quarta-feira, 19 de outubro de 2022

Preparação Ficha de Avaliação 10º Ano

 

Pedras Parideiras, Arouca


Preparação 1ª Ficha de Avaliação

10º Ano

2022/2023

Tema: Introdução à Filosofia e ao Filosofar

Lógica

 

Estrutura da Ficha de Avaliação:

Grupo I - 8 questões de escolha múltipla. (40 pontos). 

   

Grupo II - Questões de resposta restrita: completar afirmações com conceitos ou definir conceitos ou responder a questões directamente formuladas.   (60  pontos).

 

Grupo II - Questões de resposta restrita: identificar questões filosóficas e não filosóficas ou inserir questões filosóficas nas áreas ou disciplinas da Filosofia ou identificar proposições ou negar proposições categóricas..  (50  pontos).

 

Grupo IV - 1 questão de resposta extensa - Análise de um texto (50 pontos).

 


Tempo : 60 minutos 

Aprendizagens essenciais:

 

Filosofia e ao Filosofar

1. Definir Filosofia.

2. Reconhecer o objecto e método da Filosofia.

3. Relacionar Filosofia e outras ciências ( o que há de comum e de diferente)

4. Identificar conceitos filosóficos.

5. Identificar e explicar as competências da Filosofia.

6. Caracterizar a Filosofia (saber conceptual, racional, actividade crítica....)

7. Justificar: "Toda a filosofia é reflexão mas nem toda a reflexão é filosófica".

8. Explicar porque é que a Filosofia lança questões acerca de outras abordagens do real.

9. Saber como se analisa um texto filosófico.

10. Justificar que  a filosofia é um saber discursivo.

11. Reconhecer que os argumentos devem ser....

12. Reconhecer a  necessidade do uso de argumentos.

13. Explicar que a verdade em Filosofia é.....

14. Identificar os elementos da Filosofia.

15. Conhecer  exemplos de questões filosóficas.

16. Distinguir questões filosóficas de questões não filosóficas em exemplos dados.

18.Explicar porque é que as questões filosóficas são conceptuais.

19. Mostrar porque é que a Filosofia exige pensamento crítico

20. Explicar porque é  que as respostas dadas às questões filosóficas não  são consensuais.

20. Relacionar questões filosóficas e as áreas  ou disciplinas da Filosofia.

Lógica Proposicional

21. Indicar o objecto de estudo da Lógica.

22. Reconhecer a necessidade/importância da Lógica.

23. Explicar os conceitos de tese, argumento, validade, proposição.

24. Distinguir verdade e validade.

25. Distinguir frase e Proposição.

26. Identificar, em exemplos, Proposições e não Proposições.

27. Distinguir proposições simples e proposições complexas. 

28. Negar proposições universais, particulares e singulares.

29. Identificar Proposições contrárias, subcontrárias e contraditórias.

30. Aplicar a contraditória de uma proposição (negação de proposições).


Museu das Trilobites, Arouca

 

Vamos, então, testar 

os conhecimentos 

 

Apresente a única opção correcta:

 

1.   O Filósofo é aquele que:

A.   tudo sabe.

B.   busca a sabedoria.

C.   nada sabe.

D.   possui a ilusão de saber muito.

 

2. Em qual das seguintes opções é formulado um problema filosófico?

(A)  Por que razão há pessoas que se suicidam?

(B)  Será que há regras morais absolutas?

(C)  Haverá seres extraterrestres inteligentes?

(D)  Foi a filosofia de Kant influenciada pela educação religiosa?

 

 3.    Declaramos aquilo que julgamos ser verdadeiro por meio de

A. Argumentos

B. Premissas

C. Proposições

D. Teorias

 

4.    A conclusão de um argumento é

A.  Uma proposição

B.  Uma proposição verdadeira

C.  Uma proposição que justifica as outras

D.  Uma proposição indiscutível

 

5. A negação da proposição “Nem todos os burros são inteligentes.

 

A. Todos os burros são inteligentes

B.  Alguns burros são inteligentes

C.  Alguns burros não são inteligentes

D.  Nenhum burro é inteligente.

 

6.

1.   Estuda para teres boa nota.

 2.  Oxalá te corra bem!

 3.  Se estudares, o teste corre-te bem.

   4.  O teste é muito fácil.

 

A. Só 1, 3 e 4 exprimem proposições.

B.  Só 4 exprime uma proposição.

C.  Só 3 e 4 exprimem proposições.

D.  Só 1, 2 e 3 exprimem proposições

 

7. A forma lógica de uma proposição condicional é…

    A.  “Todo o A é B”.

    B.  “P se e apenas se Q”.

    C.  “Algum A não é B”.

    D.  “Se P então Q.

  

8. Analise o seguinte texto

"Devemos procurar o valor da filosofia, de facto, em grande medida na sua própria incerteza. O homem sem rudimentos de filosofia passa pela vida preso a preconceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras da sua época ou da sua nação, e a convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. Para tal homem o mundo tende a tornar-se definitivo, finito, óbvio; os objetos comuns não levantam questões, e as possibilidades incomuns são rejeitadas com desdém. Pelo contrário, mal começamos a filosofar, descobrimos, como vimos nos nossos capítulos de abertura, que mesmo as coisas mais quotidianas levam a problemas aos quais só se podem dar respostas muito incompletas. A filosofia, apesar de não nos poder dizer com certeza qual é a resposta verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas possibilidades que alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do costume.”

Bertrand Russell, Princípios da Filosofia

 

TEMA: O Valor da Filosofia

PROBLEMA : Qual o valor da Filosofia?


TESE : 
O valor da filosofia reside, em grande medida, na sua própria incerteza.

Argumentos:

- A filosofia, apesar de não nos poder dizer com certeza qual é a resposta verdadeira às dúvidas que levanta, é capaz de sugerir muitas possibilidades que alargam os nossos pensamentos e os libertam da tirania do costume.

-  filosofar alarga o nosso pensamento e liberta-o da tirania do costume.

 O homem sem rudimentos de filosofia passa pela vida preso a preconceitos derivados do senso comum, a crenças costumeiras da sua época ou da sua nação, e a convicções que cresceram na sua mente sem a cooperação ou o consentimento da sua razão deliberativa. 

- Para tal homem o mundo tende a tornar-se definitivo, finito, óbvio; a realidade   não suscita questões e o homem não procura um sentido para a sua existencia.

 CONCEITOS: FILOSOFIA, SENSO COMUM, PRECONCEITOS, INCERTEZA

 

9. Assinale, com um X, as questões filosóficas e não filosóficas

 

QUESTÃO

FILOSÓFICA

NÃO FILOSÓFICA

A

Que elementos entram na composição do Quartzo?

 

 X

B

O que é o tempo?

 X

 

C

Quem escreveu os Lusíadas?

 

 

D

Porque é que a "Monalisa" é uma obra de arte?

 

 

E

Será que Deus existe?

 

 

F

O que é o dever?

 

 

G

Qual a raíz quadrada de 99?

 

 

H

Qual o melhor dos regimes políticos?

 

 

I

Qual a pena prevista no código penal por homicídio qualificado?

 

 

J

Quem é Platão?

 

 

L

Em que consistem o bem e o mal?

 

 

M

Será de aceitar a eutanásia?

 

 

N

Se o homem é livre, porque é que não faço tudo o que me apetece?

 

 

O

O que torna uma sociedade justa?

 

 

P

Qual a origem do conhecimento?

 

 

Q

Qual a composição da água?

 

 

  

10. Justifique a sua opção nas seguintes questões:

 

Questão

Justificação

A

 

D

 

G

 

J

 

N

 

Q

 

 

11.  Das seguintes frases, quais são proposições?

     A) Os homens são peixes.

B) Onde moras?

C) Kant é um filósofo alemão.

D) Adoro este prémio!

 

 

12.Coloque as seguintes proposições na forma padrão e classifique-as quanto à quantidade e qualidade.

A) Se é animal é ser vivo. Todo o animal é ser vivo. Universal afirmativa. Tipo A

 B) Há animais que não voam.

C) Tempo é dinheiro.

D) Existem professores altos.

        

13. Identifique as questões que são filosóficas e as respetivas áreas da Filosofia em que se inserem.

A)  Como se reproduzem as plantas? 

B)  Qual a composição química da água?

C) Que valores devem orientar a vida humana?

D) Quais as coordenadas geográficas da vila de Arouca?

E) Há guerras justas?

F) Que critérios definem um objeto artístico?

G) Qual a natureza da alma?

H) Não encontro emprego. Porquê?  

I) Conhecemos a realidade como ela é ou apenas como ela é para nós?

 

14.    Qual das seguintes expressões é uma proposição?

A. Os homens são mortais?

B. Os homens são mortais!

C. Os homens são mortais

D. Oxalá os homens não sejam mortais

 

15. Dada a definição, identifique os conceitos. 

Definição

Conceito

 É sustentada por argumentos

Tese

 É Verdadeira ou Falsa

Proposição

 É válido ou não válido

Argumento

 É um sistema formal

Lógica proposicional

 Letras que substituem as proposições

Variáveis proposicionais

 Afirmam sem condição ou alternativa

Proposições categóricas

 São universais e afirmativas

Proposições de tipo A

 Diagrama que contem os quatro tipos de proposições simples.

Quadrado da Oposição

 

 

16. Das afirmações seguintes, identifica aquelas que são proposições:

a)  Hoje está um calor!

b)  As mentiras são desprezíveis.

c)  Boa viagem!!

d)  Quem me dera que o João estudasse como deveria!!!

e)  A que horas é a camioneta?

f)  Em novembro há castanhas.

g)  O Pai Natal não existe.

17. As frases "Paris é a capital de França" e "A capital de França é Paris" exprimem....

     A.    proposições diferentes porque são frases diferentes.

B.    a mesma proposição porque significam o mesmo.

C.    a mesma proposição porque têm o mesmo assunto.

D.    proposições diferentes porque têm significados diferentes

 

 

18. Responda, de uma breve, às seguintes questões:

 

 

A. Por que razão apenas as frases declarativas exprimem proposições?

B. O que é uma proposição?

CC. Um enunciado declarativo apenas pode exprimir uma proposição?

 

D. Que valor de verdade tem uma proposição que não seja verdadeira?

 

E.  Quando é que uma proposição é verdadeira?

F. O que são variáveis proposicionais?

A lógica formal ocupa-se da forma dos argumentos e, por isso, é mais fácil representar cada proposição simples com uma letra - P, Q, R, ... - (chamadas variáveis proposicionais) e as conectivas pelos seus respectivos símbolos.

As variáveis proposicionais são  as letras que substituem as proposições.

 

19. Identifique as proposições e não proposições:

A.  “Quantos anos tens?”
(uma frase interrogativa: não exprime uma proposição)

B.  “Estuda todos os dias!”
(uma frase onde se dá um conselho: não exprime uma proposição)

C.      “Quero tirar positiva a Filosofia!”
(uma frase que exprime um desejo: não exprime uma proposição)

D. “Juro que amanhã trago o livro.”
(uma frase que exprime uma promessa: não exprime uma
proposição)

E. “Deus existe.”
(uma frase declarativa: exprime uma proposição)

F. “O Homem não é livre.”
(uma frase declarativa: exprime uma proposição)

20. Indique quais das seguintes frases exprimem proposições:

 

 

Enunciados

Proposição/Não Proposição

A. Esta frase não exprime uma proposição.

Proposição 

B. O que é uma proposição?

 Enunciado interrogativo

C. As proposições são expressas por frases interrogativas.

 Proposição

D. Vai já estudar filosofia!

 Ordem

E. Oxalá a professora falte no dia do teste.

Desejo 

F. Prometo não copiar no teste.

 Promessa

 

21. Coloque na expressão canónica:

A. Terás positiva no teste, caso estudes muito.

B. As teorias filosóficas embora sejam racionais são discutíveis.

C. Para a vida ter sentido, basta Deus existir.

D. Uma ação tem valor moral se é feita por dever.

E. A inteligência é hereditária, a não ser que seja a emotividade.

 

22. Negue as seguintes proposições:

 

PROPOSIÇÂO

NEGAÇÃO

Todos os filhos são meigos

 

Ambrósio tem um lindo olhar

 

Alguns filhos não são altos 

 

Se Afonso toca guitarra, então ele é feliz.

Afonso toca guitarra mas (ou e) não é feliz. 

Nenhum filho é irracional

 

Alguns filhos gostam de pudim.

 

 

23. Identifique a proposição, identifique o tipo e  apresente  a sua contraditória.

 

PROPOSIÇÂO

Tipo de Proposição

CONTRADIÇÃO

Há filhos que não gostam de música

 

 

Se é filho gosta de motos

 

 

Nem todos os filhos sabem música.

 

 

Todos os filhos não gostam de estudar musica

 

 

Se não toca guitarra, então é infeliz

 

 

Se gosta de música, então tem bom gosto.

 

 


24. Responda, de uma forma breve, às seguintes questões.

 

A. O que é a lógica?

É uma área da filosofia que  avalia a validade de um argumento.


Distinga Proposições simples e complexas? Exemplifique.

As proposições podem ser simples (ex.: “Rodolfo come peixe”) ou compostas (enunciados compostos por 2 ou mais proposições simples articuladas entre si ex.: “Rodolfo come carne e peixe”)

 

 Quantas proposições temos no exemplo?

Duas: Platão é grego e Sócrates é Grego. De seguida vamos substituir cada proposição por uma letra

 

p: Platão é grego.

q: Sócrates é grego.

 

Então, substituindo as proposições por letras, fica:

P e Q

logo, P

 

Defina variáveis proposicionais?

São as letras que substituem as proposições

 

Defina uma conetiva (ou operador) proposicional?

Entende-se por conectiva expressões que se podem acrescentar a uma frase ou frases, formando assim novas frases:

Por exemplo: se juntarmos a expressão «ou» às frases «Platão era romano» e «Platão era grego», ficamos com a frase «Platão era romano ou Platão era grego».

 

 

 

25. Responda às seguintes questões 

1.Quem é o filósofo?

Todas as pessoas podem questionar-se e sentir o desejo de procurar o saber – mas o filósofo fá-lo de modo crítico e antidogmático colocando em causa as aparências. A filosofia é uma actividade de reflexão racional, interrogativa e crítica, que vai à raiz dos problemas e que tem como propósito a compreensão do real na sua totalidade.

2. Será que todo o homem é filósofo?

Todos os homens são filósofos mas só um pequeno número de pessoas é filósofo sistemático ou profissional. Há, por isso níveis diferentes de filosofar –filosofar espontâneo e filosofar sistemático.

3. O que distingue o filosofar espontâneo do filosofar sistemático?

O filosofar espontâneo surge de modo natural a partir das vivências do quotidiano e das experiências da vida.

É o filosofar do homem comum que, apesar de não saber o que é a filosofia, não fica impedido de filosofar.

O homem comum pensa e reflecte sobre os problemas que a vida lhe coloca, mas a sua reflexão é ocasional, pontual, pouco crítica e pouco profunda. Muitas vezes ele nem se apercebe da complexidade das questões que o interpelam, sendo que a sua filosofia se expressa nas opiniões, nos provérbios e em crenças.

O filosofar sistemático é próprio dos filósofos profissionais, que dedicam o seu tempo à reflexão crítica. Conhecem a história da filosofia e a evolução das diversas problemáticas, a sua reflexão tem um âmbito académico, é mais crítica, mais rigorosa, mais coerente. É um filosofar que implica o domínio conceitos filosóficos e exige a articulação coerente do pensamento com uma fundamentação argumentativa.

4. Compare Filosofia e Ciência, quanto ao objecto e ao método.

A filosofia, tal como a ciência, é um saber metódico, racional, crítico, que assenta em regras e lógicas racionais que ultrapassam o senso comum. Todavia, existem algumas diferenças, nomeadamente:

Cada ciência delimita claramente o seu objecto de estudo, investiga um sector bem delimitado do real. Já a filosofia tem um objecto que não se restringe apenas a uma área, o questionar dos filósofos é ilimitado, exercendo-se no sentido de uma apreensão do real na sua totalidade, incide sobre a globalidade da experiência vivida.

Também há diferenças no método utilizado na procura do conhecimento. Enquanto a validação do conhecimento científico exige a sua verificação experimental, o método da filosofia assenta no exercício reflexivo, a validação do conhecimento filosófico depende da validade da argumentação usada para a justificar.

Enquanto a ciência recorre à experiência, da qual resultam dados ou conhecimentos objectivos, a filosofia não pode apresentar respostas objectivas e definitivas para um dado problema. As respostas da filosofia resultam de um exercício de reflexão critica, continuada e insatisfeita, mas não constituem soluções aceites por todos, como acontece nas comunidades científicas.

5. Porque é que a definição de Filosofia não é consensual? 

A filosofia é um problema para si mesma na medida em que a definição de filosofia não pode ser dada de forma conclusiva, fixa e definitiva que possa ser aceite por todos os filósofos. A resposta ao que é a filosofia deverá ser procurada no interior de cada sistema filosófico particular. Cada filósofo apresenta uma definição de filosofia tendo em conta a sua própria filosofia, o seu modo de interpretar a vida e o mundo, o seu contexto espaço temporal e as influencias que terá recebido de outros filósofos. Cada filósofo, cada filosofia, dará uma resposta diferente. Não há apenas uma definição de filosofia - Há muitas definições de filosofia, sendo todas elas igualmente aceitáveis pois exprimem a mundividência dos filósofos.


Museu das Trilobites, Arouca

Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...