domingo, 10 de fevereiro de 2019

Liberdade e Determinismo




Relação entre Liberdade e determinismo


PROBLEMA DA LIBERDADE E DETERMINISMO:
SEREMOS EFECTIVAMENTE LIVRES?

Respostas possíveis para o problema:
1 – Liberdade
2 - Determinismo

Liberdade:
Em sentido absoluto ou radical – Designa a possibilidade de agir na ausência de constrangimentos (internos ou externos). Aproxima-se muito da noção de livre – arbítrio.
Em sentido relativo – Designa a possibilidade de dispor de si mesmo, de se auto determinar, através da vontade, mas num campo limitado de possibilidades.

Determinismo:
Doutrina, frequentemente associada a uma visão determinista do mundo, segundo a qual todos os acontecimentos do Universo, incluindo as próprias acções humanas, estão submetidos a leis de carácter causal. Isto significa que todos os eventos, sem excepção, são efeitos: provocados por eventos anteriores.

PROBLEMA DO LIVRE – ARBÍTRIO:
COMPATIBILIZAR A LIBERDADE HUMANA COM AS OUTRAS FORÇAS QUE A PARECEM ANULAR?

Respostas possíveis para o problema:
1 - Determinismo (radical ou absoluto)
2 - Indeterminismo
3 - Compatibilismo
4 - Libertismo
Causa    →     Efeito
Relação necessária
(que não se podia fazer de outra maneira) de dependência mútua


1. DETERMINISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – A liberdade não é compatível com a força que a anula: a causa.
Tese que defende que as acções humanas são determinadas por causas necessárias (impossíveis de ser alteradas), são previsíveis e inevitáveis, portanto o ser humano não é livre.
1.1. ARGUMENTOS
1.1.1. Se o ser humano faz parte do mundo natural, então terá que obedecer às mesmas leis que os restantes fenómenos e seres. Desta forma, não há qualquer tipo de liberdade e, consequentemente, livre-arbítrio.
1.1.2. Se o passado controla o futuro, ou seja, se a uma causa se segue necessariamente um efeito e nós não podemos controlar as causas, isso significa que o ser humano não tem o poder para interferir no processo Causa-Efeito (não pode controlar a forma como a causa gera um efeito). Logo, não é livre.

1.2. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
1.2.1. As acções humanas são inevitáveis;
1.2.2. As acções humanas são meros efeitos de causas que não controlamos;
1.2.3. Não podemos ser responsabilizados pelas acções;
1.2.4. Se não podemos ser responsabilizados pelas nossas acções, então a noção de justiça e as ideias de Bem e Mal não fazem sentido;

NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO


2. INDETERMINISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade não é compatível com as forças que a anulam: o acaso e o aleatório. 
Tese que defende que as acções humanas são o resultado imprevisível do acaso e são indeterminadas, portanto o ser humano não é livre.
2.1.  ARGUMENTOS
2.1.1. Assim como num sistema microfísico não podemos prever o comportamento das partículas porque sobre elas actua o acaso, também não podemos prever as acções humanas – são imprevisíveis ou apenas prováveis. Assim, se o acaso controla as acções humanas, então tais acções não dependem da vontade livre do agente.
2.2. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
2.2.1. As acções humanas são aleatórias ou fruto do acaso.
2.2.2. As acções humanas são imprevisíveis, portanto não são livres.
2.2.3. O agente não pode ser responsabilizado.

NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO

DILEMA DO DETERMINISMO:
Tanto a tese Determinista como a tese Indeterminista, apesar de partirem de argumentos contrários, chegam à mesma conclusão: a negação da liberdade e da responsabilidade. Se o Determinismo for verdadeiro, as acções estão dependentes de causas que o agente não domina, logo não são livres. Se o Indeterminismo for verdadeiro, então as acções estão dependentes do acaso e não da vontade do agente, logo não são livres.

3. COMPATIBILISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO - A liberdade é compatível com o determinismo (forças que a anulam). 
Tese que defende que é possível compatibilizar o determinismo com a vontade livre, ou seja, aceita-se o determinismo do mundo natural mas também que há espaço para a liberdade e responsabilidade humana.
Assim, mesmo que as nossas acções sejam determinadas ou causadas, podemos sempre agir de maneira diferente, se assim escolhermos. 

ARGUMENTO PRINCIPAL DA TESE
3.1. CONSEQUÊNCIAS IMPLICADAS NA DEFESA DESTA TESE
3.1.1. Se, apesar de determinados podemos agir livremente, então não só somos livres como responsabilizados.

RESOLVE O DO PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO


4. LIBERTISMO

RESPOSTA AO PROBLEMA DO LIVRE ARBÍTRIO – Não há compatibilidade entre a liberdade e o determinismo, pois somos absolutamente livres.
Tese que defende, de modo radical, a liberdade e a responsabilidade humanas, ou seja, o ser humano não é determinado, pois ele tem o poder de se auto determinar através da sua mente.
4.1. ARGUMENTO
4.1.1. A vontade do ser humano não é causalmente determinada nem aleatória, pois o agente tem o poder de interferir no curso normal das coisas, através da sua mente.
Assim, defende-se uma separação entre o corpo e a mente, sendo que esta última está fora do domínio das leis da Natureza que determinam o ser humano. A mente é capaz de se auto determinar.
4.2. CONSEQUÊNCIA IMPLICADA NA DEFESA DESTA TESE
4.2.1. Se o ser humano é capaz de se auto determinar, então ele é absolutamente livre e responsável.
NÃO RESOLVE O PROBLEMA DO LIVRE-ARBÍTRIO

In Nota Positiva





                                            Lola

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