sábado, 14 de maio de 2016

Continuidade e Descontinuidade Epistemologica



Continuidade e Descontinuidade Epistemológica


Senso Comum e Conhecimento Científico

Será o Senso comum o ponto de Partida do conhecimento cientifico?
Será o Senso comum um obstáculo ao conhecimento cientifico?

 Continuidade epistemológica

Defende que a diferença entre o senso comum e o conhecimento científico reside no grau de profundidade como analisam os factos. A função da ciência está em depurar, corrigir e melhorar o senso comum.

Karl Popper (1902-1994). O Senso Comum é o ponto de partida para qualquer tipo de conhecimento, embora seja inseguro. 

"Toda a ciência e toda a filosofia são senso comum esclarecido". 
Karl Popper, in Conhecimento Objectivo.  

A evolução do conhecimento faz-se através de um processo de contínuas correcções e aperfeiçoamentos.


Ruptura epistemológica

Defende a uma clara distinção entre os dois tipos de conhecimento, nomeadamente quanto à sua natureza. 

Gaston Bachelard  (1884-1962). Embora considere que na base de todos os níveis de conhecimento esteja o senso comum, encara-o como um "obstáculo epistemológico". A Ciência desenvolve-se através de um processo de contínuas rupturas com o senso comum.
"Pareceu-nos sempre cada vez mais evidente, no decorrer dos nossos estudos, que o espírito científico contemporâneo não podia ser colocado em continuidade com o simples senso comum, que este novo espírito científico representa um jogo mais arriscado, que ele formulava teses que, inicialmente, podem chocar o senso comum. Nós acreditamos, com efeito, que o progresso científico manifesta sempre uma ruptura perpétuas rupturas entre o conhecimento comum e conhecimento científico, desde que se aborde uma ciência evoluída, uma ciência que, pelo próprio facto das suas rupturas traga a marca da modernidade. (...) Podemos, pois, colocar a descontinuidade epistemológica em plena luz.(...) A própria linguagem da ciência está em estado de revolução semântica permanente. (...) Uma constante transposição da linguagem rompe então a continuidade do pensamento comum e do pensamento científico". Bachelard, Materialismo Racional.

- Obstáculos Epistemológicos.

O progresso da ciência está dependente da identificação dos obstáculos a impedem de progredir.O erro é o verdadeiro motor do conhecimento. A primeira tarefa do cientista está em identificar erros, tais como: 
a) Ideias que foram adoptadas só porque confirmavam conhecimentos dados como adquiridos;
b) As primeiras impressões das coisas que antecedem uma análise crítica das mesmas;
c) As metáforas, as imagens e a vulgarização, simplificação e generalização de conhecimentos científicos, que deformam ou deturpam a explicação das relações entre os fenómenos.

- Conhecimento progressivo

O conhecimento científico resulta de uma constante rectificação de um conhecimento primário, que pode não passar de um erro primário. Cada rectificação implica deformar os conceitos anteriores, para abranger novas experiências. O progresso científico faz-se desta forma por uma permanente substituição de conceitos antigos por novos conceitos deformados, mas mais abrangentes. O avanço dá-se todavia nesta substituição do novo (construído) pelo antigo (dado).

"A rectificação é uma realidade, ou, melhor, é a verdadeira realidade epistemológica, já que é o pensamento em acto, no seu dinamismo".
Bachelard, Ensaio sobre o conhecimento Aproximado.

É neste quadro que se insere o seu conceito de ruptura epistemológica. 

A ciência é um conhecimento aproximado, não rigoroso ou absoluto.


Nota: ler este artigo interessante acerca desta problemática


“CONTINUIDADE” E “DESCONTINUIDADE”:
O PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
CIENTÍFICO NA HISTÓRIA DA CIÊNCIA

Fumikazu Saito*

Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 183-194, jan./jun. 2013





                                                                                                                                                      Lola 



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