domingo, 5 de novembro de 2017

Lógica Proposicional



Lógica Proposicional
Teste - 11º Ano


Nas respostas aos itens de escolha múltipla, seleciona a opção correta.
Escreve, na margem direita, a letra que identifica a opção escolhida.

1.       Considera os seguintes enunciados relativos ao objeto de estudo e importância da lógica:
1.       A lógica é importante porque nos ajuda a distinguir proposições falsas de verdadeiras.
2.       A lógica é um instrumento que nos ajuda a examinar a conexão entre proposições.
3.       A lógica é essencial porque nos ajuda a identificar estruturas argumentativas válidas.
4.       A lógica é um instrumento que nos ajuda a reconhecer argumentos verdadeiros.
(A)   2 e 3 são corretos; 1 e 4 são incorretos.
(B)   1 e 4 são corretos; 2 e 3 são incorretos.
(C)   1 e 2 são corretos; 3 e 4 são incorretos.
(D)   3 e 4 são corretos; 1 e 2 são incorretos.

2.       Qual das seguintes frases exprime uma proposição?
(A)   Prova-me que o livre arbítrio existe.
(B)   Ou estou enganado ou o livre arbítrio existe.
(C)   Será que estou enganado e o livre arbítrio existe?
(D)   Queria muito que não fosse falsa a existência de livre arbítrio.


3.       A conclusão do argumento «A lógica, embora nem sempre seja fácil, é um desafio, visto que nos obriga a prestar atenção aos detalhes da argumentação e exige concentração» é:
(A)   A lógica exige concentração.
(B)   A lógica nem sempre é fácil e exige concentração
(C)   A lógica obriga a prestar atenção aos detalhes.
(D)   A lógica, embora nem sempre seja fácil, é um desafio.


4.       A proposição «O sentido da vida é um falso problema, mas podemos discuti-lo.» é:
(A)   Uma proposição simples.
(B)   Uma disjunção exclusiva.
(C)   Uma conjunção.
(D)   Uma implicação.


5.       Considera os seguintes enunciados relativos ao âmbito das conectivas:
1.       A proposição  é uma negação.
2.       A proposição  é uma conjunção.
3.       A proposição  é uma disjunção.
4.       A proposição   é uma implicação.
(A)   2 e 3 são corretos; 1 e 4 são incorretos.
(B)   1 e 4 são corretos; 2 e 3 são incorretos.
(C)   1 e 2 são corretos; 3 e 4 são incorretos.
(D)   3 e 4 são corretos; 1 e 2 são incorretos.


6.       Considera os seguintes enunciados relativos às regras das conectivas:
1.       Dado que a proposição  é F podemos determinar que o valor lógico de P é F.
2.       Sabendo que a proposição  é verdadeira, infere-se que o valor lógico de S é V.
3.       Dado que o valor lógico de R é V, a proposição  não pode ser falsa.
4.       Sabendo que o valor lógico de Q é V, conclui-se que  é verdadeira.
(A)   2 e 3 são corretos; 1 e 4 são incorretos.
(B)   1 e 4 são corretos; 2 e 3 são incorretos.
(C)   1 e 2 são corretos; 3 e 4 são incorretos.
(D)   3 e 4 são corretos; 1 e 2 são incorretos.




GRUPO II

1.       Considera os exemplos apresentados:

Exemplo A: Se é sardinha, é peixe. Não há dúvida que se trata de uma sardinha. Logo, é peixe.
Exemplo B: Se o carapau é mamífero, respira por pulmões. É certo que o carapau é mamífero. Logo, respira por pulmões.

1.1.  Partindo dos exemplos e da noção de forma lógica, distingue as noções de validade e de verdade.

2.       Considera as seguintes teses:

Tese A: Temos justiça social, quando há liberdade e igualdade.
Tese B: A vida tem sentido se, e somente se, o livre arbítrio não for uma ilusão.

2.1.  O que é que refutaria a tese A? O que faria com que a tese B fosse verdadeira?



GRUPO III

1.       Considera as proposições:
P: Ana estuda lógica.
Q: João estuda lógica.
R: Maria estuda lógica.

1.1.  Escreve em linguagem simbólica as proposições:
a)      Tanto a Ana como o João estudam lógica, apesar de a Maria não o fazer.
b)      Ana ou João estudam lógica, caso a Maria a estude.
c)       A lógica é estudada por todos eles.

1.2. Escreve em linguagem corrente as proposições:
a)     
b)     

2.       Mostra, recorrendo a tabelas de verdade, se as proposições seguintes são tautologias, contradições ou contingências:
2.1.
2.2.

3.       Considera o argumento que se segue e respetiva tabela de verdade:

 

P
Q
R
V
V
V
V
V
V
F
V
V
F
F
V
F
F
V
F
V
F
F
V
V
V
F
F
F
F
F
V
F
V
V
V
V
V
V
F
V
F
F
V
F
V
F
F
V
F
V
V
F
F
F
F
F
V
F
F

3.1.  Identifica as conectivas em falta nas colunas quatro, cinco e sete e justifica a validade ou invalidade do argumento.

4.       Depois de fazeres o dicionário e a formalização adequados, testa a validade dos seguintes argumentos, recorrendo a inspetores de circunstâncias.

4.1. Se os céticos têm razão e a verdade é relativa, o conhecimento é uma ilusão. Portanto, se os céticos têm razão, o conhecimento é uma ilusão.
4.2. Temos o dever moral de promover o bem-estar de todas as espécies do planeta. Tendo este dever, as touradas são condenáveis. Se é verdade que as touradas são condenáveis, o Estado não deveria subsidiá-las. Consequentemente, as touradas não devem ser subsidiadas pelo Estado.


 Correcção 


GRUPO I
1. (A); 2. (B); 3. (D); 4. (C); 5. (D); 6. (B).


GRUPO II

1.1.
- Validade e verdade são conceitos distintos.
- A validade/invalidade é uma propriedade diretamente relacionada com a forma ou estrutura dos argumentos. Por exemplo, os argumentos A e B partilham a mesma estrutura (), estão organizados do mesmo modo. Dizemos por isso que obedecem à mesma forma lógica. As formas lógicas são universalmente válidas/inválidas e não verdadeiras/falsas.
- Neste caso percebemos intuitivamente que estamos perante uma forma lógica válida, independentemente do que conhecemos sobre carapaus ou sardinhas.
- Um argumento válido pode ter uma conclusão falsa, do mesmo modo que um argumento inválido pode ter uma conclusão verdadeira.
- A verdade/falsidade é uma propriedade diretamente relacionada com o conteúdo das proposições. Por exemplo, do que conhecemos sobre peixes sabemos ser razoável (verdade) concluir que «A sardinha é peixe» e consideramos um grande disparate (falsidade) afirmar que «O carapau respira por pulmões».

2.1.
Na primeira tese defende-se que a existência de liberdade e de igualdade é condição suficiente para haver justiça social. Esta tese seria refutada se numa dada sociedade existisse liberdade e igualdade, mas não existisse justiça social, pois tal poria em evidência que a condição (liberdade e igualdade) só por si não bastava para que se desse a consequente (justiça social). A segunda tese seria verdadeira se ambas ou nenhuma delas se verificar, dado que se afirma que se implicam mutuamente. Por exemplo, seria verdadeira se a vida tiver sentido e, simultaneamente, o livre arbítrio não for uma ilusão.


GRUPO III

1.1.
a) 
b) 
c) 

1.2.
a) Se a Ana não estudar lógica, João ou Maria estudá-la-ão.
b) É falso que Ana, João e Maria estudem lógica.

2.1.  A proposição  é uma TAUTOLOGIA.

P
Q
V
V
F
F
V
V
V
V
F
F
V
F
F
V
F
V
V
F
V
V
V
F
F
V
V
V
V
V

2.2.   A proposição  é uma CONTRADIÇÃO.

P
Q
V
V
V
F
F
V
F
F
V
F
F
V
F
V
F
F
F
F
V
F

3.1.
A conectiva em falta na coluna quatro é a conjunção, enquanto na coluna cinco é a implicação ou condicional e na coluna sete é a disjunção exclusiva.

Trata-se de um argumento inválido, pois há duas circunstâncias em que as premissas são todas elas verdadeiras (linhas 1 e 5) e na primeira delas (linha 1), a conclusão é falsa.

4.1.
«Se os céticos têm razão e a verdade é relativa, o conhecimento é uma ilusão. Portanto, se os céticos têm razão, o conhecimento é uma ilusão.»

Dicionário
P: Os céticos têm razão.
Q: A verdade é relativa.
R: O conhecimento é uma ilusão.

Formalização: 

P
Q
R
V
V
V
V
V
V
V
V
F
V
F
F
V
F
V
F
V
V
V
F
F
F
V
F
F
V
V
F
V
V
F
V
F
F
V
V
F
F
V
F
V
V
F
F
F
F
V
V

O argumento é inválido, pois existe uma circunstância (linha 4) em que a premissa é verdadeira e a conclusão falsa.

4.2.
«Temos o dever moral de promover o bem-estar de todas as espécies do planeta. Tendo este dever, as touradas são condenáveis. Se é verdade que as touradas são condenáveis, o Estado não deveria subsidiá-las. Consequentemente, as touradas não devem ser subsidiadas pelo Estado.»
Dicionário
P: Temos o dever moral de promover o bem-estar de todas as espécies do planeta.
Q: As touradas são condenáveis.
R: O Estado deve subsidiar as touradas.
Formalização: 



P
Q
R
P
V
V
V
F
V
V
F
F
V
V
F
V
V
V
V
V
V
F
V
F
V
F
V
F
V
F
F
V
V
F
V
V
F
V
V
F
F
V
F
F
F
V
F
V
F
V
V
V
F
F
V
F
F
V
V
F
F
F
F
V
F
V
V
V


O argumento é válido, pois na única circunstância em que as premissas são todas verdadeiras (linha 2), a conclusão também o é.

 OBRIGADO AREAL EDITORA!


                                          Lola

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...