Kant e a lógica
"A influência duradoura de Immanuel Kant na filosofia é indiscutível. Em particular, Kant transformou os debates sobre as questões fundamentais na lógica, e é o significado e a complexidade dessa realização que Huaping Lu-Adler aqui explora.
A teoria da lógica de Kant representa um ponto de inflexão em uma história de debates filosóficos sobre as seguintes questões: A lógica é uma ciência, um instrumento, um padrão de avaliação ou uma mistura destes?
A resposta oficial de Kant a estas perguntas centra-se em três distinções: geral versus lógica particular; lógica pura versus lógica aplicada; lógica geral pura versus lógica transcendental. O verdadeiro significado e significado de cada distinção torna-se claro, argumenta Lu-Adler, apenas se considerarmos dois fatores. Primeiro, Kant estava ciente de várias visões históricas sobre como a lógica se relaciona com outros ramos da filosofia e com o funcionamento da compreensão humana comum. Segundo, ele inventou a "lógica transcendental" enquanto lutava para assegurar a metafísica como uma "ciência" adequada, e essa inovação conceitual, por sua vez, teve profundas implicações para sua teoria madura da lógica. Neste contexto, Lu-Adler reavalia o lugar da teoria de Kant na história da filosofia da lógica e destaca certas questões que são debatidas hoje,
Kant e a ciência da lógica são tanto uma história da filosofia da lógica contada do ponto de vista kantiano quanto uma reconstrução da teoria da lógica de Kant a partir de uma perspectiva histórica. É uma contribuição vital para o estudo da lógica kantiana ".
Sem comentários:
Enviar um comentário