Platão apresenta uma teoria que explica como ocorre um dos tipos de conhecimento estudados: o "saber que" ( conhecimento proposicional ou conhecimento de verdades).
- Platão defende que o conhecimento parte sempre de uma crença, de uma convicção.
- Uma crença é uma atitude de adesão, é acreditar em algo.
- Qualquer pessoa que sabe alguma coisa tem que acreditar nessa mesma coisa.
- Para Platão, não podemos ter conhecimento de algo em que não acreditamos.
- A crença é, portanto, a primeira condição necessária para o conhecimento, mas não é suficiente.
- A crença é um ponto de partida para o conhecimento.
- Se admitimos que existe a verdade temos que admitir que existe a falsidade.
- A verdade ou a falsidade só existem relativamente a uma crença, opinião ou proposição.
- A verdade ou falsidade de uma crença depende de algo exterior à crença.
- Uma crença pode ser verdadeira ou falsa.
- Uma crença falsa não poderá conduzir a qualquer conhecimento.
- A segunda condição necessária para que ocorra o conhecimento é a verdade.
- Para haver conhecimento, é necessário que uma pessoa acredite em algo e que este algo seja verdadeiro.
- Contudo, podemos ter uma crença verdadeira e não se tratar de conhecimento, pois podemos ter uma crença e ela ser verdadeira por sorte ou por coincidência.
- Assim, uma crença verdadeira ainda não é conhecimento.
- Segundo Platão, é necessário que ocorra uma terceira condição para que haja conhecimento.
- A terceira condição necessária para que aconteça o conhecimento é a justificação.
- Uma opinião verdadeira só por si ainda não é conhecimento, é necessário que se possua uma justificação que comprove a verdade da crença.
- A justificação consiste na razão (ou razões) que suporta a verdade da crença.
- Platão defende que só quando estamos perante as três condições necessárias (crença, verdade e justificação) é que podemos afirmar estar na posse de um efectivo conhecimento.
- Assim, só podemos conhecer aquilo que se pode justificar e não podemos conhecer aquilo que não é possível justificar.
- Consideradas isoladamente, nenhuma das condições é suficiente para que haja conhecimento.
Então...
- Elementos constitutivos do conhecimento: Crença– convicção; opinião; acreditar em algo; Conhecimento e verdade – Factividade (remeter para factos)
- Nenhuma crença falsa pode ser conhecimento - Proposições Verdadeiras e Falsas
- O conhecimento é factivo; so se pode conhecer o que é verdadeiro, ou seja, aquilo que, de facto, acontece;
- A verdade é condição necessária para o conhecimento
- Crença e ilusão: Saber realmente algo é diferente de pensar que se sabe algo A verdade ou falsidade de uma crença depende de algo exterior à crença ou seja,depende dos factos.
- Crença e conhecimento - Para haver conhecimento, é necessário que uma pessoa acredite em algo e que este algo seja verdadeiro.Mas não há conhecimento por coincidência ou sorte Exemplo: Eu sabia que ia ganhar!
- A crença verdadeira não é suficiente para o conhecimento.
- Conhecimento e justificação- É necessário uma justificação que comprove a verdade da crença. Têm de existir boas razões que suportem a verdade da crença.A Justificação é uma condição necessária para o conhecimento
- Justificar e ter justificação Não é necessário que se saiba explicar correctamente quais as razões da justificação. Conhecimento a priori
- O que interessa é que haja uma justificação que torne válida a crença!
- Justificação e verdade - A existência de justificação para acreditar em algo não garante a verdade da crença, simplesmente mostra que há boas razões a seu favor. Assim, também podemos não ter justificação para acreditar em certas verdades. Existência de fantasmas - não há boas razões para acreditar nisso, mesmo que seja verdade.
- A crença justificada não é suficiente para o conhecimento, segundo alguns autores como E. Gettier que apresenta contra exemplos.
CONHECIMENTO como CRENÇA VERDADEIRA JUSTIFICADA
O que é?
- Cada uma das condições - crença, verdade e justificação - é necessária, mas não suficiente, para a existência de conhecimento. Mas, uma condição necessária e suficiente para haver conhecimento é ter uma crença verdadeira justificada.
- S sabe que P se, e só se: -S acredita que P. - P é verdadeira. - S tem uma justificação para acreditar que P é verdadeira.
Tarefa:
- Apresente um contra argumento que refute a concepção tradicional de conhecimento.
Lola
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