Lógica Proposicional - Exercícios
1. Responda às seguintes questões:
Considerando
que P é uma proposição verdadeira e a conjunção (P∧Q) for falsa, qual o
valor da proposição Q? Justifique.
FALSA. Uma conjunção só
é verdadeira quando ambas as proposições que a compõem são verdadeiras.
Se P for uma proposição
falsa e Q for uma proposição verdadeira, a disjunção (P V Q) será verdadeira ou
falsa? Justifique.
Verdadeira. Quando uma
das proposições é verdadeira, a disjunção é verdadeira.
Se é verdade que o Pedro
está na escola, qual o valor de verdade de “O Pedro está na escola ou o Pedro
está em casa”? justifique.
Se uma proposicional (P →
Q) é falsa, quais os valores de verdade das proposições P e Q? Justifique.
Se P e Q são proposições
falsas, qual o valor de verdade da bicondicional (P↔Q)? justifique.
2. Traduza em linguagem
simbólica os seguintes enunciados e saliente a conectiva dominante:
Não é verdade que Lola
tenha saúde e trabalhe
Lola não tem saúde e
trabalha
Se a Lola tem saúde e
trabalha, então ganha dinheiro
Lola tem saúde e, se
trabalha, então ganha dinheiro
~ (p ∧ q )
negação
~ p ∧ q
conjunção
p ∧ q → R
implicação
p ∧ (q → R)
conjunção
3. Traduza
numa tabela de verdade a seguinte proposição:
«O professor vai
ganhar a lotaria ou os alunos vão ganhar»
· caso os dois ganhem
(inclusiva)
P Q |
PV Q |
V V V F F V F F |
V V V F |
· Se fôr só um a ganhar
(exclusiva)
P Q |
Pv Q |
V V V F F V F F |
F V V F |
4.
Identifique e formalize as seguintes proposições:
a) “Se
Platão era filósofo então não era sábio.” CONDICIONAL. Forma
lógica:(P→~Q )
b) “Sempre
que rio, sinto-me bem” CONDICIONAL. (P→Q)
c) “Não existem burros na
escola” NEGAÇÃO. ~P
d) “Ou o
Amor existe ou a vida não faz sentido” DISJUNÇÃO EXCLUSIVA.
(PV~Q)
e) “O
Homem é um animal racional e não é um monstro” CONJUNÇÃO. (PΛ~Q)
f) “Nem
o Pedro nem a Rita vão a Paris” CONJUNÇÃO.
(~PΛ~Q)
g) "Só estudo
Filosofia se e só se me derem um livro” BICONDICIONAL. (P⇄ Q)
5.
Considere as seguintes proposições:
P
- Romeo é professor
Q - Romeo é pintor
Escreva em
linguagem natural
a. p ^q Romeo
é professor e Pintor
b. pvq Romeo
é professor ou Pintor
c. ~pv~q Romeo
não é Professor ou não é Pintor
d. ~p^~q Romeo
não é Professor e não é Pintor
e. ~qv~p Romeo
não é Pintor ou não é Professor
6.
Escreva as fórmulas que traduzem as proposições seguintes.
a) Sócrates é filósofo
ou político. PvQ
b) É falso que Sócrates
não seja Filósofo ~ P
c) Se Sócrates é
filósofo, então não é político nem é jurista
Dicionário
P- Sócrates é filósofo
Q – Sócrates é político
R – Sócrates é jurista.
Formalização
7. Formalize as seguintes proposições complexas:
A. Se os
seres humanos são racionais então conseguem este teste de Filosofia
Dicionário:
P: os
seres humanos são racionais.
Q: os
seres humanos conseguem realizar o teste de Filosofia
Formalização:
P→ Q.
B. Se
estudo para o teste de Filosofia, então tenho boa nota e passo de ano.
Dicionário:
P: Estudo para o teste de Filosofia.
Q: Tenho
boa nota.
R: Passo
de ano.
Formalização:
P→ (Q ∧ R).
C. Se e
só se o Homem é livre então é responsável pelas suas acções.
Dicionário:
P: O Homem é livre.
Q: O
Homem é responsável pelas suas acções.
Formalização:
P ↔ Q
D. Se
estudas para o teste e estás atento nas aulas então tens boa nota.
Dicionário:
P: Estudas para o teste. Q: Estás atento. R: Tens boa nota.
Formalização:
(P∧ Q) ⟶ R
8.
Formalize os seguintes argumentos:
A - Se somos livres,
então poderemos agir de modo diferente. As pessoas não podem agir de modo
diferente. Logo, as pessoas não são livres.
Forma canónica:
(1) Se somos livres,
então podemos agir de modo diferente.
(2) As pessoas não
podem agir de modo diferente.
(3) Logo, as pessoas
não são livres.
Dicionário:
P - Somos livres
Q- Podemos agir de
modo diferente
Formalização:
(P → Q),
¬Q
∴ ¬P
B - Se somos
livres, podemos escolher as nossas ações. Se podemos escolher as nossas ações,
então não somos determinados. Portanto, se somos livres, não somos
determinados.
Forma canónica:
(1) Se somos livres,
podemos escolher as nossas ações.
(2) Se podemos
escolher as nossas ações, então não somos determinados.
(3) Logo, se somos
livres, não somos determinados.
Dicionário:
P- Somos livres
Q- Podemos escolher as
nossas ações.
R- Somos determinados.
Formalização:
(P →Q),
(Q → ¬R)
∴ (P→ ¬R)
C - Se a existência é
uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições, então Deus por
definição tem de existir. Mas a existência é uma perfeição. Além disso, é
verdade que Deus tem por definição todas as perfeições. Logo, Deus por
definição tem de existir.
Forma canónica:
(1) Se
a existência é uma perfeição e Deus por definição tem todas as perfeições,
então Deus por definição tem de existir.
(2) A existência é uma
perfeição.
(3) Deus tem por
definição todas as perfeições.
(4) Logo, Deus por
definição tem de existir.
Dicionário:
P- A existência é uma
perfeição.
Q- Deus por definição
tem todas as perfeições
R- Deus por definição
tem de existir.
Formalização:
((P∧Q)→ R), P, Q ∴ R)
9. "A Filosofia é
agradável e o Mar também"
Se "A Filosofia não for agradável", a
conjunção é verdadeira ou falsa?
FALSA.
Para uma
conjunção ser V têm as proposições conjuntas de ser ambas
verdadeiras.
10.
Considere a condicional “Se cantar, choro” Se considerarmos que
o antecedente é verdadeiro e o consequente falso a condicional é verdadeira ou
falsa?
FALSA .
Uma proposição
condicional só é F quando o antecedente é V e o consequente F.
11. Os
argumentos que se seguem são válidos? Justifique a sua resposta.
a)Ninguém pode estudar e simultaneamente
estar a conversar nas redes sociais. O Pedro conversa nas redes sociais.
Logo, não estuda.
Não Válido.
Falácia da Afirmação do consequente.
P- Pedro estuda
Q - Pedro conversa nas redes sociais
ou P ou Q
Q
logo não P
b) Para tirar positiva no teste, bastaria
ter estudado pelo menos uma tarde. Ora, tirei positiva no teste. Portanto,
estudei pelo menos uma tarde.
P- Tirar positiva no teste
Q - Estudar, pelo menos, uma tarde
P então Q.
Válido pois segue a regra do Modus Ponens.
c) Ninguém pode estudar e simultaneamente
estar a conversar nas redes sociais. É certo que a Marta não está a
conversar nas redes sociais. Portanto, estuda.
d) Para tirar positiva no teste,
bastaria ter estudado pelo menos uma tarde. Tirei negativa no teste. Logo, é
certo que não estudei sequer uma tarde.
12.
Teste a validade da seguinte forma argumentativa através de um Inspector
de circunstância.
¬ (P^Q),
P logo ¬ Q
P |
Q |
⌐ (P
^ Q) |
P |
∴ ⌐Q |
V |
V |
F V
V V |
V |
F |
V |
F |
V V
F F |
V |
V |
F |
V |
V F
F V |
F |
F |
F |
F |
V F
F F |
F |
V |
R: A forma
argumentativa é válida, porque na única circunstância em que as premissas são
ambas verdadeiras a conclusão também é verdadeira.
Se estudar, tenho
boa nota estudo Logo, tenho
boa nota MODUS PONENS
INFERÊNCIA VÁLIDA Afirmação do
antecedente |
P |
Q |
P→Q |
P |
∴Q |
|
V |
V |
V |
V |
V |
||
V |
F |
F |
V |
F |
||
F |
V |
V |
F |
V |
||
F |
F |
V |
F |
F |
.
É falso que
copiei ou menti no teste. Logo, não copiei e
não menti. INFERÊNCIA VÁLIDA
-APLICAÇÃO DAS LEIS DE MORGAN Na tabela de verdade
os valores de verdade das premissas |
P |
Q |
~(PVQ) |
∴~PΛ~Q |
||
V |
V |
F |
F |
|||
V |
F |
F |
F |
|||
F |
V |
F |
F |
|||
F |
F |
V |
V |
E não
esqueça...
LINGUAGEM
NATURAL |
CONECTIVAS
PROPOSICIONAIS |
SÍMBOLOS DAS
CONETIVAS |
“não…” “não é verdade que…” “é falso que…” |
Negação |
¬ |
“… e …” “tanto…como…” “…, mas também…” |
Conjunção |
˄ |
“… ou…” “…a não ser que…” |
Disjunção inclusiva |
V |
“…ou…ou… |
Disjunção exclusiva |
V |
“Se… então…” “… desde que…” “…só se…” |
Condicional |
→ |
“…se e só se…” “… se e somente se…” “condição necessária e suficiente” |
Bicondicional |
↔ |
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