Preparação 2º Teste - 10°Ano
(Flexibilidade Curricular)
Estrutura
- Itens de escolha múltipla - 5x10
- Exercícios de Lógica Proposicional - 6x20
- Itens de resposta extensa - 1x30
Tempo : 50 minutos
Competências
Lógica
proposicional
- Identificar e distinguir Proposições Simples e Compostas.
- Reconhecer a Forma padrão
- Identificar os 4 tipos de proposições
categóricas.
- Aplicar o quadrado da oposição.
- Negar proposições categóricas.
- Identificar e aplicar a contraditória
de uma proposição.
- Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.
- Identificar e distinguir Proposições Compostas/Complexas: Negações, Conjunções, Disjunções inclusivas e
exclusivas, Condicionais e Bicondicionais.
- Identificar os símbolos representativos das conectivas proposicionais
- Identificar variáveis proposicionais.
- Identificar Operadores Verofuncionais.
- Aplicar regras das proposições
complexas.
- Formalizar
as proposições aplicando os aplicar os operadores e as letras que representam as
proposições.
- Fazer o dicionário de proposições dadas.
- Saber aplicar
tabelas de verdade para identificar em que condições uma proposição é verdadeira ou
falsa.
- Identificar Inferências ou argumentos válidos
- Identificar uma inferência:Modus
Ponens e Modus
Tollens
- Formalizar simbolicamente os argumentos. Ver AQUI
- Determinar o seu valor de verdade recorrendo a tabelas de verdade.
- Reconhecer as falácias do Modus Tollens e Modus Ponens:Negação
do antecedente e Afirmação
do consequente
- Distinguir no texto o tema, o problema, a tese, os argumentos e a conclusão.
- Interpretar um texto filosófico e assumir uma posição crítica face ao problema em análise pelo autor do texto.
Questões de preparação
Exercícios
O que é a lógica?
Através da lógica proposicional é possível avaliar a validade de um argumento. Um inspector de circunstância, com o recurso às tabelas da verdade, pode revelar se um argumento é válido pela simples constatação da presença ou não de circuntâncias que possuem premissas verdadeiras e conclusão falsa.
Em lógica proposicional aplicamos determinadas letras
para substituir as proposições, tal como em aritmética substituímos números por
letras: 2+3=5 pode-se exprimir por X+Y=Z quando queremos dizer qualquer número.
Distinga Proposições simples e complexas? Exemplifique.
As proposições podem ser simples (ex.: “Rodolfo come peixe”) ou compostas (enunciados compostos por 2 ou mais proposições simples articuladas entre si ex.: “Rodolfo come carne e peixe”)
Quantas proposições temos no exemplo?
Duas: Platão é grego e Sócrates é Grego. De seguida
vamos substituir cada proposição por uma letra
p: Platão é grego.
q: Sócrates é grego.
Então, substituindo as proposições por letras,
fica:
P e Q
logo, P
São as letras que substituem as proposições
O que é uma conetiva (ou operador) proposicional?
Utilizamos conectivas proposicionais para
expressar determinadas formas lógicas. Entende-se por conectiva expressões
que se podem acrescentar a uma frase ou frases, formando assim novas frases:
Por exemplo: se juntarmos a expressão «ou» às frases
«Platão era romano» e «Platão era grego», ficamos com a frase «Platão era
romano ou Platão era grego».
Existem muitas formas conectivas: Penso que, acho
que, porque...não são frases mas que servem para gerar uma frase se for
colocada alguma depois dela.
O que é uma conectiva verofuncional?
Uma conectiva proposicional é verofuncional quando o
valor de verdade da proposição com a conectiva é inteiramente determinado pelo
valor de verdade da proposição ou proposições sem conectiva. Ou seja,
O que é uma tabela de verdade?
Uma tabela
de verdade é um dispositivo gráfico que permite exibir as condições de verdade
de uma forma proposicional dada.
Como e quando se colocam os parentises nas proposições complexas?
Os parêntesis usam-se sempre que é
necessário isolar uma conectiva dominante, para se “dar força” (âmbito da
conectiva) a uma conectiva de menor dominância.
Ordem decrescente de dominância das conectivas: equivalência, implicação, conjunção, disjunção, e negação.
Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas quanto ao seu valor de verdade.
Ou seja, a dominante é a última a ser avaliada.
Ordem decrescente de dominância das conectivas: equivalência, implicação, conjunção, disjunção, e negação.
Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas quanto ao seu valor de verdade.
Ou seja, a dominante é a última a ser avaliada.
Exs.: Negação ~ (p ∧ q Þ r)
Conjunção ~ p ∧ (q → r)
Implicação ~ p ∧ q→ r
Traduza em linguagem simbólica os
seguintes enunciados e saliente a conectiva dominante:
Não é verdade que Ana tem saúde e
trabalha
Pedro não tem saúde e trabalha
Se Manuel tem saúde e trabalha, então
ganha dinheiro
Rui tem saúde e, se trabalha, então
ganha dinheiro
~ (p ∧ q ) negação
~ p ∧ q conjunção
p ∧ q → implicação
p ∧ (q → conjunção
Negação
~ +
Disjunção ∨ ++
Conjunção ∧ +++
Implicação → ++++
Equivalência ↔++++++
Dominância máxima (maior âmbito)
Dominância mínima (menor âmbito)
Conectiva principal de uma fórmula.
Esta aplica-se a toda a fórmula,
de modo que na construção de tabelas de verdade com mais do que uma conectiva,
avança-se das conectivas de menor âmbito para as de maior âmbito, sendo que o
resultado final da tabela surge na conectiva principal (a última operação a
efectuar).
Para determinar se um argumento é
válido, segundo o método das tabelas de verdade , procede-se aos seguintes
passos :
- Elabora-se o dicionário, atribuindo uma letra proposicional/variável de fórmula (ex.: p, q, r, s …) a cada proposição simples;
- formaliza-se o argumento ( tradução em linguagem simbólica : variáveis ordenadas segundo a sequência, as conectivas que as articulam e os parêntesis curvos ou rectos quando necessário);
- constrói-se a tabela operacionalizando as conectivas lógicas desde as de menor âmbito ou dominância à de maior âmbito (que expressará o resultado da tabela);
A elaboração da tabela segue o mesmo procedimento da elaboração das tabelas de verdade de cada uma das
conectivas.
Exemplos
de questões do Teste:
Traduza numa tabela de verdade a seguinte proposição:
«O professor vai ganhar a lotaria ou os alunos vão ganhar»
- caso os dois ganhem (inclusiva)
P Q
|
P v
Q
|
V V
V F
F V
F F
|
V
V
V
F
|
- Se fôr só um a ganhar (exclusiva)
P Q
|
P v Q
|
V V
V F
F V
F F
|
F
V
V
F
|
1. Identifique e formalize as seguintes proposições:
a) “Se Platão era filósofo
então não era sábio.” CONDICIONAL. Forma lógica:(P→~Q )
b) “Sempre que rio,
sinto-me bem” CONDICIONAL. (P→Q)
c) “Não existem burros na
escola” NEGAÇÃO. ~P
d) “Ou o Amor existe ou a
vida não faz sentido” DISJUNÇÃO EXCLUSIVA. (PV~Q)
e) “O Homem é um animal
racional e não é um monstro” CONJUNÇÃO. (PΛ~Q)
f) “Nem o Pedro nem a
Rita vão a Paris” CONJUNÇÃO. (~PΛ~Q)
g) "Só estudo
Filosofia se e só se me derem um livro” BICONDICIONAL. (P⇄ Q)
2. Considere as seguintes proposições:
P - Romeo é professor
Q - Romeo é pintor
Escreva em linguagem natural
a. p ^q Romeo é professor e Pintor
b b. pvq Romeo é professor ou Pintor
c c. ~pv~q Romeo não é Professor ou não é Pintor
d d. ~p^~q Romeo não é Professor e não é Pintor
e e. ~qv~p Romeo não é Pintor ou não é Professor
3. Escreva as fórmulas que traduzem as proposições seguintes.
a) Sócrates é filósofo ou político. PvQ
b) É falso que Sócrates não seja Filósofo ~ P
c) Se Sócrates é filósofo, então não é político nem é jurista P→ ~(Q^R)
Dicionário
P- Sócrates é filósofo
Q – Sócrates é político
R – Sócrates é jurista.
4. Formalize os seguintes argumentos:
A - Se somos livres, então poderemos agir de modo diferente. As pessoas não podem agir de modo diferente. Logo, as pessoas não são livres.
Forma canónica:
(1) Se somos livres, então podemos agir de modo diferente.
(2) As pessoas não podem agir de modo diferente.
(3) Logo, as pessoas não são livres.
Dicionário:
P - Somos livres
Q- Podemos agir de modo diferente
Formalização:
(P → Q),
¬Q
∴ ¬P
¬Q
∴ ¬P
B - Se somos livres, podemos escolher as nossas ações. Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determinados. Portanto, se somos livres, não somos determinados.
Forma canónica:
(1) Se somos livres, podemos escolher as nossas ações.
(2) Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determidados.
(3) Logo, se somos livres, não somos determinados.
Dicionário:
P- Somos livres
Q- Podemos escolher as nossas ações.
R- Somos determinados.
Formalização:
(P →Q),
(Q → ¬R)
∴ (P→ ¬R)
(Q → ¬R)
∴ (P→ ¬R)
C - Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir. Mas a existência é uma perfeição. Além disso, é verdade que Deus tem por definição todas as perfeições. Logo, Deus por definição tem de existir.
Forma canónica:
(1) Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir.
(2) A existência é uma perfeição.
(3) Deus tem por definição todas as perfeições.
(4) Logo, Deus por definição tem de existir.
Dicionário:
P- A existência é uma perfeição.
Q- Deus por definição tem todas as perfeições
R- Deus por definição tem de existir.
Formalização:
((P∧Q)→ R), P, Q ∴ R)
5. Considere a conjunção "A Filosofia é agradável e o Mar também"
Se "A Filosofia não for agradável", a conjunção é verdadeira ou falsa?
Se "A Filosofia não for agradável", a conjunção é verdadeira ou falsa?
FALSA.
Para uma conjunção ser V têm as proposições conjuntas de ser ambas verdadeiras.
6. Considere a condicional “Se cantar, choro” Se
considerarmos que o antecedente é verdadeiro e o consequente falso a
condicional é verdadeira ou falsa?
FALSA .
Uma proposição condicional só é F quando o antecedente é V e o consequente F.
7. Os argumentos
que se seguem são válidos? Justifique a sua resposta.
a)Ninguém pode
estudar e simultaneamente estar a conversar nas redes sociais. O Pedro
conversa nas redes sociais. Logo, não estuda.
Não Válido.
Falácia da Afirmação do consequente.
P- Pedro estuda
Q - Pedro conversa nas redes sociais
ou P ou Q
Q
logo não P
Não Válido.
Falácia da Afirmação do consequente.
P- Pedro estuda
Q - Pedro conversa nas redes sociais
ou P ou Q
Q
logo não P
b) Para tirar
positiva no teste, bastaria ter estudado pelo menos uma tarde. Ora, tirei
positiva no teste. Portanto, estudei pelo menos uma tarde.
P- Tirar positiva no teste
Q - Estudar, pelo menos, uma tarde
P então Q.
Válido pois segue a regra do Modus Ponens.
P- Tirar positiva no teste
Q - Estudar, pelo menos, uma tarde
P então Q.
Válido pois segue a regra do Modus Ponens.
c) Ninguém pode
estudar e simultaneamente estar a conversar nas redes sociais. É certo que
a Marta não está a conversar nas redes sociais. Portanto, estuda.
d) Para tirar
positiva no teste, bastaria ter estudado pelo menos uma tarde. Tirei negativa
no teste. Logo, é certo que não estudei sequer uma tarde.
8. Teste a validade da seguinte forma argumentativa através de um Inspetor de circunstância.
¬(P^Q), P logo Q
P |
Q |
¬ (P^Q) |
P |
Q |
V |
V |
V |
V |
V |
V |
F |
F |
V |
F |
F |
V |
F |
F |
V |
F |
F |
F |
F |
F |
R: A forma argumentativa é válida, porque na única circunstância em que as premissas são ambas verdadeiras a conclusão também é verdadeira.
Se estudar, tenho boa nota
estudo
Logo, tenho boa nota
MODUS PONENS INFERÊNCIA
VÁLIDA
Afirmação do antecedente
|
P
|
Q
|
P→Q
|
P
|
∴Q
|
|
V
|
V
|
V
|
V
|
V
|
||
V
|
F
|
F
|
V
|
F
|
||
F
|
V
|
V
|
F
|
V
|
||
F
|
F
|
V
|
F
|
F
|
.
É falso que copiei ou
menti no teste.
Logo, não copiei e não
menti.
INFERÊNCIA VÁLIDA
-APLICAÇÃO DAS LEIS DE MORGAN
Na tabela de verdade os
valores de verdade das premissas
|
P
|
Q
|
~(PVQ)
|
∴~PΛ~Q
|
||
V
|
V
|
F
|
F
|
|||
V
|
F
|
F
|
F
|
|||
F
|
V
|
F
|
F
|
|||
F
|
F
|
V
|
V
|
E não esqueça...
LINGUAGEM NATURAL
|
CONECTIVAS PROPOSICIONAIS
|
SÍMBOLOS DAS CONETIVAS
|
“não…”
“não é verdade que…”
“é falso que…”
|
Negação
|
¬
|
“… e …”
“tanto…como…”
“…, mas também…”
|
Conjunção
|
˄
|
“… ou…”
“…a não ser que…”
|
Disjunção inclusiva
|
V
|
“…ou…ou…
|
Disjunção exclusiva
|
V
|
“Se… então…”
“… desde que…”
“…só se…”
|
Condicional
|
→
|
“…se e só se…”
“… se e somente se…”
“condição necessária e suficiente”
|
Bicondicional
|
↔
|
Espetáculo!
ResponderEliminarMuito útil
ResponderEliminarBom dia
ResponderEliminarTalvez desta forma acabe o meu Karma. Disciplina de Filosofia é "coisa" que o meu adolescente "não percebe nada"!
Pode ser que desta forma ele se entusiasme.
Muito Obrigada pela forma como expõe a matéria.
Maria Nunes
ganda lol´s
ResponderEliminarGostei imenso, obrigada pelo recurso,
ResponderEliminarMuito útil!