Teeteto de Platão
Sócrates: Diz-me, então, qual a melhor definição
que poderíamos dar de conhecimento, para não nos contradizermos?
(…)
Teeteto: A de que a crença verdadeira é
conhecimento? Certamente que a
crença verdadeira é infalível e tudo o que dela resulta é belo e bom.
(…)
Sócrates: O problema não exige um estudo
prolongado, pois há uma profissão que mostra bem como a crença verdadeira não é
conhecimento.
Teeteto: Como é possível? Que profissão é essa?
Sócrates: A desses modelos de sabedoria a que se
dá o nome de oradores e advogados. Tais
indivíduos, com a sua arte, produzem convicção, não ensinando mas fazendo as
pessoas acreditar no que quer que seja que eles queiram que elas acreditem. Ou julgas tu que há mestres tão
habilidosos que, no pouco tempo concebido pela clepsidra sejam capazes de
ensinar devidamente a verdade acerca de um roubo ou qualquer outro crime a
ouvintes que não foram testemunhas?
Teeteto: Não creio, de forma nenhuma. Eles não
fazem senão persuadi-los.
Sócrates: Mas para ti persuadir alguém
não será levá-lo a acreditar em algo?
Teeteto: Sem dúvida.
Sócrates: Então, quando há juízes que se acham
justamente persuadidos de factos que só uma testemunha ocular pode saber e mais
ninguém, não é verdade que ao julgarem esses factos por ouvir dizer, depois de terem formado deles uma
crença verdadeira, pronunciam um juízo desprovido de conhecimento, embora tendo uma convicção justa e
dando uma sentença correcta?
Teeteto: Com certeza.
Sócrates: Mas, meu amigo, se a crença verdadeira e o
conhecimento fossem a mesma coisa, os melhores juízes não podiam ter uma crença
verdadeira sem ter conhecimento.
Teeteto: Eu mesmo já ouvi alguém fazer essa
distinção, Sócrates; tinha-me esquecido dela, mas voltei a lembrar-me. Dizia
essa pessoa que a crença verdadeira acompanhada de
razão é conhecimento e desprovida de razão , não.”
Platão, Teeteto
Tarefa:
O que tenta demonstrar Sócrates?
Identifique e sintetize o argumento utilizado.
Qual a posição de Teeteto?
Defina Crença, Verdade e Conhecimento.
Compara a definição inicial e final de conhecimento?
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