terça-feira, 15 de novembro de 2022

Lógica Proposicional: Exercícios


 Lógica Proposicional: 

Exercícios


1.  Traduza as seguintes proposições para linguagem proposicional


 

Proposição inicial

Formalização

A Bia é aluna da Escola Secundária de Arouca

 

A Bia é divertida e não gosta de chorar.

 

Não é verdade que a Bia é triste e melancólica.

 

A Bia gosta de lógica ou de estética, mas não de ambas

 

Se a Bia gosta de lógica ou de estética, então não gosta de desenho

 

A Bia ganhou o prémio do melhor ensaio de filosofia,

 a não ser que a Ema o tenha ganho.

 

Se a Bia ou a Ema tiveram boa nota no teste, e  foi a

 Bia que teve boa nota, então não foi a Ema.

 

A Bia gosta da Ema, se e só se, não gosta do Paulo e do Rui.

 

A Bia e a Ema são alunas da Escola de Música, mas

só uma delas é aluna do 10º ano

 

A Bia e a Ema fizeram um texto de Filosofia e um

texto de ciência, respetivamente.

 

 



Correcção:

 

1. A Bia é aluna da Escola Secundária de Arouca

   

Dicionário:

   - A Bia é aluna da Escola Secundária de Arouca

    ¬ P - A Bia não é aluna da Escola Secundária de Arouca

 

 

2. A Bia é divertida e não gosta de chorar.

 

       Dicionário:

       P- A Bia é divertida

       Q- A Bia não gosta de chorar

 

       (P   ¬ Q)

  

       

3. Não é verdade que a Bia é triste e melancólica


      Dicionário

     P- A Bia é triste
     Q- A Bia é melancólica

     ¬ (P V Q)

 

4.     A Bia gosta de lógica ou de estética, mas não de ambas


        Dicionário:
     
       P – A Bia gosta lógica
       Q-  A Bia gosta de estética

       (P v Q) 
  ¬ (P   Q)


5.       Se a Bia gosta de lógica ou de estética, então não gosta de desenho.

       Dicionário:

       P- A Bia gosta de lógica
       Q- A Bia gosta de estética
       R- A Bia gosta de desenho

      ((P V Q) →  ¬ R)

6.     A Bia ganhou o prémio do melhor ensaio de filosofia, a não ser que a Ema o tenha ganho.



      Dicionário:

      P- A Bia ganhou o prémio do melhor ensaio de filosofia
      Q - A Ema ganhou o prémio do melhor ensaiode filosofia

      ( ¬ Q → P)


7.    Se a Bia ou a Ema tiveram boa nota no teste e  foi a Bia que teve boa nota, então não foi a Ema.


      Dicionário:     
   
      P- A Bia teve boa nota no teste
      A Bia teve boa nota no teste
        
      ((( P V Q) 
 P) → ¬ Q)


8.  A Bia gosta da Ema, se e só se, não gosta do Paulo e do Rui.
 

 Dicionário:     

         P - A Bia gosta da Ema
         Q- A Bia gosta do Paulo
         R – A Bia gosta do Rui

    ((P ↔ ( ¬ Q 
 ¬ R))


9. A Bia e a Ema são alunas da Academia de Música, mas só uma delas é aluna do 10º ano.


  Dicionário:     

  P- A Bia é aluna da Academia de Música
  Q- A Ema é aluna da Academia de Música
  R - A Bia é aluna do 10º ano
  S - A Ema é aluna do 10º ano

    ((P 
 Q)  ( R V S))



10. A Bia e a Ema fizeram um texto de Filosofia e um texto de ciência,

respetivamente.


         Dicionário:   
  
         P – A Bia fez um texto de Filosofia
         Q - A Ema fez um texto de Ciência

         (P 
 Q) 



2.  Indique se as afirmações (1 a 12) são V ou F

 

1.  As variáveis proposicionais representam lugares vazios que só podem ser ocupados por proposições __________

2.  Todas as conectivas são verofuncionais ____________

3.  “Não” é uma conectiva verofuncional unária ___________

4. A proposição P^Q é uma disjunção _________________

5.  Tabelas de verdade e Inspector de circunstâncias são sinónimos _____________

6.  A→B, B logo A é uma falácia _________________________

7. “Se chover, vou ao cinema” é uma proposição que significa que se não chover, não vou ao cinema ________

8. A proposição «Uma teoria científica está justificada apenas no caso de ter confirmação indutiva.» é:

Bicondicional.______; 

Condicional ________;  

Disjunção __________;        

Conjunçâo ________

 

9. Identifique o operador principal da seguinte fórmula: (P → Q) ¬R     __________________________

10. Uma proposição composta não contém conectivas ____________

11. ¬P→Q é uma proposicional condicional ___________________

12. Pela tabela de verdade a proposição ¬P→Q e ¬(P→Q) têm diferentes condições de verdade____________

13. “Se o governo não abrandar com as medidas de austeridade, o povo irá revoltar-se. O governo abrandou com as medidas. Logo, o povo não se revoltou” Este argumento:

 

a)   É válido — forma de inferência válida do modus tollens __________

 

b)   É válido — forma de inferência válida do modus ponens _________

 

c)    Comete a falácia da negação do antecedente _______________

 

d)    Comete a falácia da afirmação do consequente ______________


 

14. “Se treinar com disciplina diariamente, vou melhorar o meu desempenho no torneio. Treino com disciplina diariamente. Logo, vou melhorar o meu desempenho no torneio” Este raciocinio:

 

a)   Comete a falácia da afirmação do consequente ___________

 

b)    É válido — forma de inferência válida do modus ponens __________

 

c)   Comete a falácia da negação do antecedente __________________

 

d)   É válido — forma de inferência válida do modus tollens __________

15. Formalize a proposição seguinte usando o operador lógico correto: “Só me é possível dar atenção à música no caso de não ter uma vida muito dura”.

16. Traduza para a sua linguagem natural ( português) a seguinte forma de uma proposição complexa: (P → Q) R (Tenha em consideração estas proposições simples):

P: O Afonso é esperto. 
Q: O Afonso toca guitarra. 
R: O Afonso é feliz

17.Traduza para a linguagem formal a proposição complexa abaixo apresentada. Identifique cada uma das proposições simples


 “O Paulo vai ensinar  filosofia se e só se ficar colocado em Arouca”.

18. Crie uma tabela de verdade para determinar se a proposição seguinte é contingente, tautológica ou uma contradição.

(P  ¬P)  Q

19. Considere o seguinte argumento: (P  Q) → Q, Q  P  Q

Teste a validade do argumento através do método das tabelas de verdade.

20. Caso seja inválido, identifique a falácia cometida.

 

Valor de verdade de Proposições compostas

Antes de mais….

 

Ø    Elabora-se o dicionário, atribuindo uma letra (ex.: P, Q, R, S) a cada proposição simples;

Ø    Formaliza-se o argumento (tradução em linguagem simbólica : variáveis ordenadas segundo a sequência, as conectivas que as articulam e os parêntesis curvos ou rectos quando necessário);

Ø    Constrói-se a   tabela operacionalizando as conectivas lógicas desde as de menor âmbito ou dominância até às de maior âmbito (que expressará o resultado da tabela);

Ø    Ser dominante significa que a conectiva resiste na expressão, até as outras terem sido avaliadas -  a dominante é a última a ser avaliada.

Ø    A elaboração da tabela segue o mesmo procedimento  da elaboração das tabelas de verdade de cada uma das conectivas.

 

 

3. Como calcular, recorrendo a uma tabela de verdade, os valores da seguinte fórmula?

 

~ (P  ~Q)→R

 

P

Q

R

~Q

(P ~Q)

~(P~Q)

~ (P  ~Q)→R

V

V

V

F

F

V

V

V

V

F

F

F

V

F

V

F

V

V

V

F

V

V

F

F

V

V

F

V

F

V

V

F

F

V

V

F

V

F

F

F

V

F

F

F

V

V

F

V

V

F

F

F

V

F

V

F

1º Passo

2º Passo

3º Passo

4º Passo

5º Passo

 



             





4.Formalize a seguinte proposição complexa:

 

Caso o Afonso  tenha razão, não há guitarristas originais; e se não há guitarristas originais, a musica  é imitação.


1.  Fazemos o o dicionário:

P = Afonso  tem razão.
   Q = Há guitarristas originais 
   R = A música é imitação.

2.  Faz-se a formalização. 

 

Podemos proceder por passos sucessivos, de modo a termos uma maior garantia de não cometer erros. Assim, num primeiro momento, podemos substituir apenas as proposições simples pelas respetivas variáveis proposicionais:

Caso P,  não Q; e se  não Q → R

 

E só depois proceder à formalização completa (note-se que ‘Caso P, não Q’ é o mesmo que ‘Se P, então ¬ Q’):

(P → ¬Q) (¬Q → R)

Para facilitar o nosso trabalho podemos considerar que estamos perante duas proposições, P → ¬Q e ¬Q → R, ligadas pelo operador conjunção. 

 

A. Calculamos primeiro os valores de verdade para P → ¬Q 

 

B. Depois para ¬Q → R. 

 

C. Calculamos, por fim,  os valores para a conjunção, ficando a saber os valores de verdade possíveis para a proposição.

 

(P → ¬Q) (¬Q → R)

 


P

Q

R

(P → ¬Q)

(¬Q → R)

V

V

V

V   F   F

F

F   V   V

V

V

F

V   F   F

F

F   V   F

V

F

V

V   V   V

V

V   V   V

V

F

F

V   V   V

F

V   F   F

F

V

V

F   V   F

V

F   V   V

F

V

F

F   V   F

V

F   V   F

F

F

V

F   V   V

V

V   V   V

F

F

F

F   V   V

F

V   F   F

1º Passo

2º Passo

4º Passo

3º Passo

 

 












5.Formalize a seguinte proposição complexa:


a completar....




6.Formalize a seguinte proposição complexa:


a completar....



Lola

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