Teste de Filosofia
11°Ano - Argumentação
Estrutura
- Itens de escolha múltipla
- Itens de resposta restrita
- Itens de resposta extensa
Tempo : 90 minutos
Conteúdos
Pág.70 - O domínio do discurso argumentativo - a procura de adesão do auditório.
- Qual a importância da lógica formal (por nós já estudada)?
- Que raciocínio se estuda, de modo particular, na lógica formal?
- Que tipo de raciocínios estuda a Lógica informal?
- Qual o objectivo da lógica informal?
- Porque é que a lógica formal é insuficiente para o raciocínio humano.
- O que é a argumentação?
- Distinga Argumentação e demonstração quanto ao :
- campo de aplicação,
- ponto de partida,
- tipo de lógica,
- tipo de linguagem,
- relação ao contexto
- relação ao auditório.
- Distinga raciocínio como demonstração de raciocino dialéctico,
- Quais os elementos fundamentais da argumentação?
- Mostre a importância de cada um deles.
- Qual a importância do contexto na argumentação?
- Qual a característica fundamental do discurso argumentativo?
- O que é a Retórica?
- Qual o objectivo da retórica?
- Quais os meios ou provas de persuasão do auditório, segundo Aristóteles?
- Explique cada uma destas provas de persuasão.
- Quais os campos de aplicação da retórica?
- O que é a opinião publica?
- Que técnicas estuda a retórica para facilitar a comunicação?
Pág.81 - O discurso argumentativo - principais tipos de argumentos e falácias informais.
- Porque é importante avaliar os argumentos?
- Relacione tese e argumentos.
- Num discurso argumentativo, o que deve o orador fazer?
- Qual a estrutura de um discurso argumentativo
- Explicar em que consiste os seguintes argumentos não dedutivos:
- Indutivos (generalizações e previsões),
- argumentos por analogia,
- argumentos de autoridade
- argumentos causais ou sobre causas.
- Exemplificar cada um desses argumentos.
- Conhecer e explicar as regras de validade de cada um desses argumentos não dedutivos.
- Identifique argumentos não dedutivos.
- Definir falácias informais.
- Explicar cada uma das seguintes falácias:
- Falsa generalização
- Falsa analogia
- Apelo à autoridade
- Falácia causal
- Petição de principio
- Falso Dilema
- Apelo à ignorância
- Ad Hominem ou contra a pessoa
- Derrapagem ou Bola de Neve
- Boneco de palha ou espantalho
- Identificar, em exemplos, falácias informais.
- Relacionar Retórica e Democracia.
- Distinguir o regime democrático existente em Atenas no século V a. C. das atuais democracias.
- Explicar o que se entende por retórica.
- Explicar quem eram os sofistas.
- Discutir o papel dos sofistas na democracia ateniense.
- Caracterizar a retórica sofistica.
- Qual o papel da linguagem e do discurso para Platão?
- Qual a concepção de retórica para Platão?
- Explicar as criticas de Platão aos sofistas?
- Analisar as criticas de Platão aos Sofistas no Górgias e no Fedro.
- Qual o ideal Politico de Platão? Porquê?
Pág.108 - Persuasão e Manipulação:os dois usos da retórica
- Relacione Retórica e Ética.
- Defina persuasão.
- Defina Manipulação.
- Exemplificar persuasão e manipulação nos seguintes discursos: politico e publicitário.
- A que corresponde o "bom" e "mau" uso da retórica?
- Quais os objectivos da persuasão e da manipulação?
- Como se distingue um discurso persuasivo de um discurso manipulatório?
- Identificar, em exemplos, formas de persuasão e manipulação do discurso.
Pág.118 - Argumentação, Verdade e Ser
- Distinga verdade e verosimilhança.
- Qual o tipo de verdade para os sofistas?
- Qual a concepção de verdade em Platão?
- Relacione Discurso e verdade.
- Distinga verdade e doxa.
- Qual a posição de Platão em relação à sofistica?
- Defina dialéctica socrática,
- Como se caracteriza a argumentação filosófica?
- O que é um bom argumento em Filosofia?
- Apresente as concepções de verdade
Bom Estudo!
Lola
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