maior bem.
3.   sou deontologista, porque entendo que devemos sempre procurar o melhor bem.
4.   sou deontologista, porque esta situação concreta pode ser universalizável.



F.  Kant desaprovaria que alguém copiasse num exame porque:
1.  não podemos querer que a máxima dessa ação seja universal.
2.  porque copiar contraria as inclinações.
3.  porque copiar contraria o que está estabelecido no regulamento dos exames.
4.  porque copiar contraria o respeito que os alunos devem ter pelos professores.


Grupo II


Apresente, justificando,  o valor de verdade de cada uma das afirmações:


1. Todos os atos permissíveis são opcionais. V
2. A ética utilitarista é uma e a única forma de consequencialismo. V
3. Para Kant, ajudar uma pessoa tem sempre valor moral. F
4. A dificuldade do cálculo do prazer e da dor que resultam duma ação é uma objeção ao deontologismo. F



Grupo III

Considere a seguinte situação:


Há um doente que está a sofrer muito, ligado a uma máquina, e não tem nenhumas hipóteses de viver uma vida que valha a pena. Pede a um médico cristão que desligue a máquina para que ele morra. O médico hesita: por um lado, recorda o mandamento cristão “não matarás!”, mas, por outro, sabe que um outro mandamento manda amar o próximo (e, portanto, ajudar quem está a sofrer — e ajudar, aqui, é desligar a máquina)


1.  Justifique se a situação pode exemplificar o conceito de dilema moral.
2.  Considerando-se um seguidor da ética utilitarista, proponha um desfecho.
3.  Como é que Kant comentaria este caso? Justifique.




Foto José Roldão
                                                Lola

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