terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Conhecimento como processo



Conhecimento como processo

  • O homem conhece a realidade e isso depende do modo com que entende o mundo e da forma como lhe atribui significado;
  • O conhecimento começa com a sensação (sentidos), depois organiza-se segundo a percepção e é interpretado pela razão de acordo com a história pessoal, valores e cultura;
  • Podemos afirmar que a relação entre o S e o O passa pelos conceitos de realidade e de linguagem, pois conhecer aponta para a questão "O QUÊ?" e para a expressão pela linguagem;
  • A realidade é aquilo que surge da experiência e que é estável e permanente podendo ou não ser conhecido;
  • A linguagem exprime o conhecimento, permite a troca de informação e comunica o pensamento ou capacidade racional humana;
  • Não há pensamento sem linguagem nem linguagem sem pensamento - são como duas faces da mesma moeda;
  • O conhecimento do mundo é expresso pela linguagem e a linguagem permite uma reflexão sobre o conhecimento (Gnoseologia) e sobre a própria linguagem (Filosofia da Linguagem);
  • Ao contrário da Fenomenologia do Conhecimento que descreve a estrutura comum a todo o conhecimento e o entende como um acto, há teorias que interpretam o conhecimento como é o caso do Empirismo e Racionalismo que respondem à questão gnoseológica: Qual a origem do conhecimento?
  • Há três capacidades do processo do conhecimento: Sensação, Percepção e Razão.
A. O que é a sensação?
  • é a relação imediata com o real através dos sentidos;
  • Os sentidos são os únicos intermediários entre o EU e o MUNDO;
  • São uma espécie de sensores que reagem a estímulos;
  • Os sentidos são meios de contacto inicial com o real;
  • A sensação reside no contacto entre o sujeito e o objecto mas não unifica, não descodifica, não interpreta;
  • É necessário um trabalho mental que unifique as sensações, ou seja, a multiplicidade de informações recebidas, atribuindo-lhe um significado.

B. O que é a Percepção?
  • A percepção descodifica, classifica e organiza os dados da sensação;
  • Permite criar a imagem do objecto a conhecer e dar-lhe um significado
  • Permite que sujeitos diferentes interpretem o mundo de forma diferente;
  • Pela percepção, o sujeito coloca-se numa relação activa com o mundo circundante
  • Só o Homem percepciona e e toma posse daquilo que percepciona.
C. O que é a Razão?

  • Enquanto Descartes usa o conceito "Razão", David Hume e Kant usam o conceito "Entendimento" quando abordam o conhecimento;
  • Se a percepção se traduz na capacidade de organizar informação recebida pela sensibilidade, o conhecimento não se pode ficar por estas capacidades;
  • A linguagem permite "articular as percepções sensíveis" segundo Ernest Cassirer, o que se apresenta como tarefa complexa;
  • Pela linguagem elaboramos conceitos, estabelecemos relações lógicas entre os dados perceptivos, elaboramos representações mentais abstractas - produzimos o pensamento abstracto;
  • A mente humana percebe uma determinada realidade, interpreta os dados de forma lógico-racional e procura explicações gerais para o "funcionamento" do real;
  • A razão ou entendimento é uma capacidade que faz a interpretação lógico-racional dos dados e permite passar do conhecimento sensível, múltiplo e não organizado para um nível em que se verifica unificação da informação captada e da sua transformação em conhecimento.
  • Assim surgem teorias cientificas e filosóficas mais gerais que permitem explicar os fenómenos da realidade;
  • Realidade é tudo aquilo que tem existência material ou ideal e que é objecto do conhecimento;
  • Conhecer significa contactar com a realidade e intervir nela através da interpretação de modo a compreender e explicar os fenómenos.


Lola

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