terça-feira, 8 de novembro de 2022

Preparação Ficha de Avaliação 10º Ano



"Nunca parem de protestar, nunca parem de discordar, de fazer perguntas, de questionar a autoridade, os lugares comuns, os dogmas. Não existe verdade absoluta. Não parem de pensar. Sejam vozes fora do coro. Seja o peso que inclina o plano. Um homem que não discorda é uma semente que nunca crescerá".

Bertrand Russell


Preparação 2ª Ficha de Avaliação

10º Ano

2022/2023

Tema: Lógica Proposicional

 

Estrutura da Ficha de Avaliação:

Grupo I - 6 questões de escolha múltipla. (30 pontos). 

Grupo II - Questões de resposta restrita: .   (60  pontos).

Grupo II - Exercícios de lógica proposicional:   (55  pontos).

Grupo IV - Tabelas de verdade de proposições complexas. (60 pontos).

 

Tempo : 60 minutos

Aprendizagens Essenciais


Indicar o objecto de estudo da Lógica.

Reconhecer a necessidade da Lógica.

Explicar os conceitos de tese, argumento, validade, proposição.

Distinguir verdade,  validade e solidez.

Distinguir frase e Proposição.

Identificar, em exemplos, Proposições e não Proposições.

Distinguir proposições simples e proposições complexas

Quadrado da oposição.

Identificar proposições categóricas.

Colocar proposições categóricas na sua forma canónica.

Identificar e aplicar a contraditória de uma proposição.

Nomear e explicar as relações lógicas contidas no quadrado de oposição.

Negar proposições categóricas: universais, particulares e singulares.

Identificar variáveis proposicionais.

Elaborar o dicionário de proposições apresentadas

Conectivas Proposicionais

Distinguir entre as proposições compostas: negações, conjunções, disjunções inclusivas e exclusivas, condicionais e bicondicionais.

Identificar e aplicar os símbolos que representam as conectivas proposicionais.

Formalizar  proposições.

Traduzir para linguagem formal proposições com uma e duas conectivas.

Traduzir da linguagem formal para linguagem natural.

Aplica os parenteses em proposições complexas.

Identificar as conectivas dominantes.

Construir  Tabelas de Verdade

Elaborar tabelas de verdade para proposições complexas com uma e duas conectivas.

Aplicar Tabelas de Verdade a proposições compostas.

Identificar Tautologias, Contradições e Contingências de proposições compostas.


Até AQUI....para a 2ª Ficha de Avaliação!

Argumentos

Explicar o que são argumentos.

Distinguir argumentos e não argumentos.

Colocar argumentos na expressão canónica. 10º A

Identificar as premissas e a conclusão de argumentos dados.

Descobrir premissas ocultas.

Definir argumento dedutivo e indutivo.

Formalizar argumentos.

Distinguir a validade dedutiva e a validade não dedutiva.

Testar a validade de formas argumentativas através de inspectores de circunstâncias.

Identificar modos ou regras de Inferência Válida

 Aplicar as regras: Modus Ponnens e Modus Tollens

Reconhecer as falácias: Negação do antecedente e afirmação do consequente

 


 

FICHA DE AVALIAÇÃO

GRUPO I

Escolha múltipla

 

1.   Qual das seguintes expressões é uma proposição?

A. Os homens são mortais?

B. Os homens são mortais!

C. Os homens são mortais.

D. Oxalá os homens não sejam mortais

 

2. Qual dos seguintes enunciados é  uma proposição simples?

A.  Será que vou ser aprovado no concurso?

B.  Ele é professor da ESA e pai de dois filhos.

C.  João fez 18 anos e não tirou carta de motorista.

D.  B. Obama é presidente dos Estados Unidos.

 

3.    Declaramos aquilo que julgamos ser verdadeiro por meio de

A. Argumentos

B. Premissas

C. Proposições

D. Teorias

 

4. A conclusão de um argumento é

A.  Uma proposição

B.  Uma proposição verdadeira

C.  Uma proposição que justifica as outras

D.  Uma proposição indiscutível


 5. Qual das seguintes proposições é inconsistente com a proposição «O cérebro humano é uma máquina complexa.»?


A. Todo o cérebro humano é uma máquina complexa.

B. Alguns cérebros humanos são máquinas complexas.

C. Alguns cérebros humanos não são máquinas complexas.

D. Nenhum cérebro humano é uma máquina complexa

 

6.A negação da proposição “Se não arranjar emprego, então não poderei comprar um carro”.

 

A. Se arranjar emprego, então poderei comprar um carro

B.  Se arranjar emprego, então não poderei comprar um carro

C.  Não arranjo um emprego, então poderei comprar um carro

D.  Se não comprar um carro, então é porque não arranjei emprego


Nota:

Como se nega a seguinte proposição condicional:

Se comprar bilhete, vou ao concerto do António Zambujo.

Nega-se uma proposição condicional afirmando a antecedente e negando a consequente: “Compro bilhete mas não vou ao concerto do António Zambujo”.

A negação de uma condicional não é outra proposição condicional, mas sim uma conjunção. Em vez de “mas” também se pode usar o conector “e”.

 

 7.Um argumento é válido quando:

A.  As suas premissas são verdadeiras

B.  A conclusão é verdadeira

C.  É logicamente impossível que as premissas sejam verdadeiras e a conclusão falsa

D.  As premissas não dão um apoio completo à conclusão

 

8.  “Se Deus existe, então o sofrimento é uma ilusão. Logo Deus não existe” . A premissa que falta neste argumento é:

 

A. Deus não existe

B. O sofrimento não é uma ilusão

C. O sofrimento é uma ilusão

D. Deus existe

 

9.Todos os médicos são cirurgiões. Todos os cirurgiões são profissionais de saúde. Logo, todos os médicos são profissionais de saúde. Este argumento é:

 

A. Válido

B. Inválido

C. Verdadeiro

D. Falso

 

10. Um argumento é inválido porque:

A. As suas proposições não estão bem encadeadas

B. Tem premissas falsas

C. O seu conteúdo é falso

D. A sua forma é válida

 

11. Os argumentos

A. São raciocínios ou inferências que podem ter várias conclusões

B.  São raciocínios

C.  São raciocínios porque argumentar dá-nos a prova de que o que afirmamos não pode ser falso.

D. Não são raciocínios porque a verdade vem dos factos e não do nosso pensar

 

12.  Os elementos de um argumento são:

 

A.  As premissas

B.  As premissas e as proposições

C.  A conclusão e as proposições

D.  A conclusão e as proposições que a justificam

13. Um argumento é:

A. Um conjunto de proposições

B. Duas conclusões e uma premissa

C. Um conjunto de proposições em que uma é justificada por outras

D.Um conjunto de proposições constituído por várias premissas


14. Um argumento é válido, quando:

A. As premissas são consideradas provas evidentes da verdade da conclusão

B. A conclusão é uma consequência lógica das premissas

C.A conclusão é uma inferência decorrente das premissas

D. Todas as opções anteriores são verdadeiras


15. Dado o argumento “ João é advogado e, por isso, tem formação universitária”, a premissa omissa é:

A. As pessoas com formação universitária são advogados

B. Os advogados têm formação universitária

C. Os advogados gostam de praia

D. Os universitários têm formação superior

 

16. “Se a vida é sagrada, o aborto é imoral. A vida não é sagrada”. A conclusão deste argumento é:

A. O aborto é um crime

B. O aborto não é imoral

C.A vida não é sagrada

D.O aborto é permissível 


17. A verdade é uma propriedade que atribuímos: 

A. À relação entre as premissas e a conclusão dos argumentos

B. À relação entre proposições dos argumentos

C. Às proposições dos argumentos

D. Às proposições

 

18. “ Se não se aumentarem os níveis de exigência de estudo e de trabalho dos alunos no ensino básico, então os alunos continuarão a ter dificuldades quando chegarem ao ensino secundário. Ora o governo não se aumentou os níveis de exigência de estudo e de trabalho dos alunos no ensino básico”. 

A conclusão deste argumento é:

A.  Não se aumentou a quantidade de trabalhos de casa dos alunos

B. Os alunos continuarão a ter dificuldades quando chegarem ao ensino secundário

C.  Os alunos continuarão a ter dificuldades no ensino básico

D.  Os professores continuarão a ter alunos com dificuldades

 

 GRUPO II

Definir conceitos

- Lógica Proposicional - A lógica formal ocupa-se da forma aferindo a validade dos argumentos.

- Formal

- Proposição - Uma proposição é o pensamento expresso por uma frase declarativa que pode ser verdadeira ou falsa.

- Tese

- Argumento - Um argumento é um complexo formado por uma ou várias proposições (premissas), a partir da(s) qual(ais) se infere uma única proposição (conclusão). A relação que se estabelece entre as premissas e a conclusão é uma relação de justificação, conseguida ou não, frequentemente assinalada com expressões como «logo», «portanto», «por conseguinte», etc. O movimento ou passagem das premissas para a conclusão designa-se inferência ou raciocínio.

- Verdade e Validade -  A verdade é uma propriedade que diz respeito ao conteúdo material das proposições (premissas e conclusão). A validade refere-se ao modo como a conclusão é extraída das premissas, isto é, à estrutura formal do argumento.

A verdade é uma propriedade das proposições. A validade é uma propriedade dos argumentos. É incorrecto falar em proposições válidas. As proposições não são válidas nem inválidas. As proposições só podem ser verdadeiras ou falsas. Também é incorrecto dizer que os argumentos são verdadeiros ou que são falsos. Os argumentos não são verdadeiros nem falsos. Os argumentos dizem-se válidos ou inválidos.

- Solidez - Um argumento sólido é um argumento válido com premissas verdadeiras.

O seguinte argumento é válido, mas não é sólido:

Todos os minhotos são alentejanos.
Todos os bracarenses são minhotos.
Logo, todos os bracarenses são alentejanos.


 O seguinte argumento é sólido (é válido e tem premissas verdadeiras):

Todos os minhotos são portugueses.
Todos os bracarenses são minhotos.

Logo, todos os bracarenses são portugueses.

- Inferência

- Premissa 

- Conclusão

- Proposição e não proposição

- Frase e proposição - a proposição não é a frase, mas o seu conteúdo. Por exemplo, “Deus não existe” e “Dieu n’existe pas” são duas frases com o mesmo conteúdo — portanto, duas frases que exprimem a mesma proposição. O mesmo acontece com as frases “O Coelho tem montanhas de dinheiro” e “O Coelho tem rios de pilim”. Pode acontecer que a mesma frase exprima, conforme o contexto, duas proposições; por exemplo, “Gosto muito do meu banco” tanto pode referir-se à instituição bancária como ao objeto onde me sento

- Proposição simples e complexa

- Conectivas proposicionais (por exemplo:  conjunção )

- Variáveis proposicionais (letras P,Q.R). É mais fácil representar cada proposição simples com uma letra - P, Q, R, ... -

As variáveis proposicionais são  as letras que substituem as proposições.

 - Proposições Categóricas

- Quantificadores

- Forma canónica/padrão

- Quadrado de Oposição de proposições

- Proposições contrárias, subcontrárias e contraditórias.

- Negação de proposições categóricas

- Proposições complexas.



. Tabelas de verdade - Uma tabela de verdade é um dispositivo gráfico que permite exibir as condições de verdade de uma forma proposicional dada. O método das tabelas de verdade permite-nos determinar as condições de verdade de uma dada proposição.

Âmbito das conectivas - De uma maneira geral, a ordem com que se fazem as operações numa tabela de verdade é sempre a mesma: dos operadores de menor âmbito para os operadores de maior âmbito.

Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas quanto ao seu valor de verdade. 



 

 A COMPLETAR….



GRUPO III 

Proposições



1.Responda às seguintes questões:

1.           O que é uma proposição? Dê um exemplo.

2.           O que é uma não-proposição? Dê um exemplo.

3.           Distinga proposições de não proposições. Justifique as respostas.

     A.  Fecha a janela.

     B.   Será que há água em Marte?

     C.    Quem me dera ter boa nota a Filosofia!

     D.     Prometo que caso contigo

     E.   A Filosofia é uma disciplina do ensino secundário.


2.Identifique proposições e não proposições:

- A Filosofia é admirável. PROPOSIÇÃO. (uma frase declarativa: exprime uma proposição)

- Gostas de Filosofia? (uma frase interrogativa: não exprime uma proposição)

- A que horas vamos ter Filosofia? (uma frase interrogativa: não exprime uma proposição)

- Sai da aula de Filosofia. (uma frase que exprime uma ordem: não exprime uma proposição)

- Deves estudar Filosofia, todos os dias. (uma frase onde se dá um conselho: não exprime uma proposição)

- Prometo estudar Filosofia. (uma frase que exprime uma promessa: não exprime uma proposição)

Quero tirar positiva a Filosofia! (uma frase que exprime um desejo: não exprime uma proposição).

- A Filosofia não é um saber empirico. PROPOSIÇÃO. (uma frase declarativa: exprime uma proposição)

- A Filosofia é a raiz quadrada de menos onze. (é uma frase declarativa, mas nem é verdadeira nem falsa, porque não tem sentido).


Não são proposições as frases que exprimem

  • • Perguntas
  • • Exclamações, ordens, conselhos 
  • • Desejos 
  • • Promessas 

Exprimem proposições os enunciados declarativos (isto é, que exprimem ideias, pensamentos) que têm valor de verdade - podem ser VERDADEIROS ou FALSOS.

3.Coloque as seguintes proposições na forma canónica:

 

PROPOSIÇÃO

FORMA CANÓNICA

Há quem goste de Filosofia

 

Certos alunos não gostam de Filosofia

 

Se é aluno não entra. 

 

Nem todos os alunos gostam de Filosofia

 

Não há, este ano, alunos de Filosofia.

 

Se é Filósofo, então não é interessante.

 

 


4. Indique o tipo e Negue as seguintes proposições:

 

PROPOSIÇÂO

Tipo de Proposição

CONTRADIÇÃO

Há filhos que não gostam de música

O

 

Se é filho gosta de motos

A

 

Nem todos os filhos sabem música.

O

 

Todos os filhos não gostam de estudar musica

E

 

Se não toca guitarra, então é infeliz

E

 

Se gosta de música, então tem bom gosto.

A

 

 

5. Apresente a proposição contraditória.

Imagine que a Ana defende que todos os abortos são imorais. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar? 

Alguns abortos não são imorais.

Imagine que a Joana defende que se a vida é sagrada, o aborto é imoral. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar?

A vida é sagrada e o aborto não é imoral.

 

GRUPO IV 

Quadrado de Oposição

 

1.Aplique o quadrado lógico à negação das proposições que se seguem.

A. Existem pessoas a viver em pobreza extrema que não têm acesso a água potável.

B.  As pessoas dos países pobres não têm acesso a água potável.

 

2.A proposição «Alguns animais não humanos são pessoas.» e a proposição ____________ são inconsistentes.

A.  «Todos os animais não humanos são pessoas.»

B.  «Nenhum animal não humano é pessoa.»

C.  «Alguns animais não humanos são pessoas.»


3.  Considere a proposição expressa pela frase "Todos os arouquenses são portugueses".

 Escreva a sua: 

a) Contraditória. Alguns arouquenses não são portugueses

b) Contrária. Nenhum Arouquense é português.


4. Se a proposição dada em 1. for verdadeira, qual é o valor de verdade das proposições expressas em a) e b)? Justifique.

A - Todos os Arouquenses são portugueses – VERDADEIRA

O – Alguns Arouquenses não são portugueses - FALSA

E – Nenhum Arouquense é português – FALSA

5. Escreva na expressão canónica as seguintes proposições

a) Há mulheres felizes. Algumas mulheres são felizes – tipo I

b) Se é Homem é mortal. Todos os Homens são mortais – Tipo A

c) Nem todos os gatos são amarelos. Alguns gatos não são amarelos – Tipo O

d) Há alunos  altos – Alguns alunos são altos – Tipo I

e) Não há mulheres felizes - Nenhuma mulher é feliz - Tipo E


GRUPO IV 

Conectivas Proposicionais


LINGUAGEM NATURAL

CONECTIVAS PROPOSICIONAIS

SÍMBOLOS DAS CONETIVAS

“não…”

“não é verdade que…”

“é falso que…”

Negação

¬

“… e …”

“tanto…como…”

“…, mas também…”

Conjunção

˄

“… ou…”

“…a não ser que…”

Disjunção inclusiva

V

“…ou…ou…

Disjunção exclusiva

V

“Se… então…”

“… desde que…”

“…só se…”

Condicional

“…se e só se…”

“… se e somente se…”

“condição necessária e suficiente”

Bicondicional

 

1.Distinga entre as proposições (compostas): negações, conjunções, disjunções inclusivas e exclusivas, condicionais e bicondicionais.

 

PROPOSIÇÂO

 CONECTIVA

O Afonso não anda de mota

NEGAÇÃO 

O João tem um carro e uma mota

CONJUNÇÃO 

O João ou compra um carro ou uma mota

DISJUNÇÃO INCLUSIVA 

Ou o João é adulto ou é um bebé

DISJUNÇÃO EXCLUSIVA 

Se o João andar de mota, fica feliz

CONDICIONAL 

O João só anda de mota se e só se tiver carta de condução.

 BICONDICIONAL

 

2. Identificar e aplicar os símbolos que representam as conectivas proposicionais.

 

PROPOSIÇÂO

SIMBOLO DA CONECTIVA

O Afonso não anda de mota

 

O João tem um carro e uma mota

 

O João ou compra um carro ou uma mota

 

Ou o João é adulto ou é um bebé

 

Se o João andar de mota, fica feliz

 

O João só anda de mota se e só se tiver carta de condução.

 

 

3. Formalize as seguintes proposições

 

PROPOSIÇÂO

FORMALIZAÇÃO

O Afonso não anda de mota

 

O João tem um carro e uma mota

 

O João ou compra um carro ou uma mota

 

Ou o João é adulto ou é um bebé

 

Se o João andar de mota, fica feliz

 

O João só anda de mota se e só se tiver carta de condução.

 



4.Traduza as seguintes proposições para linguagem formal, construindo o dicionário. Classifique as proposições.

 

A. O João é bom rapaz assim como o Zé. 

 Dicionário - P: O João é bom rapaz.

  Q: O Zé é bom rapaz

       Formalização: P Q

       Classificação: Esta proposição é uma conjunção. 



B. Se andas à chuva então vais ficar molhado.

Dicionário:

P: Andas à chuva.

Q: Vais ficar molhado.


Formalização: P Q

Classificação: Esta proposição é uma condicional.



C.  Só se os números da Covid voltam a subir é que voltamos a ter aulas online e vice-versa.

 

Dicionário  

P: Os números da covide voltam a subir.

Q: Voltamos a ter aulas online.


Formalização: P ↔ Q

Classificação: Esta proposição é uma bicondicional.



D. O João ou faz anos em Maio ou faz anos em Junho.

Dicionário

P: O João faz anos em Maio.

Q: O João faz anos em Junho.


Formalização: P
Q

Classificação: Esta proposição é uma disjunção exclusiva.



E. Vou à praia ou à piscina.

Dicionário

P: Vou à praia.

Q: Vou à piscina.

 

 Formalização: P v Q

 Classificação: Esta proposição é uma disjunção inclusiva.

 

4.Traduza as seguintes proposições para linguagem formal, construindo o dicionário

 

A. Se Deus existe a vida tem sentido e valor.

Dicionário

P: Deus existe.

Q: A vida tem sentido.

R: A vida tem valor.



 Formalização: P (Q R)



B. Se tudo está determinado então o homem não tem livre arbítrio.

 Dicionário

 P: Tudo está determinado.

 Q: O homem tem livre arbítrio.

 

   Formalização: P ~Q



C. Ou Deus existe e a vida tem sentido ou Deus não existe e a vida não tem sentido.

Dicionário

P: Deus existe.

Q: A vida tem sentido.



 Formalização: (P Q) (~P ~Q)



D. Se existe livre arbítrio então o homem é livre e responsável pelas suas acções.

Dicionário

P: Existe livre arbítrio.

Q: O homem é livre.

R: O homem é responsável pelas suas ações.



 Formalização: P (Q R)



E. Existem valores morais objetivos se e só se todas as pessoas concordam com um certo conjunto de valores morais e todos os argumentos dos relativistas foram rebatidos.

Dicionário

P: Existem valores morais objetivos.

Q: Todas as pessoas concordam com um certo conjunto de valores morais.

R: Todos os argumentos dos relativistas foram rebatidos.



 Formalização: P ↔ (Q R)


5.  Traduza para linguagem natural, utilizando os dicionários dados, as seguintes proposições:

 

A. P Q

Dicionário: P: Chove;

Q: Faz frio

  

Chove e faz frio

 

B. P Q

Dicionário: P: Tenho boa nota no teste;

Q: Passo de ano

 

Se tenho boa nota no teste, então passo de ano.

 

PROPOSIÇÃO

FORMALIZAÇÂO

Koda é labrador.

Não é verdade que Koda seja labrador.

 

¬P

Tanto Koda como oJim são labradores

Quer o Koda quer o Jim são labradores

O Koda é meiguinho mas o Jim  também.

O Koda é meiguinhol embora o Jim   também o seja.

 

 

P˄Q

 

Koda é meiguinho ou agressivo

Koda e Jim um deles é meiguinho

(Inclui a possibilidade de as duas ser verdadeiras)

 

PVQ

 

 

Koda ou nasceu em Novembro ou em  Dezembro

(não podem ser ambas verdadeiras)

 

PVQ

 

 

Se Koda é labrador, então é meiguinho.

Koda é labrador se é meiguinho.

 

 

P→Q

 

Koda é labrador se e só se for meiguinho.

Koda é labrador se e apenas se for meiguinho.

Koda é labrador se for meiguinho e vice-versa.

 

 

P↔Q

 

 

GRUPO V

 Parênteses em Proposições Complexas

 

- Os parênteses usam-se sempre que é necessário isolar uma conectiva dominante, para se “dar força” (âmbito da conectiva) a uma conectiva de menor dominância. 

- Cada conectiva proposicional binária terá parênteses.

- A negação não tem parênteses.

1. Formalize a seguinte proposição complexa:

Os alunos do 10º Ano estudam muito e têm talento e, se tiverem sorte, terão sucesso. 



Dicionário:

P - Os alunos estudam muito

Q – Os alunos têm talento

R – Os alunos têm sorte

S – Os alunos têm sucesso. 


Formalização:

 

(P Q)  (R→S)



Conectivas Proposicionais Dominantes

 Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas quanto ao seu valor de verdade. 


Ou seja, a dominante é a última a ser avaliada.

Ordem crescente de dominância das conectivas:  

negação, disjunção, conjunção, condicional e bicondicional

 

 

Negação ~ +

Disjunção  ++

Conjunção  +++

condicional → ++++

Bicondicional ↔++++++

 

Conectiva Dominante

Exemplo

Dicionário

Formalização

 

Negação e

condicional

Não é verdade que,

 se a Ana estuda,

tem boa nota no teste

P – A Ana estuda

Q – A Ana tem boa

nota no teste.

~ (P → Q)

 

Condicional e

negação

Se a Ana estuda,

não terá problemas

P – A Ana estuda

Q – A Ana terá problemas

P →~ Q

 

Conjunção e

conjunção

 

A Ana estuda, é

atenta e é bonita

P – A Ana estuda

Q – A Ana é atenta

R – A Ana é bonita

 

QR

 

Conjunção,

condicional e

negação

 

A Ana estuda e,

se estiver com

atenção, não terá

problemas com o

teste.

P – A Ana estuda

Q – A Ana está com atenção

R – A Ana tem

Problemas com o teste.

 

P(Q→~R)

 

Bicondicional, conjunção e 

negação

 

A Ana estuda se e só se estiver com atenção e não tiver problemas.

P – A Ana estuda

Q – A Ana está com

atenção

R – A Ana tem

problemas.

 

P ↔(Q~R)

 

Disjunção,

conjunção

 e condicional

 

A Ana estuda muito e tem talento e, se tiver sorte, terá sucesso.

P – A Ana estuda

muito

Q – A Ana tem

talento

R – A Ana tem

Sorte

S – A Ana tem

sucesso

 

 

(P Q)  (R→S)


1.Identifique o operador principal da seguinte fórmula:

 (P → Q) ¬R    


GRUPO VI 

Formalização de Proposições

a) “Se Platão era filósofo então não era sábio.” CONDICIONAL. 

Forma lógica:(P→~Q )

b)  “Sempre que rio, sinto-me bem” CONDICIONAL. (P→Q)   

c)   “Não existem burros na escola” NEGAÇÃO.    ~P 

d)  “Ou o Amor existe ou a vida não faz sentido” DISJUNÇÃO EXCLUSIVA. (PV~Q)   

e)  “O Homem é um animal racional e não é um monstro” CONJUNÇÃO. (PΛ~Q)

f) “Nem o Pedro nem a Rita  vão a Paris” CONJUNÇÃO. (~PΛ~Q)  

g)  "Só estudo Filosofia se e só se me derem um livro”  BICONDICIONAL. (P Q)

 

h) Se os seres humanos são racionais então conseguem resolver este exercício de lógica.

Dicionário:

P: os seres humanos são racionais.

Q: os seres humanos conseguem resolver este exercício.

 

Formalização: P→ Q.

 

I). Se estudo para o teste então tenho boa nota e passo de ano. Dicionário:

P: Estudo para o teste.

Q: Tenho boa nota. R: Passo de ano.

 

Formalização: P→ (Q R).

 

J). Se e só se os seres humanos são livres então são responsáveis pelas suas ações.  

Dicionário:

P:  Os seres humanos são livre.

Q: Os seres humanos são responsáveis pelas suas ações.

 

Formalização: P ↔ Q

L) Se estudas para o teste e estás atento nas aulas então tens boa nota.

Dicionário: P: Estudas para o teste.

Q: Estás atento.

R: Tens boa nota.

 

Formalização: (P Q) R

 

Formalize a proposição seguinte usando o operador lógico correto:

 “Só me é possível dar atenção à música no caso de não ter uma vida muito dura”.

 

 GRUPO VII 

Tabelas de Verdade das Conectivas Proposicionais


TABELA DE VERDADE

                                                                                  

 

Prop

1

 

Prop 2

Neg.

 

~

Conjunção

 

Λ

Disjunção inclusiva

V

Disjunção

exclusiva

V

Condicional

 

Bicondicional

 

P

Q

Não

 

e

Ou

Ou…ou

Se…então

Se e somente   se …

V

V

 

V

V

F

V

V

V

F

 

F

V

V

F

F

F

V

 

F

V

V

V

F

F

F

 

F

F

F

V

V

 

1. Traduza numa tabela de verdade a seguinte proposição:

 

“O professor vai ganhar a lotaria ou os alunos vão ganhar” 

·        caso os dois ganhem (inclusiva)

 

P  Q

P  V Q

V  V

V  F

F  V

F   F

V

V

V

F

 

·        Se fôr só um a ganhar (exclusiva)

 

 

P  Q

P V  Q

V  V

V  F

F  V

F  F

F

V

V

F

2.Responda às seguintes questões:

Considerando que P é uma proposição verdadeira e a conjunção (PQ) for falsa, qual o valor da proposição Q? Justifique.

FALSA. Uma conjunção só é verdadeira quando ambas as proposições que a compõem são verdadeiras.

Se P for uma proposição falsa e Q for uma proposição verdadeira, a disjunção (P V Q) será verdadeira ou falsa? Justifique. 

Verdadeira. Quando uma das proposições é verdadeira, a disjunção é verdadeira.

Se é verdade que o Pedro está na escola, qual o valor de verdade de “O Pedro está na escola ou o Pedro está em casa”? justifique.

Se uma proposicional (P → Q) é falsa, quais os valores de verdade das proposições P e Q? Justifique.

Se P e Q são proposições falsas, qual o valor de verdade da bicondicional (P↔Q)? justifique.

 

3.As proposições “O auxílio aos países pobres é responsabilidade dos governos.” e “O auxílio aos países pobres não é responsabilidade dos governos.” 

A.  Podem ser simultaneamente verdadeiras?

B.  E simultaneamente falsas? Porquê?


4. Traduza em linguagem simbólica os seguintes enunciados e saliente a conectiva dominante:

A. Não é verdade que Lola tenha saúde  e trabalhe

B. Lola não tem saúde e trabalha

C. Se a Lola tem saúde e trabalha, então ganha dinheiro

D.Lola tem saúde e, se trabalha, então ganha dinheiro

~ (p  q )     negação 

~ p  q       conjunção

 p  q → R      condicional 

 (q → R) conjunção 


GRUPO VIII

Tabelas de verdade das conectivas proposicionais

8.  Construa a Tabela de Verdade da seguinte proposição:

 

~ (P  ~Q)→R

 

(Não é verdade que o Afonso toca guitarra e o João não anda de mota se há teste de Filosofia).

 

P

Q

R

~ (P  ~Q)

→ R

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


  

9.  Aplique a Tabela de Verdade para mostrar o valor de verdade da seguinte fórmula. 

(P → ¬Q)  (¬Q → R)

 

P

Q

(P → ¬Q)

(¬Q → R)

V

V

 

 

 

V

F

 

 

 

F

V

 

 

 

F

F

 

 

 

 

GRUPO IX

Tautologias, Contradições e Contingências 


1. Identifique Tautologias, Contradições e Contingências nas seguintes proposições compostas.

A. (¬P  Q)  (P  ¬Q)
B. (¬P 
 ¬Q)  ((P  Q) → ¬R)
C. (Q 
 R) ↔ ((P  Q)  R)

 

Até AQUI....para a 2ª Ficha de Avaliação!


 GRUPO X

Argumentos

Um argumento pode ter uma ou mais premissas, mas só pode ter uma conclusão.

Exemplos de argumentos com uma só premissa

Exemplo 1

Premissa: Todos os portugueses são europeus.
Conclusão: Logo, alguns europeus são portugueses.

Exemplo 2

Premissa: O João e o José são alunos do 11.º ano.
Conclusão: Logo, o João é aluno do 11.º ano.

Exemplos de argumentos com duas premissas

Exemplo 1

Premissa 1: Se o João é um aluno do 11.º ano, então estuda filosofia.
Premissa 2: O João é um aluno do 11.º ano.
Conclusão: Logo, o João estuda filosofia.

Exemplo 2

Premissa 1: Se não houvesse vida para além da morte, então a vida não faria sentido.
Premissa 2: Mas a vida faz sentido.
Conclusão: Logo, há vida para além da morte.

Exemplo 3:

Premissa 1: Todos os minhotos são portugueses.
Premissa 2: Todos os portugueses são europeus.
Conclusão: Todos os minhotos são europeus.

Indicadores de premissaIndicadores de conclusão
pois
porque
dado que
como foi dito
visto que
devido a
a razão é que
admitindo que
sabendo-se que
assumindo que
por isso
por conseguinte
implica que
logo
portanto
então
daí que
segue-se que
pode-se inferir que
consequentemente

Argumentos na forma padrão

Forma padrão ou forma canónica: modo estabelecido para apresentar o argumento, enunciando primeiro as premissas e a seguir a conclusão.

1. Enunciar a conclusão em primeiro lugar

“O ensino deve privilegiar o desenvolvimento de competências, uma vez que, hoje em dia, o conhecimento está disponível on-line e os cidadãos só precisam de saber procurá-lo, seleccioná-lo e fazer a sua apropriação pessoal”

Forma canónica ou padrão

Premissas:

O conhecimento está disponível on-line.

Os cidadãos só precisam de saber procurar, seleccionar e fazer a sua apropriação.

Conclusão:    

Logo, o ensino deve privilegiar o desenvolvimento de competências.

2. Enunciar a conclusão entre as premissas

“ A minha irmã adora cinema, por isso tenho a certeza de que vai gostar do Matrix, dado que não há apreciador de cinema que não goste do Matrix”.

Forma canónica ou padrão

Premissas:

Todos os apreciadores de cinema gostam do Matrix.

A minha irmã adora cinema.

Conclusão:

Logo, a minha irmã vai gostar do Matrix


1.Escreva os seguintes argumentos na forma canónica:

A. Todos os seres humanos são racionais, pois todos os seres humanos são pessoas e todas as pessoas são racionais.

B. O Pedro é licenciado porque é professor.

Todos os Professores são licenciados

O Pedro é licenciado

O Pedro é professor






3..

C. Sabemos que a Ana não está na praia e ela própria disse que não está a viajar. Portanto, não está de férias, uma vez que se a Maria estivesse de férias, estaria na praia ou a viajar.


Formalização de Argumentos

 

1.  Formalize os seguinte argumentos:

A - Se somos livres, então poderemos agir de modo diferente. As pessoas não podem agir de modo diferente. Logo, as pessoas não são livres.

Forma canónica:

(1) Se somos livres, então podemos agir de modo diferente.

(2) As pessoas não podem agir de modo diferente.

(3) Logo, as pessoas não são livres.

 

Dicionário:

 

P - Somos livres

Q- Podemos agir de modo diferente

Formalização:

 

(P  Q), 
¬Q 
 ¬P 

 

B -  Se somos livres, podemos escolher as nossas ações. Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determinados. Portanto, se somos livres, não somos determinados.

 

Forma canónica:

 

(1) Se somos livres, podemos escolher as nossas ações.

(2) Se podemos escolher as nossas ações, então não somos determinados.

(3) Logo, se somos livres, não somos determinados.

 

Dicionário:

 

P- Somos livres

Q- Podemos escolher as nossas ações.

R- Somos determinados.

 

Formalização:

 

(P Q),
 (Q  ¬R)
  (P  ¬R)

 

C - Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir. Mas a existência é uma perfeição. Além disso, é verdade que Deus tem por definição todas as perfeições. Logo, Deus por definição tem de existir.

 

Forma canónica:

(1) Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir.

(2) A existência é uma perfeição.

(3) Deus tem por definição todas as perfeições.

(4) Logo, Deus por definição tem de existir.

 

Dicionário:

 

P- A existência é uma perfeição.

Q- Deus por definição tem todas as perfeições

R- Deus por definição tem de existir.

 

 

Formalização:

 

((PQ) R), P, Q  R) 

 

D.Se a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por definição tem de existir. Mas a existência é uma perfeição. Além disso, é verdade que Deus tem por definição todas as perfeições. Logo, Deus por definição tem de existir.

 

E. Se Portugal jogar contra Espanha no campeonato do mundo de futebol, então os adeptos espanhóis não apoiam os jogadores portugueses.

Portugal joga contra Espanha no campeonato do mundo de futebol.

Logo, os adeptos espanhóis não apoiam os jogadores portugueses.

Dicionário:

P – Portugal joga contra Espanha no campeonato do mundo de futebol.

Q – Os adeptos espanhóis apoiam os jogadores portugueses.


Formalização:

P → ¬Q

P

¬Q

 

F. Se a Itália não é apurada para o campeonato do mundo de futebol, então o público presente na Rússia não pode contemplar belas defesas de Buffon.

O público presente na Rússia não pode contemplar belas defesas de Buffon.

Logo, a Itália não é apurada para o campeonato do mundo de futebol.

Dicionário:

P – A Itália é apurada para o campeonato do mundo de futebol.

Q – O público presente na Rússia pode contemplar belas defesas de Buffon.


Formalização:

¬P → ¬Q

¬Q

¬P


2.  Teste a  validade da seguinte forma argumentativa através de um Inspetor de circunstância. 

¬ (P^Q), P logo ¬ Q


P

Q

⌐    (P    ^     Q)

P

Logo, ⌐Q

V

V

F       V    V     V

V

F

V

F

V       V    F     F

V

V

F

V

V       F    F     V

F

F

F

F

V       F    F     F

F

V


R: A forma argumentativa é válida, porque na única circunstância em que as premissas são ambas verdadeiras a conclusão também é verdadeira.

  

GRUPO XI 

Inspector de Circunstâncias

 

Há alguma circunstância em que as premissas sejam todas verdadeiras e a conclusão seja falsa

Se não houver, o argumento é válido.

Se houver, o argumento é inválido.

1.Teste a validade da seguinte forma argumentativa através de um inspetor de circunstâncias.


   ¬ (P^Q), P logo ¬ Q  

 

 

P

Q

⌐    (P    ^     Q)

P

Logo, ⌐Q

     

   

    

  


2. Identifique, no conjunto que se segue, as afirmações verdadeiras.

a) Um argumento válido pode ter uma ou mais premissas falsas.

b) Um argumento válido pode ter uma conclusão falsa.

c) Um argumento válido pode ter premissas falsas e conclusão verdadeira.

d) Um argumento válido pode ter premissas verdadeiras e conclusão falsa.

e) Um argumento inválido pode ter premissas e conclusão verdadeiras.


  Podemos ter:

  • Argumentos válidos, com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira;
  • Argumentos válidos, com premissas falsas e conclusão falsa;
  • Argumentos válidos, com premissas falsas e conclusão verdadeira;
  • Argumentos inválidos, com premissas verdadeiras e conclusão verdadeira;
  • Argumentos inválidos, com premissas verdadeiras e conclusão falsa;
  • Argumentos inválidos, com premissas falsas e conclusão falsa; e
  • Argumentos inválidos, com premissas falsas e conclusão verdadeira.

Mas não podemos ter:

  • Argumentos válidos, com premissas verdadeiras e conclusão falsa.

GRUPO XII

Modos de Inferência válida

13. Identifique e exemplifique modos ou regras de Inferência Válida

A.

B. 

C.

D

E. 

F.

14. Complete o raciocínio aplicando as seguintes regras:

Se eu não gostasse dos alunos, não era uma professora feliz

 

a.  Modus Ponens 

____________________________________________________

____________________________________________________

 

b.  Modus Tollens

____________________________________________________

____________________________________________________

 

GRUPO XII

Falácias Formais


15. Reconheça as falácias: Negação do antecedente e afirmação do consequente


Se eu tiver calor, bebo água

Bebo água

Logo, tenho calor

 

Fálácia__________________________________________

 

Se eu tiver calor bebo água

Não bebo água

Logo, Não tenho calor

 

Falácia _________________________________________


Lola

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