Como se analisa um texto em Filosofia?
TEXTO 1
Tarefa:
Analise o Texto tendo em conta: Tema, Tese, Argumentos, Conclusão e
Conceitos.
Como nunca
estudaste filosofia na escola, talvez tenhas uma ideia vaga ou até errada sobre
o assunto. Ou talvez não tenhas ideia nenhuma. Como é natural, ficarás a saber
melhor o que é a filosofia depois
de a teres estudado correctamente. Mas é conveniente dar-te já uma ideia do que
é a filosofia. Deste modo, poderás orientar-te melhor na disciplina. É este o
objectivo deste primeiro capítulo.
Provavelmente,
estás habituado a definir as ciências como a história ou física em termos
de objecto e método. Por
exemplo:
· A aritmética elementar estuda as
principais propriedades da adição, da subtracção, etc. O seu método é a
demonstração matemática.
· A biologia estuda as propriedades dos
organismos vivos. O seu método é a observação e a elaboração de teorias que
depois são testadas, por vezes em laboratórios.
· A economia estuda as relações económicas.
O seu método é a análise de dados estatísticos e a tentativa de produzir
modelos explicativos das relações económicas.
Também a filosofia tem um objecto e um método de estudo.
A filosofia tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas ciências,
nas artes, nas religiões e no dia-a-dia. A filosofia estuda conceitos como os
seguintes: o bem moral, a arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O
seu método é a troca de argumentos, a discussão de ideias.
Desidério Murcho, O que é a Filosofia?
TEMA: O que é a Filosofia?
TESE: A relação entre a Filosofia e as Ciências - o objecto e o método.
ARGUMENTOS: Tal como a Aritmética, a Biologia e Economia têm
um objecto de estudo e um método, também a Filosofia tem um objecto de estudo e
um método.
CIÊNCIA |
OBJECTO |
MÉTODO |
Aritmética |
Principais
propriedades da adição e subtracção. |
Demonstração matemática |
Biologia |
Propriedades dos organismos vivos |
Observação e
elaboração de teorias
a ser testadas em
laboratórios. |
Economia |
Relações
económicas. |
Análise de dados
estatísticos e a tentativa de produzir modelos explicativos das r
relações económicas. |
CONCLUSÃO:
A filosofia
tem como objecto os conceitos mais básicos que usamos nas
ciências, nas artes, nas religiões e no dia-a-dia – tais como: o bem moral, a
arte, o conhecimento, a verdade, a realidade, etc. O seu método é
a troca de argumentos e a discussão crítica de ideias.
CONCEITOS:
Filosofia, Ciência, Objecto, Método.
TEXTO 2
Tarefa
1:
Analise
o Texto tendo em conta: Tema, Tese, Argumentos, Conclusão e Conceitos.
A filosofia é diferente
da ciência e da matemática. Ao contrário da ciência, não assenta em
experimentações nem na observação, mas apenas no pensamento. E ao contrário da
matemática não tem métodos formais de prova. A filosofia faz-se colocando
questões, argumentando, ensaiando ideias e pensando em argumentos possíveis
contra elas, e procurando saber como funcionam realmente os nossos conceitos.
A preocupação
fundamental da filosofia é questionar e compreender ideias muito comuns que
usamos todos os dias sem pensar nelas. Um historiador pode perguntar o que
aconteceu em determinado momento do passado, mas um filósofo perguntará: “O que
é o tempo?” Um matemático pode investigar as relações entre os números, mas um
filósofo perguntará: “o que é um número?” Um físico perguntará o que constitui
os átomos ou o que explica a gravidade, mas um filósofo irá perguntar como
podemos saber que existe qualquer coisa fora das nossas mentes. Um psicólogo
pode investigar como as crianças aprendem uma linguagem, mas um filósofo
perguntará: “Que faz uma palavra significar qualquer coisa?” Qualquer pessoa
pode perguntar se entrar num cinema sem pagar está errado, mas um filósofo
perguntará: “O que torna uma acção boa ou má?”
Não poderíamos viver sem
tomar como garantidas as ideias de tempo, número, conhecimento, linguagem, bem
e mal, a maior parte do tempo; mas em filosofia investigamos essas mesmas
coisas. O objectivo é levar o conhecimento do mundo e de nós um pouco mais
longe. É óbvio que não é fácil. Quanto mais básicas são as ideias que tentamos
investigar, menos instrumentos temos para nos ajudar. Não há muitas coisas que
possamos assumir como verdadeiras ou tomar como garantidas. Por isso, a filosofia é uma actividade de certa forma
vertiginosa, e poucos dos seus resultados ficam por desafiar por muito tempo.
Thomas Nagel,
O que quer dizer tudo isto?
TEMA: A Filosofia e as Ciências.
TESE: A Filosofia é diferente das Ciências.
ARGUMENTOS:
- A Filosofia assenta no pensamento e as Ciências nas observações e experiências laboratoriais.
- A Filosofia não tem métodos formais de prova - a matemática demostra.
- A Filosofia constrói-se com questões, argumentos, contra-argumentos e conceitos.
- O objectivo da Filosofia é investigar questões ligadas ao conhecimento, à arte, à religião e ao quotidiano.
- O objectivo é ampliar o nosso conhecimento.
- A Filosofia interroga/indaga o real e formula questões básicas.
CONCLUSÃO: A Filosofia é uma actividade contínua cujas verdades são temporárias pois podem ser postas em causa por outros filósofos.
CONCEITOS: Filosofia, Ciências, Questões básicas.
Tarefa
2
Tendo
por base o segundo parágrafo do texto, elabore uma tabela com os seguintes
aspectos:
Ciência/Questão
Filosofia/Questão
Homem vulgar/ Questão
Área da Filosofia
CIÊNCIA |
QUESTÃO CIENTIFICA |
QUESTÃO FILOSÓFICA |
ÁREA DA FILOSOFIA |
História |
O
que aconteceu no séc. XVII? |
O
que é o Tempo? |
Metafísica |
Matemática |
O que são relações numéricas? |
O que é o número? |
Metafísica |
Física |
Qual a composição dos átomos? O que explica a gravidade? |
O que é o conhecimento cientifico? O que é o método da Ciência? |
Epistemologia |
Psicologia |
Como é que as crianças aprendem a linguagem? | O que é a linguagem? | Filosofia da Linguagem |
Homem Vulgar |
Posso ir
ao cinema sem pagar bilhete? |
O que é uma acção moralmente má? |
Ética/Filosofia
Moral |
TEXTO 3
Tarefas:
A) Analise o Texto tendo em conta: Tema, Tese, Argumentos, Conclusão e Conceitos.
A filosofia é uma
atividade: é uma forma de pensar acerca de certas questões. A sua
característica mais marcante é o uso de argumentos lógicos. A atividade dos
filósofos é, tipicamente, argumentativa: ou inventam argumentos, ou criticam os
argumentos de outras pessoas ou fazem as duas coisas. Os filósofos também
analisam e clarificam conceitos. (...)
Que tipo de coisas
discutem os filósofos (...)? Muitas vezes, examinam crenças que quase toda a
gente aceita acriticamente a maior parte do tempo. Ocupam-se de questões
relacionadas com o que podemos chamar vagamente «o sentido da vida»: questões
acerca da religião, do bem e do mal, da política, da natureza do mundo
exterior, da mente, da ciência, da arte e de muitos outros assuntos. Por
exemplo, muitas pessoas vivem as suas vidas sem questionarem as suas crenças
fundamentais, tais como a crença de que não se deve matar. Mas por que razão
não se deve matar? Que justificação existe para dizer que não se deve matar?
Não se deve matar em nenhuma circunstância? E, afinal, que quer dizer a palavra
«dever»? Estas são questões filosóficas. Ao examinarmos as nossas crenças, muitas
delas revelam fundamentos firmes; mas algumas não. O estudo da filosofia não só
nos ajuda a pensar claramente sobre os nossos preconceitos, como ajuda a
clarificar de forma precisa aquilo em que acreditamos. Ao longo desse processo
desenvolve-se uma capacidade para argumentar de forma coerente sobre um vasto
leque de temas - uma capacidade muito útil que pode ser aplicada em muitas
áreas.
Nigel
Warburton,
Elementos Básicos de Filosofia
B) Retire do texto duas questões e diga em que Áreas da
Filosofia elas são estudadas.
QUESTÃO |
ÁREA DA FILOSOFIA |
Qual o sentido da vida? |
Filosofia da Existência |
O que é o dever? |
Ética/Filosofia Moral |
TEXTO 4
Tarefa: Analise o Texto tendo em conta: Tema, Tese, Argumentos, Conclusão e Conceitos.
Pensemos
(...) numa afirmação como “Nenhum objeto pode viajar mais depressa do que a
luz”. As afirmações das ciências empíricas são afirmações do género desta:
afirmações que se referem ao mundo que podemos observar pelos sentidos ou que
podemos inferir a partir de observações e medições complicadas realizadas com
instrumentos como um espectrómetro ou um radiotelescópio. Mas por mais que
façamos medições e observações não iremos descobrir se os animais têm direitos,
nem se Deus existe, nem se há números.
Ao
contrário da física e da biologia, a filosofia não tem um carácter empírico; é
um estudo conceptual. Neste aspeto, a filosofia é mais parecida com a
matemática, que também não é uma disciplina empírica. Mas a filosofia
distingue-se da matemática por várias razões. Em primeiro lugar, não dispõe de
métodos formais de demonstração, como a matemática; em segundo lugar, não se
ocupa do tipo de problemas de que se ocupa a matemática. Mas de que tipo de
problemas se ocupa afinal a filosofia?
(…)
O que distingue os problemas da filosofia dos problemas da ciência é o seu
carácter conceptual, a sua generalidade e a inexistência de fronteiras
precisas. Os problemas da matemática são também bastante gerais e em grande
medida conceptuais — mas têm fronteiras muito precisas. Não se pode determinar
matematicamente se os animais têm direitos; não se pode determinar
matematicamente se Deus existe — e nem sequer se pode determinar
matematicamente se os números existem independentemente de nós. Qualquer
problema com suficiente generalidade, de carácter conceptual e para a solução
do qual não exista qualquer ciência pode ser um problema filosófico. Os
problemas da matemática têm fronteiras muito claras: têm de poder ser
resolvidos pelos métodos formais da matemática. Em filosofia, pelo contrário,
não há métodos formais para resolver problemas.
(…)
Uma das características da filosofia é o facto de não ser uma investigação
empírica, como já sublinhei; para saber se os animais têm direitos ou se Deus
existe, não tenho de fazer trabalho científico de campo, não tenho de fazer
experiências em laboratórios, nem tenho de elaborar inquéritos, nem tenho de
fazer estatísticas; limito-me a pensar. Posso ter de usar dados empíricos
fornecidos pelas ciências; mas não compete à filosofia fazer o levantamento
desses dados.
Desidério Murcho, O que é a Filosofia?
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