“No final de um jogo da selecção nacional, um jogador terá afirmado:
A selecção não jogou nem bem nem mal, bem pelo contrário.”
1.
Em seu entender o autor desta afirmação conhece os
princípios lógicos? Justifique o que disser.
O jogador, na sua resposta, não respeita os princípios lógicos já que estes são regras, normas ou leis do pensamento que permitem garantir a correcção formal daquilo que pensamos evitando erros e contradições. Os princípios lógicos são três: IDENTIDADE (uma coisa é sempre igual a si própria); NÃO CONTRADIÇÃO (uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo sob a mesma condição) e TERCEIRO EXCLUIDO (uma coisa ou é ou não é, não há terceira hipótese). Ora, a selecção ou jogou bem ou mal, não há outra possibilidade.
O jogador, na sua resposta, não respeita os princípios lógicos já que estes são regras, normas ou leis do pensamento que permitem garantir a correcção formal daquilo que pensamos evitando erros e contradições. Os princípios lógicos são três: IDENTIDADE (uma coisa é sempre igual a si própria); NÃO CONTRADIÇÃO (uma coisa não pode ser e não ser ao mesmo tempo sob a mesma condição) e TERCEIRO EXCLUIDO (uma coisa ou é ou não é, não há terceira hipótese). Ora, a selecção ou jogou bem ou mal, não há outra possibilidade.
2.
Defina: Termo, generalização, validade, lógica espontânea e instrumento lógico
O termo é a expressão material do conceito; generalização é uma das fases de construção do conceito em que se torna extensivo a todos os seres de uma certa classe as propriedades reveladas em alguns; validade é um tipo de verdade que apenas tem em conta a estrutura e organização do pensamento e não o seu conteúdo; a lógica espontânea é a ordem que a razão ou pensamento segue naturalmente para pensar e que é comum a todo o homem; instrumento lógico é o elemento do pensamento tal como o conceito, o juízo e o raciocínio – é aquilo de que nos servimos para pensar.
O termo é a expressão material do conceito; generalização é uma das fases de construção do conceito em que se torna extensivo a todos os seres de uma certa classe as propriedades reveladas em alguns; validade é um tipo de verdade que apenas tem em conta a estrutura e organização do pensamento e não o seu conteúdo; a lógica espontânea é a ordem que a razão ou pensamento segue naturalmente para pensar e que é comum a todo o homem; instrumento lógico é o elemento do pensamento tal como o conceito, o juízo e o raciocínio – é aquilo de que nos servimos para pensar.
3. Explique as seguintes afirmações:
a- O conceito é uma síntese;
b- A lógica é uma ciência formal;
c- O conceito de SER tem compreensão mínima;
d- Termo e juízo não são sinónimos;
e- O conceito não é o lugar natural da verdade
4. Explique as seguintes
afirmações:
a) O conceito é
uma abstracção;
b) Há conceitos
singulares;
c) O conceito de
INDIVÍDUO tem compreensão máxima;
d) Termo e
argumento não são sinónimos;
e) O conceito
permite nomear o real.
5. Determine a extensão e
compreensão do conceito PROFESSOR.
Extensão de professor: de Biologia, Ed. Física, Moral, Matemática, Windsurf, Música, Ping-pong, culinária, ballet....e todos os professores.
Compreensão de Professor: ensinar conteúdos, competência, humildade, disponibilidade, assiduidade, humanidade, empenho e alegria.
6. Diga como formaria
o conceito de Perfume.
R: Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre uma boneca, um casaco, um copo de vinho, um batôn e um líquido de cheiro agradável. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de líquidos caros, em frascos, geralmente, bonitos. Pela abstracção retemos apenas as características comuns a todos esquecendo aquilo que é particular – a forma do frasco, a cor do líquido ou mesmo o sítio onde se compra que não são características essenciais. Finalmente, generaliza-se a todos os líquidos que servem para tornar sedutor e agradável o contacto pessoal, o mesmo conceito – Perfume…
R: Os dados da experiência mostram-nos a diversidade empírica. Pela comparação notamos características que distinguem o comum e o diferente entre uma boneca, um casaco, um copo de vinho, um batôn e um líquido de cheiro agradável. Pela discriminação ou distinção separa-se o que é comum a um conjunto de líquidos caros, em frascos, geralmente, bonitos. Pela abstracção retemos apenas as características comuns a todos esquecendo aquilo que é particular – a forma do frasco, a cor do líquido ou mesmo o sítio onde se compra que não são características essenciais. Finalmente, generaliza-se a todos os líquidos que servem para tornar sedutor e agradável o contacto pessoal, o mesmo conceito – Perfume…
7.
Diga se as seguintes afirmações são V ou F:
a) O argumento é
a expressão material do conceito;
b) Há uma relação
entre pensamento, conceito e lógica;
c) Os princípios
lógicos são solidários;
d) Juízo e
termo são sinónimos.
e) O conceito é
inato.
8. Distinga proposições e não proposições:
a- Já foste a Mansores?
b- Canelas é uma freguesia de sonho.
c- Que horas são em Rossas?
d- Prometo que um dia destes vou a Alvarenga.
e- Chove.
9. Ordene segundo compreensão
crescente os conceitos: objectos, mesa branca mobiliário, mesa, mesa branca
quadrada, mesa de sala.
10.
Determine a extensão e compreensão do conceito
PERFUME.
11.
Porque se pode afirmar que há uma relação entre a
extensão e a compreensão de um conceito?
12. Com os conceitos LIVRO e FÉRIAS dê exemplos de cada um dos juízos:
13. Apresente a distribuição dos termos nas seguintes proposições:
14. LÓGICA FORMAL: o que é? Qual a sua necessidade? Qual o seu objectivo?
a. apodítico;
b. problemático;
c. assertórico;
d. singular;
e. infinitivo. 13. Apresente a distribuição dos termos nas seguintes proposições:
5.1- a) Todos os
homens são mamíferos.
5.2- b) Alguns
bons chefes de família não são portistas.
14. LÓGICA FORMAL: o que é? Qual a sua necessidade? Qual o seu objectivo?
R: O que é a lógica?
Estudo da razão na linguagem ou o estudo do discurso nacional;
Estudo das condições do pensamento válido, do pensamento que alcança a verdade;
Ciência das formas de raciocínio, das leis necessárias do entendimento e da razão em geral;
A lógica estabelece as regras ou condições de acordo do pensamento consigo próprio, abstraindo-o de qualquer conteúdo ou matéria do pensamento.
Qual o seu objecto de estudo?
A lógica analisa as componentes do nosso raciocínio, os conceitos e os juízos, estabelecendo as regras que nos permitem relacioná-los e chegar a novos juízos.
Estuda as condições formais da verdade e as leis do pensamento correcto e válido, isto é, as leis lógicas.
Qual o seu objectivo?
Ajudar a demonstrar os juízos verdadeiros;
Estabelecer as leis do pensamento correcto, isto é, constituir um conjunto de princípios e métodos a que deve obedecer o pensamento;
A lógica persegue a verdade, procura separar os enunciados verdadeiros dos outros, aqueles que são falsos segundo os princípios lógicos,
Estabelece um conjunto de verdades ou negações acerca do real.
Qual a necessidade da lógica?
Evita erros de pensamento, impede contradições no pensamento e nos discursos, clarifica o pensamento e a linguagem, assegura o rigor demonstrativo do pensamento, garante a correcção formal dos raciocínios, garante a coerência do discurso de forma a obter conclusões seguras, define conceitos, evita ambiguidades no desenvolvimento das argumentações, torna mais eficazes as operações intelectuais, garante exactidão e rigor na expressão do pensamento.
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