Livre -arbítrio
Defina Livre-arbítrio.
Livre-arbítrio é a vontade de um sujeito consciente, livre e responsável.. É o poder de escolha de opção do agente, a capacidade e a possibilidade de agir apesar de quaisquer obstáculos. É a vontade livre e responsável de um sujeito racional.
Apresente concepções acerca do livre arbitrio!
LIVRE ARBÍTRIO: é uma capacidade humana que nos diz que a acção humana depende da nossa vontade, das nossas escolhas, opções e deliberações.
O PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO: Somos livres ou determinados? Podemos acreditar que somos livres e que as nossas acções são causalmente determinadas? Como compatibilizar a crença de que todos os acontecimentos, incluindo as acções, são causalmente determinados, segundo as leis da natureza, com a crença de que o Homem é livre e responsável pelas suas acções?
SERÁ O LIVRE ARBÍTRIO COMPATÍVEL COM O DETERMINISMO?
A - COMPATIBILISMO O mundo é regido por relações causais, mas ainda assim é possível escolher fazer ou não fazer certas acções, O livre-arbítrio é tornando-nos responsáveis por elas. compatível com a liberdade.
Livre arbitreo e determinismo são compativeis!
DETERMINISMO: Todos os acontecimentos do mundo fazem parte de uma cadeia causal, (causa-efeito) sendo cada um causado por acontecimentos anteriores
Todos os acontecimentos, inclusivamente escolhas e acções humanas são o desfecho causal de acontecimentos anteriores ou acompanham, sendo a sua ocorrência necessària e não casual.
O que acontece agora resulta necessariamente do que antes aconteceu.
DETERMINISMO MODERADO :Todas as acções têm uma causa. Essas causas ou são externas ou internas.
Agimos livremente quando não somos coagidos por forças exteriores ou interiores
Somos causalmente determinados e também livres e responsáveis pelo que fazemos
O determinismo é compatível com a liberdade e a responsabilidade
B- INCOMPATIBILISMO o livre arbítrio é incompatível com o determinismo. O livre-arbítrio não regido por leis. A liberdade é uma ilusão. é compatível com o Libertismo: determinismo As nossas acções não são causalmente determinadas, mas também não são aleatórias; nós escolhemos sempre o que fazer, dando início a novas cadeias causais, pois a nossa mente não está sujeita às mesmas leis naturais que o corpo. Somos inteiramente responsáveis pelas nossas acções.
O determinismo e o livre arbitrio são incompativeis.
DETERMINISMO RADICAL :Todos os acontecimentos, sem excepção, são causalmente determinados por acontecimentos anteriores.
As escolhas e acções humanas são acontecimentos
Todas as escolhas humanas e acontecimentos são causalmente determinadas por acções anteriores
A causalidade nega a liberdade e a responsabilidade.
LIBERTISMO:
Defende que as acções não resultam de acções anteriores.
Rejeita o determinismo pois nega as acções causalmente determinadas e rejeita o indeterminismo pois nega o acaso e as acções aleatórias.
C- INDETERMINISMO: as acções são aleatórias e imprevisíveis!
Um acontecimento é uma consequência provàvel- mas não inevitàvel- de causas anteriores. A que se deve então? à intervenção do acaso!
Nega o determinismo. Defende que alguns acontecimentos não têm causas: limitam-se a acontecer e nada hà no estado prévio do mundo que os explique - apenas acontecem e é tudo.
As acções são aleatorias, não se submetem a qualquer logica de determinação.
Será que o indeterminismo afirma a liberdade?
Não. Porquê?
1. Acções imprevisíveis são acções que escapam ao nosso controlo, o que não parece conciliável com a ideia de livre-arbítrio, isto é, de que há acções que dependem da nossa vontade.
2. Se uma acção deve a sua ocorrência à intervenção do acaso e não à minha intervenção, então, propriamente falando, não é da minha autoria, não é controlada por mim e por ela não posso ser responsabilizado. Só somos responsáveis pelas acções que resultam da nossa vontade e não do acaso. Uma acção inevitável não é livre.
3. Uma acção resultante da intervenção do acaso também não porque propriamente falando é algo que me acontece e não algo que eu faço.
O determinismo radical e a responsabilidade: criticas
Se não somos responsabilizáveis pelo que fazemos, porque não podemos agir de modo diferente – então:
1.Como condenar e ilibar alguém?
2.Como elogiar e censurar?
3.Como dizer a alguém que não devia ter feito o que fez?
4. Como explicar sentimentos de remorso, de arrependimento e de culpa?
Relação dentre Liberdade e determinismo
(in Nota Positiva)
PROBLEMA DA LIBERDADE E DETERMINISMO:
SEREMOS EFECTIVAMENTE LIVRES?
2 Respostas possíveis para o problema:
1 – Liberdade
2 - Determinismo
Liberdade:
Em sentido absoluto ou radical –
Designa a possibilidade de agir na ausência de constrangimentos (internos ou
externos). Aproxima-se muito da noção de livre – arbítrio.
Em sentido relativo – Designa a possibilidade de
dispor de si mesmo, de se auto determinar, através da vontade, mas num campo
limitado de possibilidades.
Determinismo:
Doutrina, frequentemente associada a uma visão determinista do
mundo, segundo a qual todos os acontecimentos do Universo, incluindo as
próprias acções humanas, estão submetidos a leis de carácter causal. Isto
significa que todos os eventos, sem excepção, são efeitos: provocados por
eventos anteriores.
PROBLEMA DO LIVRE – ARBÍTRIO:
COMPATIBILIZAR A LIBERDADE HUMANA COM AS OUTRAS
FORÇAS QUE A PARECEM ANULAR?
4 Respostas possíveis para o problema:
1 - Determinismo (radical ou absoluto)
2 - Indeterminismo
3 - Compatibilismo
4 - Libertismo
Causa → Efeito
Relação necessária
(que não se podia fazer de outra maneira) de dependência mútua
1 DETERMINISMO
RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – A liberdade não é compatível com a força que a anula: a
causa.
Tese que defende que as acções humanas são determinadas por causas
necessárias (impossíveis de ser alteradas), são previsíveis e inevitáveis,
portanto o ser humano não é livre.
1.1. ARGUMENTOS
1.1.1. Se o ser humano faz parte do
mundo natural, então terá que obedecer às mesmas leis que os restantes
fenómenos e seres. Desta forma, não há qualquer tipo de liberdade e,
consequentemente, livre-arbítrio.
1.1.2. Se o passado controla o futuro,
ou seja, se a uma causa se segue necessariamente um efeito e nós não podemos
controlar as causas, isso significa que o ser humano não tem o poder para
interferir no processo Causa-Efeito (não pode controlar a forma como a causa
gera um efeito). Logo, não é livre.
1.2. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
1.2.1. As acções humanas são inevitáveis;
1.2.2. As acções humanas são meros
efeitos de causas que não controlamos;
1.2.3. Não podemos ser responsabilizados
pelas acções;
1.2.4. Se não podemos ser
responsabilizados pelas nossas acções, então a noção de justiça e as ideias de
Bem e Mal não fazem sentido;
NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO
2 INDETERMINISMO
RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade não é compatível com as forças que a anulam: o
acaso e o aleatório.
Tese que defende que as acções humanas são o resultado
imprevisível do acaso e são indeterminadas, portanto o ser humano não é
livre.
2.1. ARGUMENTOS
2.1.1. Assim como num sistema microfísico
não podemos prever o comportamento das partículas porque sobre elas actua o
acaso, também não podemos prever as acções humanas – são imprevisíveis ou
apenas prováveis. Assim, se o acaso controla as acções humanas, então tais
acções não dependem da vontade livre do agente.
2.2. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
2.2.1. As acções humanas são aleatórias
ou fruto do acaso.
2.2.2. As acções humanas são
imprevisíveis, portanto não são livres.
2.2.3. O agente não pode ser
responsabilizado.
NÃO RESOLVE O
PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO
DILEMA DO DETERMINISMO:
Tanto a tese Determinista como a tese Indeterminista, apesar de
partirem de argumentos contrários, chegam à mesma conclusão: a negação da
liberdade e da responsabilidade. Se o Determinismo for verdadeiro, as acções
estão dependentes de causas que o agente não domina, logo não são livres. Se o
Indeterminismo for verdadeiro, então as acções estão dependentes do acaso e não
da vontade do agente, logo não são livres.
3 COMPATIBILISMO
RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade é compatível com o determinismo (forças que a
anulam).
Tese que defende que é possível compatibilizar o determinismo com
a vontade livre, ou seja, aceita-se o determinismo do mundo natural mas também
que há espaço para a liberdade e responsabilidade humana.
Assim, mesmo que as nossas acções sejam determinadas ou causadas,
podemos sempre agir de maneira diferente, se assim escolhermos.
ARGUMENTO PRINCIPAL DA TESE
3.1. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
3.1.1. Se, apesar de determinados
podemos agir livremente, então não só somos livres como responsabilizados.
RESOLVE O DO PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO
4 LIBERTISMO
RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – Não há compatibilidade entre a liberdade e o determinismo,
pois somos absolutamente livres.
Tese que defende, de modo radical, a liberdade e a
responsabilidade humanas, ou seja, o ser humano não é determinado, pois ele tem
o poder de se auto determinar através da sua mente.
4.1. ARGUMENTO
4.1.1. A vontade do ser humano não é
causalmente determinada nem aleatória, pois o agente tem o poder de interferir
no curso normal das coisas, através da sua mente.
Assim, defende-se uma separação entre o corpo e a mente, sendo que
esta última está fora do domínio das leis da Natureza que determinam o ser
humano. A mente é capaz de se auto determinar.
4.2. CONSEQUÊNCIA IMPLICADA NA DEFESA DESTA TESE
4.2.1. Se o ser humano é capaz de se
auto determinar, então ele é absolutamente livre e responsável.
NÃO RESOLVE O
PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO
Lola
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