terça-feira, 23 de maio de 2017

Ficha Formativa - 11° ANO




Ficha Formativa - 11° ANO
Lógica


Seleccione a única opção correta.

1. A lógica formal
a) É o estudo dos argumentos válidos.
b) É o estudo da verdade dos factos num discurso.
c) Torna explícitas regras materiais dos argumentos.
d) Distingue argumentos certos e errados.

2. Um argumento pode ser considerado verdadeiro ou falso?
a) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados válidos ou inválidos.
b) Sim, porque ser válido ou inválido é correspondente a ser verdadeiro ou falso.
c) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados como valores de verdade.
d) Sim, porque a lógica é o estudo da validade dos argumentos.

3. Um argumento é formado por:
a) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos conclusões a partir das quais se inferem outras que são as premissas.
b) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos premissas a partir das quais se chega a uma outra que é a conclusão. Ao movimento entre premissas e conclusão chama-se aferência.
c) Um conjunto de proposições de partida, a que chamamos premissas, a partir das quais se infere uma outra que é a conclusão.
d) Um qualquer conjunto de proposições.

4. Um argumento é necessariamente inválido se:
a) As premissas são falsas e a conclusão é verdadeira.
b) Algumas premissas são verdadeiras e outras falsas e a conclusão é falsa.
c) As suas premissas são falsas e a conclusão é falsa.
d) As suas premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa.

5.Um argumento válido:
a) É cogente se for sólido.
b) É sólido se for cogente.
c) Não é cogente.
d) É sólido.

6. Estabeleça a correspondência entre os conceitos e as respetivas definições das colunas abaixo.

1. Verdade
A.É um complexo formado por um conjunto de proposições (premissas e conclusão). A relação entre estas proposições é de sustentação.


2. Argumento

B.É um enunciado indicativo ou declarativo, suscetível de ser verdadeiro ou falso, ou seja de ter um valor de verdade.

3. Validade
C.É o estudo das formas válidas e inválidas dos argumentos. Estuda a forma como, nos argumentos dedutivos, se chega à conclusão a partir das premissas.

4. Proposição     
D.É uma proposição a partir da qual - sozinha ou em conjunto com outra(s) - se infere uma outra proposição.

5. Proposição do tipo O
E.É a proposição que constitui a meta do argumento.
6. Lógica informal

F.É uma proposição universal negativa.
7. Proposição do tipo E
G. É uma proposição particular negativa.
8. Conclusão
H.É uma proposição universal afirmativa.
9. Proposição do tipo A
I.É uma proposição particular afirmativa.
10. Lógica formal

J. É a adequação do pensamento à realidade.
11. Premissa

K. É uma propriedade dos argumentos.
12. Proposição do tipo I
L.É a disciplina que estuda  as relações entre os argumentos e os sujeitos que os constroem e os analisam (os receptores, membros de um auditório).

M. É uma propriedade das proposições, não dos argumentos.

7. Classifique as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F).

(V)A. A expressão "daí que" é um indicador de conclusão.
(F) B. Uma frase imperativa é uma proposição.
(V)C. A frase "Todos os testes de lógica são fáceis" é uma proposição.
(F) D. Na lógica clássica existem três valores de verdade: verdadeiro, falso e possível.
(V)E. A verdade diz respeito ao conteúdo material das proposições.
(V)F. Uma indução é uma extrapolação.
(F) G. Na indução o vínculo entre premissas e conclusões deriva do grau de verdade das premissas.
(V)H. O conteúdo específico das premissas e da conclusão não é relevante para determinar a validade dos argumentos.
(V) I. Os argumentos dedutivos são o objeto de estudo da lógica formal.
(F)J. Um argumento indutivamente forte caracteriza-se por conseguir provar definitivamente a sua matéria.
(F)K. Um argumento cogente pode violar os princípios lógicos da razão.
(V)L. Um argumento para ser cogente tem que ser válido, sólido e as premissas devem ser mais plausíveis do que a conclusão.
(F)M. A dedução vai do particular para o universal.

8. Complete os espaços com as opções corretas de modo a obter afirmações verdadeiras.
“Começámos por definir (a) Lógica como o estudo dos argumentos (b) Válidos, (…) argumentos nos quais se as (c) Premissas forem verdadeiras, a (d) Conclusão será verdadeira. Afirmámos também que a Lógica tinha por objeto a (e) Forma e não o (f) Conteúdo.”

Selecione a única opção  correta. 

9. A compreensão de um termo:
a) Varia de forma convergente com a extensão.
b) É o conjunto dos indivíduos ao qual se aplica.
c) É a propriedade ou conjunto de propriedades que convêm ao termo e o descrevem.
d) É uma propriedade das proposições.

10. «Alguns gatos são gulosos» é:
a) Uma proposição do tipo I.
b) Uma proposição do tipo O.
c) Uma proposição do tipo E.
d) Uma proposição do tipo A.

11. Complete os espaços com as opções corretas de modo a obteres afirmações verdadeiras.

A lógica clássica estuda as proposições(a)categóricas. Estas proposições são frases(b)declarativas que em termos de qualidade podem ser (c)afirmativas ou(d)negativas e em termos de quantidade podem ser(e)universais ou (f)particulares.


12. Classifique as seguintes afirmações relativas às proposições como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(FA. Na proposição «Nenhuma camisola é azul», o predicado não está distribuído.
(FB. Na proposição «Alguns desportistas não são saudáveis», o sujeito está distribuído.
(FC. Na proposição «Alguns carteiros são barbudos», o predicado está distribuído.
(FD. Na proposição «Todos os navegantes são aventureiros», o sujeito não está distribuído.
(V)E. Na proposição «Todos os cachecóis são pirosos», o sujeito está distribuído.
(V)F. Na proposição «Nenhuma flor é comestível», o sujeito está distribuído.
(V)G. Na proposição «Alguns estudantes são brilhantes», o sujeito não está distribuído.
(V)H. Na proposição «Algumas cadeiras não são confortáveis», o predicado está distribuído.
(V)I.  Na proposição «Todos os unicórnios são bailarinos», o predicado não está distribuído.
(V)J. Na proposição «Nenhuma nuvem é amarela», o predicado está distribuído.

13. Estabeleça a correspondência entre os conceitos e as respetivas definições das colunas abaixo.

1.     Alguns seres humanos são seres pensantes.
2.     Nenhum ser humano é um ser pensante.
3.     Alguns seres humanos não são seres humanos.
4.     Todos os seres humanos são seres pensantes.
A.     Proposição do tipo I.
B.    Proposição do tipo E.
C.    Proposição do tipo O.
D.    Proposição do tipo A

                                                Lola

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