Ensaio Filosófico de
FILOSOFIA – 11º Ano
INTRODUÇÃO
O programa de
Filosofia de 11º Ano termina com a indicação de que os alunos deverão
desenvolver competências no âmbito da reflexão crítica sobre dois temas/problemas
da sociedade actual.
(Opção por um tema/problema)
A - TEMAS/PROBLEMAS DA CULTURA CIENTIFICO-TECNOLÓGICA
Neste sentido,
pretende-se que cada turma se organize em quatro grupos (cuja escolha dos membros será
livre) para trabalhar dois temas, dois grupos trabalham um tema à escolha relativo à A- Ciência;
dois grupo trabalham um tema relativo à B-FILOSOFIA .
A mesma turma terá grupos a trabalhar simultâneamente os vários temas.
dois grupo trabalham um tema relativo à B-FILOSOFIA .
A mesma turma terá grupos a trabalhar simultâneamente os vários temas.
A- Ciência
·
A ciência, o poder e os riscos
• A construção histórico-social da ciência
• O trabalho e as novas tecnologias
• O impacto da sociedade da informação na vida
quotidiana
• A industrialização e o impacto ambiental
• A investigação científica e os interesses
económico-políticos
• A tecnociência e a ética
• A manipulação genética
• A Bioética
- E outros à escolha do aluno!
Um exemplo:
A – A
BIOÉTICA
“Bioética designa aquele conjunto de questões de dimensão
ética originado
pelo poder cada vez maior da intervenção técnico científica no ser vivo”.
pelo poder cada vez maior da intervenção técnico científica no ser vivo”.
Gilbert Hottois
OBJECTIVOS:
1 – Definir e
problematizar o conceito de Bioética;
2 - Mostrar que a ciência e a
investigação poderão colocar problemas éticos;
3 – Relacionar vantagens e riscos da genética;
4 – Conhecer problemas e tentativas de debate sobre problemas de Bioética
em Portugal e no mundo;
5 – Reconhecer os limites da
ciência em temas como: nascimento, inseminação, fecundação in vitro, aborto, experimentação humana, transplantes e eutanásia;
6 – Identificar riscos de manipulação genética.
B - UNIDADE FINAL – DESAFIOS E HORIZONTES DA FILOSOFIA.
(Opção por um tema/problema)
1. A
Filosofia e os outros saberes
1.1. Realidade e verdade — a plurivocidade da
verdade
1.2. Necessidade contemporânea de uma
racionalidade prática pluridisciplinar
2. A
Filosofia na cidade
2.1. Espaço público e espaço privado
2.2. Convicção, tolerância e diálogo — a
construção da cidadania
3. A
Filosofia e o sentido
3.1. Finitude e temporalidade — a tarefa de se ser
no mundo
3.2. Pensamento e memória — a responsabilidade
pelo futuro
Um exemplo
B – A
FILOSOFIA E O SENTIDO
“Se não
houvesse um fim, a vida não teria qualquer valor. É o risco permanente de
perder a vida que nos ajuda a compreender o seu valor”.
perder a vida que nos ajuda a compreender o seu valor”.
Karl
Popper
OBJECTIVOS:
1 –Problematizar
a ideia de “busca de sentido”;
2 - Reconhecer a Filosofia como área
de saber existencial;
3 – Tomar consciência que a terefa de cada ser humano é construir uma vida
com sentido e que, para isso, tem de descobrir qual é, para si mesmo, o sentido
da vida;
4 – Conhecer diferentes perspectivas de resposta à questão do sentido da
vida;
5 – Construir o seu próprio ponto de vista acerca do sentido da vida;
Pretende-se que o aluno:
Organize,
elabore materiais, redija textos com o devido enquadramento num esforço de
trabalho autónomo.
Formule
questões de dimensão filosófica desenvolvendo a capacidade de problematização;
Seleccione
e trate materiais em função dos objectivos acima enunciados.
Pesquise
documentos em fontes diversificadas, utilizando, criteriosamente, as fontes de
informação - obras de referência e novas tecnologias;
Reflicta
sobre problemas do mundo contemporâneo;
Assuma
a sua responsabilidade pessoal e social.
Exigências
-
O trabalho deverá ser pessoal, criativo, original, capaz de surpreender a
professora.
-
De cada turma terão de resultar quatro grupos equilibrados em termos de
elementos e de alunos com melhores e mais modestas notas.
-
O trabalho será realizado em contexto de sala de aula e fora dela.
- Cada grupo terá um coordenador (escolhido pela professora) que participa,
surpervisiona e avalia qualitativamente a prestação dos colegas perante a professora.
-
O ensaio filosófico terá até 5 paginas A4.
- Cada grupo tem de enviar via e-mail à professora de véspera.
- Cada grupo fará a apresentação oral ;
- Todos os alunos, de cada um dos grupos, têm,
obrigatoriamente, de participar na apresentação oral - não serão avaliadas apresentações orais em que o aluno se limite à leitura do trabalho!
-
Ao Ensaio Filosófico será atribuída uma percentagem de 70% da nota.
- A avaliação final de cada aluno resultará da participação no trabalho escrito, (40%) e apresentação oral individual (60%).
Calendarização
- Elaboração do Ensaio Filosófico: terceiro periodo.
- Apresentações orais:
Turma 11º A: 31 de Maio;
Turma 11º B: 30 de Maio
Turma 11ºC: 31 de Maio
Turma 11º D: 30 de Maio
Nota: cada grupo dispõe de 15 minutos para apresentar o Ensaio Filosófico.
- Elaboração do Ensaio Filosófico: terceiro periodo.
- Apresentações orais:
Turma 11º A: 31 de Maio;
Turma 11º B: 30 de Maio
Turma 11ºC: 31 de Maio
Turma 11º D: 30 de Maio
Nota: cada grupo dispõe de 15 minutos para apresentar o Ensaio Filosófico.
Bibliografia
– Tema A:
-
Manuais cedidos pela professora
-
Bibliografia citada nos manuais
-
Enciclopédia LOGOS (Biblioteca da Escola)
-
Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos
- Pesquisa dos grupos
Bibliografia
– Tema B:
- Manuais cedidos pela professora
- Bibliografia citada nos manuais
- Bibliografia citada nos manuais
-.Enciclopédia
LOGOS (Biblioteca da Escola)
-
Documentos indicados pela professora.
- Pesquisa dos grupos
NOTA: O trabalho deverá obedecer ao seguinte:
1. Especificações formais:
Extensão: cinco paginas
Tipo de letra: Areal Narrow - 12
Espaçamento: 1,5 linhas
2. Estrutura:
Apresentação
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
BOM TRABALHO!
- Pesquisa dos grupos
NOTA: O trabalho deverá obedecer ao seguinte:
1. Especificações formais:
Extensão: cinco paginas
Tipo de letra: Areal Narrow - 12
Espaçamento: 1,5 linhas
2. Estrutura:
Apresentação
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Vamos concorrer?
BOM TRABALHO!
Lola
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