sábado, 21 de outubro de 2017

Até sempre




Até sempre!


21 de Outubro de 2015!
Manhã de outono!
Na sala de aula ensino Lógica aos alunos de Filosofia do 11º Ano!Procuro pensar com eles a vantagem de pensar bem, de tornar os raciocínios formalmente válidos, de seguir com rigor os princípios lógicos evitando, desse modo, incoerências, sofismas e ambiguidades!
As aulas vão correndo como sempre...a vida, que está lá fora, também!Entre sorrisos e momentos de ansiedade pela resposta que se pensa errada, os minutos vão passando quase sem darmos conta!
A poucos metros da Escola uma mãe, qual Pietá de Michelangelo, acabara de ver o seu filho, o seu grande amor, despedir-se da dor, da incerteza, do desconforto dos dias, do sorriso transparente daquele ser de quem todos, por uma razão ou por outra, aprenderamos a admirar e a gostar com doçura.
O intervalo sobressalta o meu pensamento!
À porta da sala de aula, a directora da escola esperou que os alunos saíssem e entrou, pausadamente, dirigindo-se para a secretária onde eu acabava de arrumar livros e folhas com a planificação da aula!
Senta-se na primeira mesa, mesmo em frente à secretária e, com a serenidade de quem não pode largar o momento, nem deixar-me surpreender por alguém que não tivesse a sensibilidade capaz de amaciar a dor maior de uma mãe como eu, orfã de uma filha, disse baixinho:
-Rosa, o João Reimão faleceu!
Imediatamente as lágrimas descontroladas cobriram o meu rosto de professora, de amiga e de mãe!
- Rosa, tu sabias que o João estava a sofrer...
-Pois, mas eu gostava tanto dele...desabafei como que a racionalizar a sempre inesperada  perda saudosa.
Alguns anos antes, o meu Joãozinho, como eu lhe chamava, tinha sido meu aluno durante dois anos! De uma elegância de trato extraordinária, de um saber ser e estar irrepreensível, era, para mim, um suave consolo tê-lo comigo numa busca de futuro, que por vezes vai rareando na sala de aula! Pouco dado a grandes divagações filosóficas, era seu timbre a apresentação escorreita, limpa e sintética dos conhecimentos, que a sua já normal atenção e empenho deixavam antever!
Às vezes abordava-o no lugar e perguntava:
- E você quem é para mim?
- Sou o seu Joãozinho, respondia com um sorriso de quem levara a sério a primeira vez que o tratei em esta  ternurinha.
Ficamos amigos! Eu tinha-o e tê-lo-ei, sempre,  no meu coração!
Um dia a noticia nocturna chegou! E ele falou, quando nos encontrávamos e ia dizendo como estava...como se sentia! 
Admirei sempre o modo como enfrentou, a esperança que expressava, o desejo de estar connosco deste lado, mesmo que com os seus conhecimentos específicos, soubesse que a vida lhe estilhaçara a serenidade que, com tanta doçura, ele procurava e merecia!

21 de Junho de 2015!
O meu pai Zé parte para a eternidade! Agora eu  não tinha a minha Diana, não tinha mãe e o meu pai, meu companheiro dos últimos anos, também me deixava  numa solidão amargamente sofrida!
Foram muitas as pessoas que estiveram comigo...foram muitas as que me ajudaram na perda já sentida e sofrida em dolorosos momentos! 
Há, porém, uma mensagem que nunca esquecerei e que transcrevo pois...sendo do João quero partilhá-la com todos vós. 
É este o perfume colorido das suas palavras:


·         24-06-2015 22:04
·   
     
·         João
·         Olá Professora,
·       
 
·         João
         Mais uma vez venho dar-lhe os meus sentimentos. Eu não tenho andado mui recomendável, no entanto, se necessitar de qualquer coisa que esteja ao meu alcance, quero que saiba que pode contar comigo. Da próxima vez que a vir, mesmo que não lhe possa dar um beijinho, que é o mais provável, vou querer um beijinho e um abraço seu. Gosto muito de si, como ser humano, como mulher e como amiga. Um beijinho enorme para si.
   


         O abraço de beijos tardou entre nós!
   Naquele dia que o visitei já o seu rosto tinha gelado...mas eu não me importei nem senti que partira...ele, o meu joaozinho, estava ali, sereno e com a sua carita morena que, também, fora minha numa despedida que ainda hoje me rasga o coração de mãe, de amiga e de professora!
          
·         Custa tanto ver partir os nossos alunos!



                                           Lola

1 comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...