quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Argumentos e Falácias Informais - exercícios





Argumentos e Falácias Informais 
 exercícios




A - Identifique o tipo de argumento

  1. Os elefantes observados até ao momento têm tromba e são gordos. Logo, todos os elefantes têm tromba e são gordos. INDUTIVO (por generalização)
  2. Todas as galinhas que vi até ao momento saírem da capoeira tinham penas castanhas. Portanto, a próxima galinha que vir a sair do galinheiro terá penas castanhas.
  3. O cérebro armazena e processa informação assemelhando-se, neste e noutros aspectos, na necessidade de energia, a um computador. Os computadores são máquinas. Logo, o cérebro é uma máquina. ANALOGIA
  4. De acordo com o Secretário geral das nações Unidas, existem em todo o mundo pelo menos 250 milhões de crianças em idade escolar que não sabem ler, escrever e contar. Dois terços delas são mulheres. Logo, é verdade que há pelo menos 250 milhões de crianças em idade escolar que não sabem ler, escrever ou contar e que dois terços são mulheres.
  5. Todas as crianças que vi até hoje gostam de animais.Logo, a próxima criança que vir gostará de animais. 
  6. Todos os brasileiros com que contactei em Paris eram alegres.Logo, todos os brasileiros são alegres. INDUTIVO (por generalização)
  7. As alunas são como as artistas.As artistas são criativas.As alunas também são. ANALOGIA
  8. O gato é felino porque todos os gatos são felinos. DEDUTIVO
  9. Os homens são como as mulheres.Tanto os homens como as mulheres são racionais .Os homens pensam.Logo, as mulheres também pensam. ANALOGIA
  10. Até agora o sol nasceu todos os dias. Assim, o sol nascerá amanhã. INDUTIVO (por previsão)


B - Considere as seguintes imagens legendadas e responda:

"Até que a morte nos separe" APAV (2011)

  1. Qual ou quais  os meios de persuasão privilegiados neste cartaz? Justifique.
  2. Qual ou quais os meios de persuasão desvalorizados neste cartaz ? Justifique.

"A água não potável mata mais crianças do que a guerra" UNICEF (2007)


  1. Formule, a partir da imagem, um argumento por analogia.
  2. Construa, a partir da imagem, um argumento dedutivo
  3. Elabore, a partir da imagem, um argumento indutivo (previsão)

C- Analise os seguintes argumentos. Identifique as falácias cometidas.

1.Ou concordas comigo ou estás contra mim.
2.Não está provado que o chá verde prejudique a saúde. O chá verde não prejudica a saúde.
3.Não me interessa a opinião do João sobre métodos de ensino. Ele é antipático e tem extremomau gosto.
4.O professor não deve reprovar o Ambrósio porque ele, coitado, tem de tomar conta dos irmãos e não tem tempo para estudar.
5.Ter amigos é indispensável para ser feliz. A amizade é fundamental para a felicidade das pessoas.

(A)

1. Petição de princípio; 2. Ad hominem; 3. Apelo à piedade; 4. Apelo à ignorância; 5. Falso dilema
(B)

1. Falso dilema; 2. Apelo à ignorância; 3. Ad hominem; 4. Apelo à piedade; 5. Petição de princípio
(C)

1. Falso dilema;2. Petição de princípio; 3. Ad hominem; 4. Apelo à ignorância; 5. Apelo à piedade
(D)


1. Ad hominem; 2. Apelo à ignorância; 3. Apelo à piedade; 4. Ad hominem; 5. Apelo à ignorância


D- Identifique as falácias, justificando.

a)Os comerciantes não devem enganar os seus clientes porque não devem ser desonestos.
b)Muitos cientistas têm afirmado que Deus não existe. Logo, Deus não existe.
c) O professor devia passar o Tomás porque é um aluno que se esforça muito e é bem comportado.
d)Ou gostas de mim ou me odeias. Não gostas de mim. Logo, odeias-me
e)Toda a gente sabe que o sol gira à volta da terra. Por isso, o sol gira à volta da terra.
f)Existe vida depois da morte. Ainda ninguém provou que não exista.


E- Assinale as afirmações Verdadeiras e Falsas:

  1. Os sofistas eram políticos atenienses que se dirigiam aos seus concidadãos na assembleia, tribunais e ajuntamentos.
  2. Os sofistas eram filósofos itinerantes que, andando de cidade em cidade, ofereciam gratuitamente os seus serviços de professores de retórica e dialéctica.
  3. Com o nascimento da democracia na Grécia, os melhores líderes políticos são aqueles que dominam as técnicas de persuasão.
  4. Os sofistas defendem o relativismo e o cepticismo da verdade.
  5. Sócrates e Platão opuseram-se à concepção de verdade nos sofistas.
  6. Sócrates e Platão foram sofista que defenderam o subjectivismo da verdade.
  7. Para Platão e Aristóteles os sofistas são verdadeiros filósofos.
  8. Chaim Perelman defende uma nova retórica por oposição à retórica grega.

F - Comente:
  1. Atenas não era uma democracia moderna, na qual os cidadãos elegem representantes que formam um governo.
  2. "O homem é a medida de todas as coisas" - Protágoras.
  3. A teoria da argumentação de Chaim Perelman é uma reabilitação da velha retórica dos sofistas.


                                               Lola

5 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...