Teste de Filosofia
11ºAno - Lógica
11ºAno - Lógica
1. Qual o âmbito de estudo da lógica formal?
2. Que questões se colocam à lógica?
3. O que é a lógica?
4. Quais as vantagens do uso da lógica?
5. Distinga verdade e validade.
6. Identificar e definir os princípios lógicos
7. Definir instrumentos lógicos
8. Definir e caracterizar o conceito
6. Definir o termo.
7. Definir o juízo
8. Classificar Juízos
9. A proposição
10. Proposições e não proposições
11. Classificação das proposições
12.O quadrado da oposição: formas de inferência imediata.
13. Raciocínio/Argumento
14. Tipos de argumentos
15. Verdade e validade.
16. Validade dedutiva e não dedutiva.
17, A validade é uma propriedade de _________ . A verdade é uma propriedade de_______.
18 As Proposições categóricas: Forma padrão,
19. Conversão de um argumento dedutivo à forma tradicional de um silogismo.
20. A distribuição dos termos nas proposições.
21. SilogismoCategórico.
22. Definição e estrutura padrão.
23. Identificar figura e modo do silogismo.
24. Regras do silogismo
25. Determinar a validade dos silogismos.
26. Identificar as regras dos silogismos inválidos
27. Redução de um argumento em linguagem natural à forma padrão de um silogismo categórico.
Lógica - Exercícios
1. Um argumento dedutivo com premissas e conclusão falsa pode ser válido?
Porquê?
2. O que distingue os argumentos dedutivos dos “não dedutivos”?
3. Determine a forma lógica do seguinte argumento:
4. Todos os filósofos são lógicos. Aristóteles é filósofo, logo, Aristóteles é
lógico
5. Este argumento é válido ou inválido? Porquê?
6. O que é a forma lógica?
7. O que é um termo. Exemplifique.
8. Se: “Todos os burros são teimosos” for verdadeira, o que sabemos acerca do valor de verdade de Alguns burros…?Porquê?
9. Nenhum cientista é cristão é verdadeiro, qual é a sua negação?
10.
Reduza à forma padrão as seguintes proposições e determine a sua
contraditória: “ Os patos não riem.” ; “Há professoras esbeltas.” ; “ Não há dinheiro que não se ganhe.”
11. Classifique as seguintes proposições: a)“Há pessoas que é
preferível ignorar”; b)“Os filósofos não são dogmáticos”.
12.
Determine a distribuição do sujeito e do predicado nas proposições
A,E,I e O.
13.
Se a proposição: “Nenhum homem é quadrúpede” for Verdadeira, o que sabemos
acerca do valor de verdade da sua contrária, da sua contraditória e da sua
subalterna. Justifique.
14.
Qual a proposição sub-contrária de “Alguns alunos são eternos sonhadores”
15.
Se a primeira proposição é verdadeira o que sabemos sobre o valor de
verdade da sua sub-contrária? Justifique.
16.
Se: “Todos os franceses são generosos” for verdadeira, o que sabemos
acerca do valor de verdade de Alguns franceses ...?Porquê?
17.
Nenhum actor é feio é verdadeiro, qual é a sua negação?
18.
Reduza à forma padrão as seguintes proposições e determine a sua
contraditória “ Os leões não entram.” ; “Há jogadores mal educados.” ;
“ Não há mal que sempre dure.”
19.
Classifique as seguintes proposições: a)“Há matérias que é
preferível decorar”; b)“Os músicos não são fúteis”.
20.
Determine a distribuição do sujeito e do predicado das proposições
referidas.
21.
Se a proposição: “Todo o cão é domesticável” for Verdadeira, o que
sabemos acerca do valor de verdade da sua contrária, da sua contraditória e da
sua subalterna. Justifique.
22.
Qual a proposição sub-contrária de “Alguns meninos são ingénuos”
23.
Se a primeira proposição é verdadeira o que sabemos sobre o valor de
verdade da sua sub-contrária? Justifique.
Lola
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