segunda-feira, 17 de abril de 2017

Ensaio Filosófico – 11º Ano





Ensaio Filosófico de
FILOSOFIA – 11º Ano



INTRODUÇÃO
O programa de Filosofia de 11º Ano termina com a indicação de que os alunos deverão desenvolver competências no âmbito da reflexão crítica sobre dois temas/problemas da sociedade actual.



 A-TEMAS/PROBLEMAS DA CULTURA CIENTIFICO-TECNOLÓGICA 


(Opção por um tema/problema)




Neste sentido, pretende-se que cada turma se organize em quatro grupos (cuja escolha dos membros será livre) para trabalhar dois temas, dois grupos trabalham um tema à escolha relativo à A- Ciência;
dois grupo trabalham um tema relativo à  B-FILOSOFIA 

A mesma turma terá grupos a trabalhar simultaneamente os vários temas.


 A- Ciência 

· A ciência, o poder e os riscos
• A construção histórico-social da ciência
• O trabalho e as novas tecnologias
• O impacto da sociedade da informação na vida quotidiana
• A industrialização e o impacto ambiental
• A investigação científica e os interesses económico-políticos
• A tecnociência e a ética
• A manipulação genética
•  A Bioética

·         E outros à escolha dos alunos!

Um exemplo: 

A – A BIOÉTICA
“Bioética designa aquele conjunto de questões de dimensão ética originado 
pelo poder cada vez maior da intervenção técnico científica no ser vivo”.   
                                                                                                                     Gilbert Hottois


OBJECTIVOS:

1 – Definir e problematizar o conceito de Bioética;
-  Mostrar que a ciência e a investigação poderão colocar problemas éticos;
3 – Relacionar vantagens e riscos da genética;
– Conhecer problemas e tentativas de debate sobre problemas de Bioética em Portugal e no mundo;
5 – Reconhecer  os limites da ciência em temas como: nascimento, inseminação, fecundação in vitro, aborto, experimentação humana, transplantes e eutanásia;
6 – Identificar riscos de manipulação genética.


 B - UNIDADE FINAL – DESAFIOS E HORIZONTES DA FILOSOFIA. 

(Opção por um tema/problema)


1. A Filosofia e os outros saberes
1.1. Realidade e verdade — a plurivocidade da verdade
1.2. Necessidade contemporânea de uma racionalidade prática pluridisciplinar

2. A Filosofia na cidade
2.1. Espaço público e espaço privado
2.2. Convicção, tolerância e diálogo — a construção da cidadania

3. A Filosofia e o sentido
3.1. Finitude e temporalidade — a tarefa de se ser no mundo
3.2. Pensamento e memória — a responsabilidade pelo futuro


Um exemplo


B – A FILOSOFIA E O SENTIDO
“Se não houvesse um fim, a vida não teria qualquer valor. É o risco permanente de
 perder a vida que nos ajuda a compreender o seu valor”.  
                                                                                                                         Karl Popper


OBJECTIVOS:

1 – Problematizar a ideia de “busca de sentido”;
-  Reconhecer a Filosofia como área de saber existencial;
3 – Tomar consciência que a terefa de cada ser humano é construir uma vida com sentido e que, para isso, tem de descobrir qual é, para si mesmo, o sentido da vida;
– Conhecer diferentes perspectivas de resposta à questão do sentido da vida;
5 – Construir o seu próprio ponto de vista acerca do sentido da vida;




Pretende-se que o aluno:

Organize, elabore materiais, redija textos com o devido enquadramento num esforço de trabalho autónomo.
Formule questões de dimensão filosófica desenvolvendo a capacidade de problematização;
Seleccione e trate materiais em função dos objectivos acima enunciados.
Pesquise documentos em fontes diversificadas, utilizando, criteriosamente, as fontes de informação - obras de referência e novas tecnologias;
Reflicta sobre problemas do mundo contemporâneo;
Assuma a sua responsabilidade pessoal e social.


Exigências

- O trabalho deverá ser pessoal, criativo, original, capaz de surpreender a professora.
- De cada turma terão de resultar quatro grupos equilibrados em termos de elementos e de alunos com melhores e mais modestas notas.
- O trabalho será realizado em contexto de sala de aula e fora dela.
- Cada grupo terá um coordenador (escolhido pela professora) que participa, surpervisiona e avalia qualitativamente a prestação dos colegas perante a professora.
- O ensaio filosófico terá até 5 paginas A4.
- Cada grupo tem de enviar via e-mail à professora de véspera.
- Cada grupo fará a apresentação oral ;
- Todos os alunos, de cada um dos grupos, têm, obrigatoriamente, de participar na apresentação oral - não serão avaliadas apresentações orais em que o aluno se limite à leitura do trabalho!
- Ao Ensaio Filosófico será atribuída uma percentagem de 70% da nota. 
- A avaliação final de cada aluno resultará da participação no trabalho escrito, (40%)  e apresentação oral individual (60%). 


Calendarização

- Elaboração do Ensaio Filosófico: terceiro periodo.

- Apresentações orais:

Turma 11º A: 
Turma 11º B: 
Turma 11ºC: 
Turma 11º D: 

A definir com os alunos de cada turma!

Nota: cada grupo dispõe de 20 minutos para apresentar o Ensaio Filosófico.



Bibliografia – Tema A:

- Manuais cedidos pela professora
- Bibliografia citada nos manuais
- Enciclopédia LOGOS (Biblioteca da Escola)
- Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos

Bibliografia – Tema B:

-  Manuais cedidos pela professora
 - Bibliografia citada nos manuais
-.Enciclopédia LOGOS (Biblioteca da Escola)
- Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos


NOTA: O trabalho deverá obedecer ao seguinte:


1. Especificações formais: 

Extensão:  cinco paginas 
Tipo de letra: Areal Narrow - 12 
Espaçamento: 1,5 linhas 

2. Estrutura: 

Apresentação 
Desenvolvimento 
Conclusão 

Bibliografia 




                                         Lola

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