segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Tipos de conhecimento


Tipos de conhecimento


A relação entre o sujeito e o objeto não ocorre fora de um contexto. O sujeito interage com o real, intervém na definição do objeto, integrando-o na sua visão do mundo. O próprio modo como o sujeito se relaciona com o objeto não é uniforme. 

Enquanto ser-no-mundo, o ser humano encontra-se condenado à experiência. 

A experiência pode ser definida: a apreensão por um sujeito de uma realidade, uma forma de ser, um modo de fazer, uma maneira de viver, etc. A experiência é então um modo de conhecer algo imediatamente antes de todo o juízo formulado sobre o apreendido.

Que condições nos permitem afirmar que temos um conhecimento?
O que nos garante que podemos confiar no que sabemos ou julgamos saber?

Assim, podemos distinguir três tipos de conhecimento:

Conhecimento de aptidão ou saber como: refere-se ao conhecimento de uma atividade, isto é, à capacidade, aptidão ou competência para fazer alguma coisa. É o saber fazer. É um saber prático. Ex: saber fazer arroz de cabidela.

Conhecimento por contacto ou conhecer algo ou alguém: refere-se ao conhecimento direto e presencial de alguma realidade, sejam  pessoas, objectos ou lugares. É conhecer algo ou alguém. Ex: Conheço Veneza.


Conhecimento proposicional ou saber que: refere-se ao conhecimento expresso por uma proposição e é um  conhecimento de verdades. Saber teórico sobre a realidade. A proposição é "X sabe que Y é z" Ex. Sei que Galileu defendeu a teoria heliocêntrica.







                                              Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...