domingo, 20 de janeiro de 2019

Argumentos e Falácias Informais - exercícios



Argumentos e Falácias Informais - exercícios

        A - Indique as afirmações VERDADEIRAS e FALSAS
  1. A lógica informal estuda os argumentos não dedutivos;
  2. A lógica formal atende, sobretudo, ao conteúdo dos argumentos;
  3. Um argumento indutivo parte de premissas particulares;
  4. De um argumento indutivo (previsão) pode inferir-se uma proposição particular acerca do que ainda não foi observado;
  5. Um bom argumento indutivo não garante a verdade da conclusão;
  6. Um argumento mau ou fraco é aquele cuja probabilidade da a conclusão ser verdadeira é reduzida;
  7. Um argumento por analogia pode esquecer características relevantes entre duas realidades a comparar;
  8. Um argumento de autoridade pode ter por base discordâncias significativas entre os especialistas quanto à matéria em discussão;
  9. Na petição de princípio, a conclusão não está contida nas premissas;
  10. A falácia da derrapagem  ou bola de neve apela às consequências.
  11. Os argumentos de autoridade comparam a competência de várias pessoas;
  12. Os argumentos de autoridade e de analogia são argumentos não indutivos;
  13. As argumentações sustentadas em induções não estão isentas de erros.
  14. Se enunciarmos uma regra geral a partir de dados suficientes, a argumentção incorre numa falácia de generalização precipitada;
  15. Se estabelecemos analogias entre realidades e objectos que não são comparáveis, estamos perante uma falácia de falsa analogia.

B. Identifique os seguintes argumentos
  1. Kant publicou a Critica da Razão Pura quando tinha 57 anos. Acorda, ainda estás a tempo de fazer qualquer coisa na tua vida;
  2. Vê se começas a estudar, lembra-te que lenha verde mal se acende e que quem muito dorme pouco aprende;
  3. Todas as nozes observadas até hoje têm casca.
    Assim sendo, [com um forte grau de probabilidade] todas as nozes terão casca. 
  4. Todas as nozes observadas até hoje têm casca.
    Portanto, [com um forte grau de probabilidade] a próxima noz a ser observada terá casca.
  5. Desde que se observa que, ano após ano, milhares de pinguins-imperador percorrem cerca de 100 km pelos gelos inóspitos da Antártida rumo ao local de reprodução. Isto significa que no próximo ano milhares de pinguins-imperador migrarão para se reproduzirem.
  6. Desde que Portugal é uma república que todos os seus presidentes, desde Manuel de Arriaga até à atualidade, são homens. Logo, nunca existirá em Portugal uma mulher Presidente da República.
  7. Segundo um estudo realizado em 2010 por cientistas sociais e especialistas em tráfego automóvel para o Departamento de Transportes de Nova Iorque, as mulheres são melhores condutoras do que os homens. Logo, é verdade que as mulheres são melhores condutoras do que os homens.
  8. Um estudo do Centro Nacional de Investigação Científica francês, publicado hoje na revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences concluiu que as origens da domesticação da oliveira, árvore emblemática da mitologia, paisagem e cozinha mediterrânicas, não estão nos países mediterrâneos, mas na que é atualmente a zona curda entre a Síria e a Turquia. Logo, é verdade que as origens da domesticação da oliveira estão na que é atualmente a zona curda entre a Síria e a Turquia. 

    «Estudo mostra que a oliveira tem as suas raízes em regiões curdas», in SIC Notícias em linha,
    06-02-2013 (adaptado) [consultado em 21-11-13].

    a) Nomeie o tipo de argumento utilizado no texto.
    b) Apresente os critérios para avaliar a força deste tipo de argumento.

Alguém que defenda que as pessoas devem atender aos seus próprios interesses, poderá afirmar que se o leitor não colocar sempre os seus interesses em primeiro lugar, a única alternativa é ser um mártir, sacrificando constantemente os seus desejos em função de outras pessoas.

N. Warburton, Pensar de A a Z, Bizâncio, 2012, p. 147.

a) Enuncie, justificadamente, a falácia presente no exemplo. FD
b) Apresente justificadamente a sua opção, apresentando o seu raciocínio.

C. Identifique as seguintes falácias

  1. Rosália diz que a Filosofia é desinteressante  porque a sua melhor amiga lhe transmitiu esta ideia;
  2. Muitas vezes em vez de apresentar objecções a um dado argumento com o qual não concorda, limita-se a denegrir ou a depreciar a pessoa que o defende;
  3. Se isso não resulta, procura derrotar o argumento, invocando eventuais efeitos perniciosos (perigoso)que poderiam decorrer da sua admissão, ou faz outra coisa ainda mais astuta (esperto), distorce o argumento a seu bel-prazer para melhor o refutar;
  4. uma outra estratégia consiste em baralhar o adversário, dando por admitido aquilo que precisamente está em discussão, embora sob o disfarce de outras palavras;
  5. Também não desdenha (despreza) colocar as questões a preto ebranco, procurando encurralar o oponente e levando-o a decidir por uma opção entre apenas duas igualmente más;
  6. Outas vezes, justifica uma determinada afirmação com base no facto de ninguém ter ainda provado a sua falsidade;
  7. A Rosália não sabe falar chinês, a Rosinha não sabe falar chinês e a Ritinha não sabe falar chinês, posso concluir que ninguèm na turma sabe falar chinês.
  8. Se não estás comigo, estás contra mim;
  9. O buraco na camada de ozono tem provocado o aumento dos gases tóxicos;
  10. Einstein foi o criador da teoria da relatividade. Ora, ele era judeu e acreditava no socialismo. Logo, a teoria é falsa;
  11. Os orientais defendem que os mais velhos são bons líderes. Assim sendo, nenhum jovem poderá ser lider;
  12. Beber água faz bem à saúde porque é um hábito saudável.

D. Observe as seguintes imagens 



"Ele não fez nada. Só está a divulgar o telefone da Amnistia. Discriminar não é humano." (Cartaz da Amnistia Internacional)



(Após os ataques de 11 de setembro de 2001 às Torres Gémeas de Nova Iorque, tornou-se frequente, no Ocidente, discriminar negativamente pessoas conotadas com o mundo muçulmano).

  1. O preconceito islamofóbico tem subjacente uma generalização precipitada. Apresente as premissas e a conclusão do argumento.



1. Formule um argumento dedutivo válido a partir da imagem.
2. Construa uma generalização a partir da imagem.
3. Apresente uma previsão, considerando a imagem.
4. Formule um argumento por analogia, considerando a imagem.
5. Construa um argumento de autoridade a propósito da imagem.


                                            Lola

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