Ficha Formativa - 10° ANO
Valores e Cultura
1. A axiologia é a disciplina filosófica que estuda:
(A) Os objectos valiosos;
(B) os valores;
(C) o homem e as suas experiências de vida;
(D) os juízos de facto usados na valoração.
2. O facto de ao valor 'belo' corresponder o seu contravalor
'feio' está
relacionado com:
(A) A sua polaridade.
(B) a sua hierarquia;
(C) a sua diversidade;
(D) a sua matéria.
3. A perspectiva filosófica (axiológica) que afirma os
valores como
propriedades reais existentes nos objectos designa-se por:
(A) Subjectivismo;
(B) relativismo;
(C) objectivismo;
(D) estruturalismo.
4. Os juízos de valor são enunciados subjectivos. Esta
afirmação é:
(A) Verdadeira, porque são afirmações sobre diferentes sujeitos.
(B) falsa, porque são enunciados objectivos;
(C) verdadeira, porque derivam da valoração que cada sujeito
faz
sobre a realidade;
(D) falsa, porque os juízos de valor são universais.
5. A cultura pode ser definida como:
(A) Um fenómeno que ocorre entre os diversos seres vivos;
(B) um fenómeno que ocorre dentro das sociedades actuais;
(C) um fenómeno exclusivo dos animais gregários;
(D) um conjunto de formas de estar, pensar e agir
características de
uma sociedade.
6. "Os valores são hierarquizáveis, isto é, num dado
contexto social e
cultural, todos os indivíduos estabelecem as mesmas
prioridades,
seguindo a mesma escala de valores." Este enunciado é:
(A) Verdadeiro, porque há valores superiores e inferiores;
(B) falso, porque todos os valores têm a mesma importância;
(C) falso, porque embora existam valores superiores e
inferiores, as
pessoas podem ter prioridades diferentes e seguir diferentes
escalas
de valores;
(D) verdadeiro, porque embora existam valores superiores
e inferiores,
as pessoas podem ter prioridades diferentes e seguir diferentes
escalas
de valores.
7. Dizer que os valores estão condicionados pelo contexto
sociocultural
e pelo tempo histórico em que o homem se encontra é:
(A) Afirmar a sua absolutividade e perenidade;
(B) afirmar a sua historicidade e relatividade;
(C) afirmar a sua absolutividade e historicidade;
(D) afirmar a sua historicidade e perenidade.
8. De acordo com o etnocentrismo:
(A) Os critérios valorativos não variam de cultura para
cultura;
(B) existe um padrão universal para avaliar os costumes;
(C) todas as práticas culturais devem ser toleradas;
(D) há uma cultura mais desenvolvida cujos padrões são
melhores
do que os das outras culturas.
9. O relativismo cultural:
(A) Rejeita o diálogo intercultural;
(B) rejeita a diversidade cultural;
(C) rejeita a relatividade dos padrões culturais;
(D) rejeita a historicidade dos valores.
10. O interculturalismo:
(A) Aceita a absolutividade dos padrões culturais;
(B) aceita o diálogo intercultural;
(C) aceita a perenidade dos valores;
(D) aceita o etnocentrismo.
Lola
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