FILOSOFIA – 11º Ano
INTRODUÇÃO
O programa de Filosofia de 11º Ano termina com a indicação de que os alunos
deverão desenvolver competências no âmbito da reflexão crítica sobre dois
temas/problemas da sociedade actual.
A-TEMAS/PROBLEMAS DA CULTURA
CIENTIFICO-TECNOLÓGICA
(Opção por um tema/problema)
Neste sentido, pretende-se que cada turma se organize em quatro grupos
(cuja escolha dos membros será livre) para trabalhar dois temas, dois grupos
trabalham um tema à escolha relativo à A- Ciência;
dois grupo trabalham um tema relativo à B-FILOSOFIA .
A mesma turma terá grupos a trabalhar simultaneamente
os vários temas.
A- Ciência
· A ciência, o poder e os riscos
• A construção histórico-social da ciência
• O trabalho e as novas tecnologias
• O impacto da sociedade da informação na vida quotidiana
• A industrialização e o impacto ambiental
• A investigação científica e os interesses económico-políticos
• A tecnociência e a ética
• A manipulação genética
• A Bioética
· E outros à escolha dos
alunos!
Um exemplo:
A – A BIOÉTICA
“Bioética designa aquele conjunto de questões de
dimensão ética originado
pelo poder cada vez maior da intervenção técnico
científica no ser vivo”.
Gilbert Hottois
OBJECTIVOS:
1 – Definir e problematizar o conceito de Bioética;
2 - Mostrar que a ciência e a investigação poderão colocar problemas
éticos;
3 – Relacionar vantagens e riscos da genética;
4 – Conhecer problemas e tentativas de debate sobre problemas de Bioética em
Portugal e no mundo;
5 – Reconhecer os limites da ciência em temas como: nascimento,
inseminação, fecundação in vitro, aborto, experimentação humana,
transplantes e eutanásia;
6 – Identificar riscos de manipulação genética.
B - UNIDADE FINAL – DESAFIOS E HORIZONTES DA
FILOSOFIA.
(Opção por um tema/problema)
1. A Filosofia e os outros saberes
1.1. Realidade e verdade — a plurivocidade da verdade
1.2. Necessidade contemporânea de uma racionalidade prática
pluridisciplinar
2. A Filosofia na cidade
2.1. Espaço público e espaço privado
2.2. Convicção, tolerância e diálogo — a construção da cidadania
3. A Filosofia e o sentido
3.1. Finitude e temporalidade — a tarefa de se ser no mundo
3.2. Pensamento e memória — a responsabilidade pelo futuro
Um exemplo
B – A FILOSOFIA E O SENTIDO
“Se não houvesse um fim, a vida não teria qualquer
valor. É o risco permanente de
perder a vida que nos ajuda a compreender o seu
valor”.
Karl
Popper
OBJECTIVOS:
1 – Problematizar a ideia de “busca de sentido”;
2 - Reconhecer a Filosofia como área de saber existencial;
3 – Tomar consciência que a terefa de cada ser humano é construir uma
vida com sentido e que, para isso, tem de descobrir qual é, para si mesmo, o
sentido da vida;
4 – Conhecer diferentes perspectivas de resposta à questão do sentido da
vida;
5 – Construir o seu próprio ponto de vista acerca do sentido da vida;
Pretende-se que o aluno:
Organize, elabore materiais, redija textos com o devido enquadramento num
esforço de trabalho autónomo.
Formule questões de dimensão filosófica desenvolvendo a capacidade de
problematização;
Seleccione e trate materiais em função dos objectivos acima enunciados.
Pesquise documentos em fontes diversificadas, utilizando, criteriosamente,
as fontes de informação - obras de referência e novas tecnologias;
Reflicta sobre problemas do mundo contemporâneo;
Assuma a sua responsabilidade pessoal e social.
Exigências
- O trabalho deverá ser pessoal, criativo, original, capaz de surpreender a
professora.
- De cada turma terão de resultar quatro grupos equilibrados em
termos de elementos e de alunos com melhores e mais modestas notas.
- O trabalho será realizado em contexto de sala de aula e fora dela.
- Cada grupo terá um coordenador (escolhido pela
professora) que participa, surpervisiona e avalia qualitativamente a prestação
dos colegas perante a professora.
- O ensaio filosófico terá até 5 paginas A4.
- Cada grupo tem de enviar via e-mail à professora de véspera.
- Cada grupo fará a apresentação oral ;
- Todos os alunos, de cada um dos grupos, têm, obrigatoriamente, de
participar na apresentação oral - não serão avaliadas apresentações
orais em que o aluno se limite à leitura do trabalho!
- Ao Ensaio Filosófico será atribuída uma percentagem de 70% da nota.
- A avaliação final de cada aluno resultará da participação no trabalho
escrito, (40%) e apresentação oral individual (60%).
Calendarização
- Elaboração do Ensaio Filosófico: terceiro periodo.
- Apresentações orais:
Turma 11º A:
Turma 11º B:
Turma 11ºC:
Turma 11º D:
A definir com os alunos de cada turma!
Nota: cada grupo dispõe de 20 minutos para apresentar o Ensaio Filosófico.
Bibliografia – Tema A:
- Manuais cedidos pela professora
- Bibliografia citada nos manuais
- Enciclopédia LOGOS (Biblioteca da Escola)
- Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos
Bibliografia – Tema B:
- Manuais cedidos pela professora
- Bibliografia citada nos manuais
-.Enciclopédia LOGOS (Biblioteca da Escola)
- Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos
NOTA: O trabalho deverá obedecer ao seguinte:
1. Especificações formais:
Extensão: cinco paginas
Tipo de letra: Areal Narrow - 12
Espaçamento: 1,5 linhas
2. Estrutura:
Apresentação
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Lola
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