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Filosofia da ciência:
exercícios
1. Responda, de forma breve, às seguintes questões:
1. O que é a Filosofia da Ciência?
2. Que tipo de questões aborda a Filosofia da Ciência?
3. Defina senso-comum.
4. Caracterize o senso comum.
5. Exemplifique conhecimentos do senso comum.
6. Defina conhecimento cientifico.
7. Caracterize o conhecimento cientifico.
8. Exemplifique conhecimentos científicos.
9. Apresente o método hipotético-dedutivo.
10. Apresente o método indutivo.
11. Que criticas são feitas ao método indutivo.
12. Distinga os métodos hipotético-dedutivo e indutivo.
13. Que tipo de conhecimento está representado na imagem. Justifique.
14. Que característica desse conhecimento expressa a imagem?
15. Apresente outras características desse mesmo conhecimento.
2. Assinale as afirmações VERDADEIRAS e FALSAS.
A - A filosofia da ciência estuda questões científicas |
B - A filosofia da ciência é uma área da ciência |
C - Para o senso comum, o conhecimento é mediato e sensível |
D - O senso comum acumula conhecimentos |
E - O senso comum é dogmático porque é subjectivo |
F - A água ferve a 100º é um exemplo de senso comum. |
G -O conhecimento científico é preditivo |
H - Ser mensurável e quantificável é característica do conhecimento cientifico |
I - A linguagem científica gera ambiguidades |
J - O conhecimento científico é rigoroso e revisível |
L - Hoje o dia está quente é um exemplo de conhecimento cientifico |
M - No método hipotético dedutivo, da formulação da hipótese deduz-se a lei |
N - O método hipotético dedutivo é, para Galileu, o método da Ciência. |
O - O método indutivo inicia-se com uma teoria |
P - O método indutivo é criticado pela observação. |
3. Explique as criticas de Karl Popper ao método indutivo.
4. Defina os seguintes conceitos
a) Método científico
Conjunto de procedimentos e técnicas que as diversas ciências utilizam para descobrir, investigar e alcançar os seus objectivos. Abrange os procedimentos ordenados e sistematizados que as ciências seguem para estabelecer leis e teorias científicas.
b) Método indutivo
Procedimentos metodológicos que permitem formular hipóteses a partir de dados de observações.
c) Lei científica
É um enunciado universal, postulado a partir do processo de experimentação, que sintetiza numa fórmula um padrão constante de funcionamento da Natureza.
d) Teorias científicas
São modelos teóricos descritivos e interpretativos que combinam e interligam conjuntos de leis e hipóteses explicativas coerentes, permitindo deduzir novas leis ou formular hipóteses tendo em vista a explicação de novos factos.
e) Cientismo
f) Revisibilidade
g) Problema da Indução
h) Conhecimento vulgar
i) Conhecimento cientifico
j) Subjectividade
l) Objectividade
m) Hipótese
1. Qual das seguintes questões não é uma questão de filosofia da ciência?
A. Será que sabemos o que julgamos saber?
B. O que é uma explicação científica?
C. O que caracteriza o método da ciência?
D. O que distingue as teorias científicas das que não são científicas?
2. O senso comum é …
A. o conjunto de crenças partilhadas por um grupo restrito dentro de uma comunidade.
B. o conjunto de crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de geração em geração.
C. o conjunto de crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de forma crítica de geração em geração.
D. o conjunto de conhecimentos práticos, metódica e sistematicamente fundamentados.
D. o conjunto de conhecimentos práticos, metódica e sistematicamente fundamentados.
4. O conhecimento científico difere do conhecimento vulgar …
A. porque é assistemático.
B. apenas porque é sistemático.
C. porque visa explicar sistematicamente os factos.
D. porque visa explicar os factos, mas não sistematicamente.
A. porque é assistemático.
B. apenas porque é sistemático.
C. porque visa explicar sistematicamente os factos.
D. porque visa explicar os factos, mas não sistematicamente.
5. O senso comum é …
A. o conjunto de crenças partilhadas por um grupo restrito dentro de uma comunidade.
B. o conjunto de crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de geração em geração.
C. o conjunto de crenças amplamente partilhadas pelos seres humanos, justificadas pela experiência quotidiana e transmitidas de forma crítica de geração em geração.
D. o conjunto de conhecimentos práticos, metódica e sistematicamente fundamentados.
D. o conjunto de conhecimentos práticos, metódica e sistematicamente fundamentados.
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