Argumentos e Falácias Informais
- exercícios
Identifique o tipo de
argumento utilizado:
1. Desde que se
observa que, ano após ano, milhares de pinguins-imperador percorrem cerca de
100 km pelos gelos inóspitos da Antártida rumo ao local de reprodução.
Isto significa que no próximo ano milhares de pinguins-imperador migrarão para
se reproduzirem.
2. Desde que
Portugal é uma república que todos os seus presidentes, desde Manuel de Arriaga
até à atualidade, são homens. Logo, nunca existirá em Portugal uma mulher
Presidente da República.
3. Segundo um estudo realizado em 2010 por
cientistas sociais e especialistas em tráfego automóvel para o Departamento de
Transportes de Nova Iorque, as mulheres são melhores condutoras do que os
homens. Logo, é verdade que as mulheres são melhores condutoras do que os
homens.
Cenários de resposta: 1. Previsão (indução). 2. Generalização (indução). 3.
Argumento de autoridade.
Considere a imagem e
respetiva legenda.
a) Aponte o tipo de
argumento utilizado na campanha supra.
b) Escreva o
argumento implícito na imagem.
Identifique as
falácias abaixo cometidas.
1. Não foi possível provar que Edmundo tenha estado no local
do crime à hora a que a vítima foi assassinada. Portanto, o Edmundo não esteve
no local do crime à hora a que a vítima foi assassinada.
2. O meu médico afirma com frequência que fumar faz mal e
que eu devia deixar de fumar. Acontece que ele próprio fuma. Assim sendo, é
falso que fumar faça mal ou que eu deva deixar de fumar.
3. Ou aceitamos produzir energia nuclear ou não seremos
capazes de reduzir as emissões de gases com efeito estufa resultantes da
utilização de combustíveis fósseis. Não aceitamos produzir energia nuclear.
Logo, não seremos capazes de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa
resultantes da utilização de combustíveis fósseis.
Cenários de resposta: 1. Falácia do apelo à ignorância. 2. Falácia
contra a pessoa. 3. Falso dilema.
Estabeleça,
justificadamente, se os argumentos que se seguem são fortes ou fracos.
1. As ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira, Graciosa,
São Jorge, Faial, Pico, Flores e Corvo são ilhas de origem vulcânica
localizadas no nordeste do oceano Atlântico. Logo, todas as ilhas dos Açores
são ilhas de origem vulcânica localizadas no nordeste do oceano Atlântico.
2. Os aviões são como as aves, no que respeita ao facto de
possuírem um par de asas que permite a sustentação e a deslocação no ar. As
aves põem ovos. Logo, os aviões põem ovos.
Cenários de resposta: 1. Trata-se de uma generalização forte, uma vez que cada uma das ilhas dos
Açores está representada nas premissas. 2.
Estamos perante uma analogia bastante fraca ou uma falsa analogia. São
ignoradas diferenças muito relevantes entre o avião (máquina) e as aves
(animais).
1. O argumento
«Desde que se observa que agosto tem 31 dias. Portanto, no próximo verão agosto
terá 31 dias» é um:
(A) Argumento indutivo (generalização).
(B) Argumento indutivo (previsão).
(C) Argumento por analogia.
(D) Argumento de autoridade.
2. O argumento
«Desde há milhares de anos que existem gorilas na Terra. Logo, nunca deixaremos
de ter gorilas na Terra» é um:
(A) Argumento indutivo – generalização (forte).
(B) Argumento indutivo – previsão (forte).
(C) Argumento indutivo – generalização (fraca).
(D) Argumento indutivo – previsão (fraca).
3. No argumento «Não
possuímos dados que confirmem a existência de vida em Marte. Logo, não há vida
em Marte» comete-se a falácia:
(A) Da petição de princípio.
(B) Do apelo à ignorância.
(C) Da derrapagem.
(D) Do espantalho.
Cenários de resposta: 1. (A);
2. (C); 3. (B).
Considere o exemplo.
Um
estudo do Centro Nacional de Investigação Científica francês, publicado hoje na
revista Proceedings of the Royal Society B: Biological Sciences concluiu que as
origens da domesticação da oliveira, árvore emblemática da mitologia, paisagem
e cozinha mediterrânicas, não estão nos países mediterrâneos, mas na que é
atualmente a zona curda entre a Síria e a Turquia. Logo, é verdade que as
origens da domesticação da oliveira estão na que é atualmente a zona curda
entre a Síria e a Turquia.
«Estudo mostra que a oliveira tem as suas raízes em regiões curdas», in SIC
Notícias em linha,
06-02-2013 (adaptado) [consultado em 21-11-13].
a) Nomeie o tipo de
argumento utilizado no texto.
b) Apresente os
critérios para avaliar a força deste tipo de argumento.
Cenários de resposta: a) Argumento
de autoridade. b) Um argumento de
autoridade será forte se (1) o especialista for claramente identificado,
(2) uma autoridade no assunto em questão, (3) imparcial e se (4) não
existir desacordo entre os especialistas relativamente à conclusão. Neste caso,
o argumento parece ser, à partida, forte.
Considere o exemplo.
Alguém
que defenda que as pessoas devem atender aos seus próprios interesses, poderá
afirmar que se o leitor não colocar sempre os seus interesses em primeiro
lugar, a única alternativa é ser um mártir, sacrificando constantemente os seus
desejos em função de outras pessoas.
N. Warburton, Pensar de A a Z,
Bizâncio, 2012, p. 147.
a) Enuncie,
justificadamente, a falácia presente no exemplo.
Cenário de resposta: a) Trata-se de um falso dilema, uma vez que se
reduzem injustificadamente as alternativas a apenas duas: ou colocamos os
nossos interesses em primeiro lugar ou somos mártires sacrificados.
Considere a imagem e identifique
as afirmações falsas.
(A) «Todos os cisnes são brancos; todos os cisnes são aves;
portanto, algumas aves são brancas» é um argumento dedutivo válido.
(B) «Todos os cisnes observados até ao momento são brancos;
logo, não existem cisnes negros» é um argumento indutivo forte.
(C) «Todos os cisnes são aves; algumas aves são negras;
portanto, alguns cisnes são negros» é um argumento dedutivo válido.
(D) «Todos os cisnes observados até ao momento são aves;
logo, o próximo cisne que for observado será uma ave» é um argumento indutivo
fraco.
Cenário de resposta: (B); (C); (D).
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