Preparação
1ª Ficha de Avaliação
10º
Ano
2022/2023
Tema: Introdução à Filosofia e ao Filosofar
Lógica
Estrutura da Ficha de Avaliação:
Grupo I - 8 questões de escolha múltipla. (40 pontos).
Grupo II - Questões de resposta restrita:
completar afirmações com conceitos ou definir conceitos ou responder a questões directamente formuladas. (60
pontos).
Grupo II - Questões de resposta restrita:
identificar questões filosóficas e não filosóficas ou inserir questões
filosóficas nas áreas ou disciplinas da Filosofia ou identificar proposições ou negar proposições categóricas.. (50 pontos).
Grupo IV - 1 questão de resposta
extensa - Análise de um texto (50 pontos).
Tempo : 60 minutos
Aprendizagens essenciais:
Filosofia e ao
Filosofar
1.
Definir Filosofia.
2. Reconhecer o objecto e método da
Filosofia.
3. Relacionar Filosofia e outras ciências
( o que há de comum e de diferente)
4. Identificar conceitos filosóficos.
5. Identificar e explicar as competências
da Filosofia.
6. Caracterizar a Filosofia (saber
conceptual, racional, actividade crítica....)
7. Justificar: "Toda a filosofia é
reflexão mas nem toda a reflexão é filosófica".
8. Explicar porque é que a Filosofia lança
questões acerca de outras abordagens do real.
9. Saber como se analisa um texto
filosófico.
10. Justificar que a filosofia é um
saber discursivo.
11. Reconhecer que os argumentos devem
ser....
12. Reconhecer a necessidade do uso
de argumentos.
13. Explicar que a verdade em Filosofia
é.....
14. Identificar os elementos da Filosofia.
15. Conhecer exemplos de
questões filosóficas.
16. Distinguir questões filosóficas
de questões não filosóficas em exemplos dados.
18.Explicar porque é que as questões
filosóficas são conceptuais.
19. Mostrar porque é que a Filosofia exige
pensamento crítico
20. Explicar porque é que as
respostas dadas às questões filosóficas não são consensuais.
20. Relacionar questões filosóficas e as
áreas ou disciplinas da Filosofia.
Lógica Proposicional
21. Indicar o objecto de
estudo da Lógica.
22. Reconhecer a necessidade/importância
da Lógica.
23. Explicar os conceitos de tese,
argumento, validade, proposição.
24. Distinguir verdade e validade.
25. Distinguir frase e Proposição.
26. Identificar, em exemplos,
Proposições e não Proposições.
27. Distinguir proposições simples e
proposições complexas.
28. Negar proposições
universais, particulares e singulares.
29. Identificar Proposições contrárias, subcontrárias e contraditórias.
30. Aplicar a contraditória de uma proposição (negação de proposições).
Vamos, então, testar
os conhecimentos
Apresente a única opção correcta:
1. O Filósofo é aquele que:
A. tudo sabe.
B. busca a sabedoria.
C. nada sabe.
D. possui a ilusão de saber muito.
2. Em qual das seguintes opções é formulado um
problema filosófico?
(A) Por que razão
há pessoas que se suicidam?
(B) Será que há regras morais absolutas?
(C) Haverá seres
extraterrestres inteligentes?
(D) Foi a
filosofia de Kant influenciada pela educação religiosa?
3. Declaramos
aquilo que julgamos ser verdadeiro por meio de
A. Argumentos
B. Premissas
C. Proposições
D. Teorias
4. A conclusão de um argumento é
A. Uma proposição
B. Uma proposição verdadeira
C. Uma proposição que justifica
as outras
D. Uma
proposição indiscutível
5. A negação da proposição “Nem todos os burros são inteligentes”.
A. Todos os burros
são inteligentes”
B. Alguns burros são
inteligentes”
C. Alguns burros não são
inteligentes”
D. Nenhum burro é inteligente.
6.
1. Estuda para teres boa nota.
2. Oxalá te corra bem!
3. Se estudares, o teste
corre-te bem.
4. O
teste é muito fácil.
A. Só 1, 3 e 4 exprimem proposições.
B. Só 4 exprime uma
proposição.
C. Só 3 e 4 exprimem proposições.
D. Só 1, 2 e
3 exprimem proposições
7. A forma lógica
de uma proposição condicional é…
A. “Todo o A é B”.
B. “P se e apenas se
Q”.
C. “Algum A não é B”.
D. “Se
P então Q.
8. Analise o seguinte texto
"Devemos procurar o valor da filosofia, de facto, em grande medida
na sua própria incerteza. O homem sem rudimentos de filosofia passa pela
vida preso a preconceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras da
sua época ou da sua nação, e a convicções que cresceram na sua mente sem a
cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. Para tal homem o mundo
tende a tornar-se definitivo, finito, óbvio; os objetos comuns não levantam
questões, e as possibilidades incomuns são rejeitadas com desdém. Pelo
contrário, mal começamos a filosofar, descobrimos, como vimos nos nossos
capítulos de abertura, que mesmo as coisas mais quotidianas levam a problemas
aos quais só se podem dar respostas muito incompletas. A
filosofia, apesar de não nos poder dizer com certeza qual é a resposta
verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas
possibilidades que alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do
costume.”
Bertrand Russell, Princípios da
Filosofia
TEMA: O Valor da Filosofia
PROBLEMA : Qual o valor da Filosofia?
TESE : O valor
da filosofia reside, em grande medida, na sua própria incerteza.
Argumentos:
-
A filosofia, apesar de não nos poder dizer com certeza qual é a resposta
verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas possibilidades que
alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do costume.
- filosofar
alarga o nosso pensamento e liberta-o da tirania do costume.
- O homem sem rudimentos de filosofia passa pela
vida preso a preconceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras da
sua época ou da sua nação, e a convicções que cresceram na sua mente sem a
cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa.
-
Para tal homem o mundo tende a tornar-se definitivo, finito, óbvio; a realidade não suscita questões e o homem não procura um sentido para a sua existencia.
CONCEITOS: FILOSOFIA, SENSO COMUM,
PRECONCEITOS, INCERTEZA
9. Assinale, com um X, as questões filosóficas e
não filosóficas
|
QUESTÃO |
FILOSÓFICA |
NÃO FILOSÓFICA |
A |
Que
elementos entram na composição do Quartzo? |
|
X |
B |
O que é o
tempo? |
X |
|
C |
Quem
escreveu os Lusíadas? |
|
|
D |
Porque é
que a "Monalisa" é uma obra de arte? |
|
|
E |
Será que
Deus existe? |
|
|
F |
O que é o
dever? |
|
|
G |
Qual a
raíz quadrada de 99? |
|
|
H |
Qual o
melhor dos regimes políticos? |
|
|
I |
Qual a
pena prevista no código penal por homicídio qualificado? |
|
|
J |
Quem é
Platão? |
|
|
L |
Em que
consistem o bem e o mal? |
|
|
M |
Será de
aceitar a eutanásia? |
|
|
N |
Se o homem é livre, porque é que não faço tudo o que me apetece? |
|
|
O |
O que torna uma sociedade justa? |
|
|
P |
Qual a origem do conhecimento? |
|
|
Q |
Qual a composição da água? |
|
|
10. Justifique a sua opção nas seguintes questões:
Questão |
Justificação |
A |
|
D |
|
G |
|
J |
|
N |
|
Q |
|
11. Das
seguintes frases, quais são proposições?
A) Os homens são peixes.
B) Onde moras?
C) Kant é um filósofo alemão.
D) Adoro este prémio!
12.Coloque as seguintes proposições na forma padrão e
classifique-as quanto à quantidade e qualidade.
A) Se é animal é ser vivo. Todo o animal é ser vivo. Universal afirmativa. Tipo A
B) Há animais que não voam.
C) Tempo é dinheiro.
D) Existem professores altos.
13. Identifique as questões
que são filosóficas e as respetivas áreas da Filosofia em que se inserem.
A) Como se
reproduzem as plantas?
B) Qual a
composição química da água?
C) Que valores devem
orientar a vida humana?
D) Quais as coordenadas
geográficas da vila de Arouca?
E) Há guerras justas?
F) Que critérios definem
um objeto artístico?
G) Qual a natureza da
alma?
H) Não encontro emprego.
Porquê?
I) Conhecemos a
realidade como ela é ou apenas como ela é para nós?
14. Qual
das seguintes expressões é uma proposição?
A. Os homens são mortais?
B. Os homens são mortais!
C. Os homens são mortais
D. Oxalá os homens
não sejam mortais
15. Dada a definição, identifique os conceitos.
Definição |
Conceito |
É sustentada por argumentos |
Tese |
É Verdadeira ou Falsa |
Proposição |
É válido ou não válido |
Argumento |
É um sistema formal |
Lógica proposicional |
Letras que substituem as proposições |
Variáveis proposicionais |
Afirmam sem condição ou alternativa |
Proposições categóricas |
São universais e afirmativas |
Proposições de tipo A |
Diagrama que contem os quatro tipos de
proposições simples. |
Quadrado da Oposição |
16. Das afirmações seguintes,
identifica aquelas que são proposições:
a) Hoje está um calor!
b) As mentiras são desprezíveis.
c) Boa viagem!!
d) Quem me dera que o João estudasse como deveria!!!
e) A que horas é a camioneta?
f) Em novembro há castanhas.
g) O Pai Natal não existe.
17. As frases
"Paris é a capital de França" e "A capital de França é
Paris" exprimem....
A. proposições diferentes porque são frases diferentes.
B. a mesma proposição porque significam o mesmo.
C. a mesma proposição porque
têm o mesmo assunto.
D. proposições diferentes
porque têm significados diferentes
18. Responda, de uma breve, às seguintes questões: |
|
||||||||||||||||
A. Por que
razão apenas as frases declarativas exprimem proposições? |
|||||||||||||||||
B. O que é
uma proposição? |
|||||||||||||||||
CC. Um
enunciado declarativo apenas pode exprimir uma proposição? |
|
||||||||||||||||
D. Que
valor de verdade tem uma proposição que não seja verdadeira? |
|
||||||||||||||||
E. Quando
é que uma proposição é verdadeira? F. O
que são variáveis proposicionais? A lógica formal ocupa-se da forma dos argumentos e, por
isso, é mais fácil representar cada proposição simples com uma letra - P, Q,
R, ... - (chamadas variáveis proposicionais) e as conectivas pelos seus
respectivos símbolos. As variáveis proposicionais são as letras que substituem as
proposições. 19. Identifique
as proposições e não proposições: A. “Quantos
anos tens?” B. “Estuda
todos os dias!” C. “Quero tirar positiva a Filosofia!” D. “Juro que amanhã trago o livro.” E. “Deus existe.” F. “O Homem não é livre.” 20. Indique quais das seguintes frases exprimem
proposições: |
|
||||||||||||||||
|
|
||||||||||||||||
21. Coloque na expressão
canónica:
A. Terás positiva no teste, caso estudes
muito.
B. As teorias filosóficas embora sejam
racionais são discutíveis.
C. Para a vida ter sentido, basta Deus
existir.
D. Uma ação tem valor moral se é feita por
dever.
E. A inteligência é hereditária, a não ser
que seja a emotividade.
22. Negue as seguintes
proposições:
PROPOSIÇÂO |
NEGAÇÃO |
Todos os filhos são meigos |
|
Ambrósio tem um lindo olhar |
|
Alguns filhos não são altos |
|
Se Afonso toca guitarra, então ele
é feliz. |
Afonso toca guitarra mas (ou e) não é feliz. |
Nenhum filho é irracional |
|
Alguns filhos gostam de pudim. |
|
23. Identifique a
proposição, identifique o tipo e apresente a sua contraditória.
PROPOSIÇÂO |
Tipo de Proposição |
CONTRADIÇÃO |
Há filhos que não gostam de música |
|
|
Se é filho gosta de motos |
|
|
Nem todos os filhos sabem música. |
|
|
Todos os filhos não gostam de
estudar musica |
|
|
Se não toca guitarra, então é
infeliz |
|
|
Se gosta de música, então tem bom
gosto. |
|
|
24. Responda, de uma forma breve, às
seguintes questões.
A. O que é a lógica?
É
uma área da filosofia que avalia a
validade de um argumento.
Distinga Proposições simples e complexas? Exemplifique.
As proposições podem ser simples (ex.:
“Rodolfo come peixe”) ou compostas (enunciados compostos por 2 ou mais
proposições simples articuladas entre si ex.: “Rodolfo come carne e peixe”)
Quantas proposições temos no exemplo?
Duas: Platão é grego e Sócrates é Grego. De
seguida vamos substituir cada proposição por uma letra
p: Platão é grego.
q: Sócrates é grego.
Então, substituindo as proposições por
letras, fica:
P e Q
logo, P
Defina variáveis
proposicionais?
São as letras que substituem as proposições
Defina uma conetiva (ou operador) proposicional?
Entende-se por conectiva expressões que se podem acrescentar a uma frase ou frases, formando assim novas frases:
Por exemplo: se juntarmos a expressão «ou»
às frases «Platão era romano» e «Platão era grego», ficamos com a frase «Platão
era romano ou Platão era grego».
25.
Responda às seguintes questões
1.Quem é o filósofo?
Todas as pessoas podem
questionar-se e sentir o desejo de procurar o saber – mas o filósofo fá-lo de
modo crítico e antidogmático colocando em causa as aparências. A filosofia é
uma actividade de reflexão racional, interrogativa e crítica, que vai à raiz
dos problemas e que tem como propósito a compreensão do real na sua totalidade.
2. Será que todo o homem é filósofo?
Todos os homens são filósofos mas só um
pequeno número de pessoas é filósofo sistemático ou profissional. Há, por isso níveis
diferentes de filosofar –filosofar espontâneo e filosofar sistemático.
3. O que distingue o filosofar espontâneo do filosofar
sistemático?
O filosofar espontâneo surge de modo
natural a partir das vivências do quotidiano e das experiências da vida.
É o filosofar do homem comum que, apesar
de não saber o que é a filosofia, não fica impedido de filosofar.
O homem comum pensa e reflecte sobre os
problemas que a vida lhe coloca, mas a sua reflexão é ocasional, pontual, pouco
crítica e pouco profunda. Muitas vezes ele nem se apercebe da complexidade das
questões que o interpelam, sendo que a sua filosofia se expressa nas opiniões,
nos provérbios e em crenças.
O filosofar sistemático é próprio dos
filósofos profissionais, que dedicam o seu tempo à reflexão crítica. Conhecem a
história da filosofia e a evolução das diversas problemáticas, a sua reflexão
tem um âmbito académico, é mais crítica, mais rigorosa, mais coerente. É um
filosofar que implica o domínio conceitos filosóficos e exige a articulação
coerente do pensamento com uma fundamentação argumentativa.
4. Compare Filosofia e Ciência, quanto ao objecto e ao método.
A filosofia, tal como a ciência, é
um saber metódico, racional, crítico, que assenta em regras e lógicas racionais
que ultrapassam o senso comum. Todavia, existem algumas diferenças, nomeadamente:
Cada ciência delimita claramente o seu objecto de estudo,
investiga um sector bem delimitado do real. Já a filosofia tem um objecto que
não se restringe apenas a uma área, o questionar dos filósofos é ilimitado,
exercendo-se no sentido de uma apreensão do real na sua totalidade, incide
sobre a globalidade da experiência vivida.
Também há diferenças no método utilizado na
procura do conhecimento. Enquanto a validação do conhecimento científico exige
a sua verificação experimental, o método da filosofia assenta no exercício
reflexivo, a validação do conhecimento filosófico depende da validade da
argumentação usada para a justificar.
Enquanto a ciência recorre à experiência, da qual resultam dados ou conhecimentos objectivos, a filosofia não pode apresentar respostas objectivas e definitivas para um dado problema. As respostas da filosofia resultam de um exercício de reflexão critica, continuada e insatisfeita, mas não constituem soluções aceites por todos, como acontece nas comunidades científicas.
5. Porque é que a definição de Filosofia
não é consensual?
A filosofia é um problema para si
mesma na medida em que a definição de filosofia não pode ser dada de forma
conclusiva, fixa e definitiva que possa ser aceite por todos os filósofos. A
resposta ao que é a filosofia deverá ser procurada no interior de cada sistema
filosófico particular. Cada filósofo apresenta uma definição de filosofia tendo
em conta a sua própria filosofia, o seu modo de interpretar a vida e o mundo, o
seu contexto espaço temporal e as influencias que terá recebido de outros
filósofos. Cada filósofo, cada filosofia, dará uma resposta diferente. Não há
apenas uma definição de filosofia - Há muitas definições de filosofia, sendo
todas elas igualmente aceitáveis pois exprimem a mundividência dos filósofos.
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