Nicolau Maquiavel
O pensador italiano Nicolau Maquiavel (1469-1527) escreveu esta pequena obra que não precisa de muitas apresentações. Embora Maquiavel a tenha escrito com pretensões bem localizadas - unificar a Itália e evitar a disputa pelo poder - sua influência se estendeu para muito além de seu tempo e dos cursos de filosofia.
Difícil encontrar estudo académico em que "O Príncipe" não esteja na bibliografia obrigatória ou que pelo menos não seja citado.
Enfim, é um clássico.
"Não desconheço que muitos têm e tiveram a opinião de que as coisas do mundo são dirigidas pela fortuna, [...] de modo que a prudência humana não pode corrigi-las. [...] Não obstante, e para que não se destrua nosso livre-arbítrio, penso que pode ser verdadeiro que a fortuna é árbitra de metade das nossas ações, mas que, mesmo assim, ela nos permite governar a outra metade. Comparo-a a um desses rios impetuosos que, quando se tornam encolerizados, alagam as planícies, destroem as árvores, os edifícios, arrastam montes de terra de uma parte para outra; [...] ainda que as coisas se passem assim, não é menos verdadeiro que os homens, quando retorna a calma, podem executar reparos e barragens, de maneira que em outra cheia, aqueles rios correrão por um canal e seu ímpeto não será tão livre nem tão prejudicial. O mesmo acontece com a fortuna; o seu poder se manifesta onde não há resistência organizada, voltando ela a sua violência apenas para onde não foram providenciados diques e barragens para detê-la."
E você, já (re)leu Maquiavel?
Lola
Sem comentários:
Enviar um comentário