terça-feira, 21 de novembro de 2017

Preparação Testes 11ºAno



Teste de Filosofia 
11ºAno - Lógica 


1. Qual o âmbito de estudo da lógica formal?
2. Que questões se colocam à lógica?
3. O que é a lógica?
4. Quais as vantagens do uso da lógica?
5. Distinga  verdade e validade.
6. Identificar e definir os princípios lógicos
7. Definir instrumentos lógicos
8. Definir e caracterizar o conceito
6. Definir o  termo. 
7. Definir o juízo
8. Classificar Juízos
9. A proposição
10.  Proposições e não proposições
11. Classificação das proposições
12.O quadrado da oposição: formas de inferência imediata.
13. Raciocínio/Argumento
14. Tipos de argumentos
15. Verdade e validade.
16. Validade dedutiva e não dedutiva.
17, A validade é uma propriedade de _________ . A verdade é uma propriedade         de_______.
18  As Proposições categóricas: Forma padrão,
19. Conversão de um argumento dedutivo à forma tradicional de um silogismo.
20. A distribuição dos termos nas proposições.
21. SilogismoCategórico.
22. Definição e estrutura padrão.
23. Identificar  figura e modo do silogismo.

24.  Regras do silogismo
25. Determinar a validade dos silogismos.
26. Identificar as regras dos silogismos inválidos
27. Redução de um argumento em linguagem natural à forma padrão de um silogismo        categórico.




Lógica - Exercícios

1.     Um argumento dedutivo com premissas e conclusão falsa pode ser válido? Porquê?
2.      O que distingue os argumentos dedutivos dos “não dedutivos”?
3.      Determine a forma lógica do seguinte argumento: 
4. Todos os filósofos são lógicos. Aristóteles é filósofo, logo, Aristóteles é lógico
5.     Este argumento é válido ou inválido? Porquê?
6.       O que é a forma lógica?
7.       O que é um termo. Exemplifique.
8.   Se: “Todos os burros são teimosos” for verdadeira, o que sabemos acerca do valor de verdade de Alguns burros…?Porquê?
9.  Nenhum cientista é cristão é verdadeiro, qual é a sua negação?
10.         Reduza à forma padrão as seguintes proposições e determine a sua contraditória: “ Os patos não riem.” ; “Há professoras esbeltas.” ; “ Não há dinheiro que não se ganhe.” 
11.  Classifique as seguintes proposições: a)“Há pessoas que é preferível ignorar”; b)“Os filósofos não são dogmáticos”.
12.        Determine a distribuição do sujeito e do predicado nas proposições A,E,I e O.
13.        Se a proposição: “Nenhum homem é quadrúpede” for Verdadeira, o que sabemos acerca do valor de verdade da sua contrária, da sua contraditória e da sua subalterna. Justifique.
14.         Qual a proposição sub-contrária de “Alguns alunos são eternos sonhadores”
15.         Se a primeira proposição é verdadeira o que sabemos sobre o valor de verdade da sua sub-contrária? Justifique.
16.        Se: “Todos os franceses são generosos” for verdadeira, o que sabemos acerca do valor de verdade de Alguns franceses ...?Porquê?
17.        Nenhum actor é feio é verdadeiro, qual é a sua negação?
18.         Reduza à forma padrão as seguintes proposições e determine a sua contraditória “ Os leões não entram.” ; “Há jogadores mal educados.” ; “ Não há mal que sempre dure.” 
19.        Classifique as seguintes proposições: a)“Há matérias que é preferível decorar”; b)“Os músicos não são fúteis”.
20.         Determine a distribuição do sujeito e do predicado das proposições referidas.
21.         Se a proposição: “Todo o cão é domesticável” for Verdadeira, o que sabemos acerca do valor de verdade da sua contrária, da sua contraditória e da sua subalterna. Justifique.
22.         Qual a proposição sub-contrária de “Alguns meninos são ingénuos”
23.         Se a primeira proposição é verdadeira o que sabemos sobre o valor de verdade da sua sub-contrária? Justifique.



                                            Lola

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