sábado, 6 de maio de 2017

Preparação Testes 10° Ano


Preparação  Teste - 10°Ano 

 A - Ética - Direito - Politica
  
 B - Formas de legitimar a autoridade do Estado: 

Aristóteles e John Locke

C - A teoria da justiça de John Rawls

D- A dimensão Estética



Estrutura 
·                     Itens de escolha múltipla
·                     Itens de resposta restrita
·                     Itens de resposta extensa

Tempo : 90 minutos


Conteúdos

 A - A ético- direito -politica

O Estado: Instituição política.
 Norma moral e norma jurídica.


 B - Formas de legitimar a autoridade do Estado:

- O Estado em Aristóteles: 
- O Estado em John Locke: O Estado Natureza. A Sociedade Civil. O Contrato Social.


 C - A teoria da justiça de John Rawls

Os princípios da sociedade justa e o véu da Ignorância.


D- A dimensão Estética

A experiência e os juízos estéticos.
Os problemas estudados pela Estética: O gosto, o Belo e a Arte.
O problema do Belo. Objectivismo e Subjectivismo.
A Arte: Definição de Arte: Imitação, Expressão e Forma Significante.
A arte e mercado.




Algumas Questões:

1     Relacione Ética, Direito e Política.

Ética, direito e política são conceitos diferentes, mas que se relacionam e completam. O direito faz apelo à ética: uma das funções do direito é a realização de uma sociedade justa, mas é à ética que cabe definir em que consiste a justiça. Ética e Direito mantêm também relações com a política. É que, neste contexto, quando se referem normas éticas para a regulação das condutas, não se trata da ação de um homem isolado, mas de uma ação extensiva a todos os homens que integram uma sociedade politicamente organizada, ou seja, um Estado.
Na realidade, ao viver em sociedade, o homem tem que respeitar os códigos morais vigentes e a sociedade tem que possuir, obrigatoriamente uma forma de organização política. Por isso, sempre que falamos de homem referimo-nos a um cidadão que faz parte de um Estado e que se sujeita à autoridade de um Governo. Este pode ser justo ou injusto – questão ética – e as leis que formula – questão jurídica – serem aceitáveis ou inaceitáveis pela maioria da população – questão sociológica. O cidadão pode ser alguém chamado a participar na gerência dos assuntos do estado – política democrática – ou apenas um súbdito a quem cabe aceitar as ordens de quem governa – política ditatorial.

Porque é que a Ética é insuficiente?
Será que todo o homem sempre age sempre eticamente bem?

Necessidade do Direito e da Política (o Estado)
A dimensão ético-moral não é a única dimensão do ser humano.
Podemos analisá-lo enquanto indivíduo, enquanto pessoa e enquanto cidadão

1        Distinga normas morais e normas jurídicas.
          Dê exemplos.

        DIREITO – o que é?, Que necessidade?, Que importância?, Que objectivo?

Para gerir os conflitos sociais e garantir o bem comum, precisamos de normas coercivas –as leis jurídicas - e instituições com poder e meios para impor o cumprimento dessas leis (Estado)

 O que é o Direito?
Direito é o conjunto de normas que regulam as relações entre os cidadãos, estabelecendo também as formas de punição para a violação dessas normas.

Moral e Direito - que relação?
Genericamente, Moral e Direito têm os mesmos objetivos: estabelecer  e fundamentar um conjunto de princípios e normas que permitam resolver os conflitos entre os cidadãos. Mas têm meios diferentes

1.      POLÍTICA – o que é?, Qual o seu campo específico? Qual o seu objectivo?

POLITICA

A finalidade da Política é a gestão dos assuntos da comunidade (polis) garantindo as condições para a satisfação das necessidades humanas. É a ciência (vertente teórica) e a arte (vertente prática) de realização dos fins de uma comunidade, da procura dos meios para alcançar esses fins, da harmonização dos conflitos entre interesses particulares e coletivos, e da gestão das relações com comunidades externas

1.       O que é o Estado? 
2.       O que é o Estado de Direito? 
3.       Qual a origem do Estado em Aristóteles? 
4.       Compre as concepções naturalista e contratualista acerca da origem Estado. 


5.      Qual a origem do Estado em J. Locke? 
6.      O que é o Estado Natureza?
7.      O que é a Lei Natural?
8.      Qual a necessidade da passagem do Estado Natureza à Sociedade Civil?
9.      O que é o Contrato Social?
10.    Quais as obrigações assumidas por cada um?
11.    O que confere legitimidade ao governo constituído?
12.    Porque é que a teoria de John Locke é contratualista?

13.   Qual o objetivo de  John Rawls?
14.   Qual a posição de John Rawls face ao utilitarismo? 
15.   Assinale pontos de contacto e divergência entre Kant e Rawls? 
16.   Porquê a necessidade de escolha racional de princípios de justiça social? 
17.   O que é a posição original?
18.   Defina “Véu de ignorância”.
19.   O Conceito de Justiça em Rawls desenvolve-se em torno de dois princípios. O que   nos diz cada um deles? 
20.   O que significa o princípio da diferença? 
21.   Será legitimo para Rawls a desobediência civil? 
22.   Que aspectos deverão ser ponderados quando a ela se recorre?
23.   Qual o papel da desobediência civil?
24.   O que é a objecção de consciência?
25.   Apresente criticas à Teoria de Justiça de John Rawls.
26.   Apresente razões para justificar a seguinte crítica de Nozick: "o estado    social,proposto  por Rawls, é imoral e injusto".  
27.   Relacionar a teoria de Rawls com as éticas deontológicas e as éticas teleológicas (confrontar Rawls com Kant e Stuart Mill);


28.   A Dimensão Estética  - conceitos fundamentais


Textos

1.   Não devemos confundir teoria do belo, teoria do gosto e filosofia da arte. Até porque há obras de arte que não são belas, como o célebre Urinol, de Marcel Duchamp; há obras de arte de que não gostamos, como acontece comigo em relação à música dos Madredeus, aos quadros de Júlio Pomar, aos livros de José Saramago e aos filmes de Manoel de Oliveira; há coisas belas que não são arte, como um pôr-do-sol natural e a planície alentejana; e há coisas de que gostamos que não são arte nem são belas, como a nossa caminha e melão com presunto
Isto significa que os objectos que fazem parte da extensão dos conceitos de belo, de gosto e de arte não são os mesmos, pelo que não estamos a discutir os mesmos problemas quando discutimos cada um desses conceitos.
Aires Almeida, in critica
·      O que é a Estética?

A estética é o estudo dos sentimentos, conceitos e juízos resultantes da nossa apreciação das artes, ou da classe mais geral de objectos considerados tocantes, belos ou sublimes. A estética preocupa-se com problemas como os seguintes: o que é uma obra de arte? O que torna uma obra de arte bem-sucedida? Pode a arte ser um veículo da verdade? É a arte a expressão ou a comunicação dos sentimentos do artista? Funciona ela, ao invés, por provocação, simbolização ou catarse de sentimentos? Qual é a diferença entre compreender uma obra de arte e não o conseguir fazer? Por que motivo tiramos prazer estético do inesperado, como acontece com as tragédias ou com o horror de algumas cenas naturais? Por que podem coisas de tipos muito diferentes parecer igualmente belas? Tem a percepção da beleza alguma relação com a virtude moral, ou com a apreensão de algo universal ou essencial, e estão a educação e a prática estéticas associadas a estas capacidades? Qual é o papel da imaginação na produção ou na apreciação da arte? São os juízos estéticos susceptíveis de aperfeiçoamento e treino? E, nesse caso, têm eles algum tipo de objectividade? 

                                                            (Simon Blackburn, Dicionário Oxford de Filosofia)



  •      Atitude estética 
  •      Experiência estética   
  •       juízo estético. 
  •       juízo estético de gosto. 
  •      Subjectivismo estético;
  •      Objectivismo estético.
  •       Kant e o juízo estético.  
  •       Belo, agradável e Sublime.
  •     Arte, artista e espectador.
  •       Teorias sobre a arte: imitação, expressão e forma significante 
  •       Criticas às teorias da arte.( ver no blog Teorias da Arte )   
  •     Arte e mercado.  ( ver no blog Estética: mercado e pluralidade de sentidos da    obra de arte)                                                                                               






                                                Lola

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