Filosofia e Telemóvel
A guerra contra o celular na sala de
aula é uma guerra perdida simplesmente porque nós (professores, coordenadores,
diretores, etc) estamos errados. Não faz sentido pedir para o aluno que passa o
dia conectado pelo celular (muitas vezes no Facebook) para que, durante aquelas
horas em que ele forçosamente precisa ficar dentro da sala de aula, mantenha-se
quieto e olhando a nuca do aluno da frente. É claro que agora o que nos resta é
pedir para que guardem o celular, mas devemos urgentemente pensar como vamos
levar a filosofia (e todas as outras matérias) para o mundo virtual, digital,
tecnológico e o escambau. Não há mais saída. Passar um conteúdo na lousa é
quase o mesmo que digitar uma carta na máquina de escrever.
Inclusive, a ideia inicial desta página
foi a mesma que motivou esta fantástica iniciativa: fazer um contrabando de
filosofia para dentro das novas plataformas de mídia, na esperança de despertar
o interesse dos alunos que utilizam essas plataformas.
Lendo a reportagem também é possível notar que a iniciativa não partiu de
um professor qualquer. Gilberto Ramos Ribeiro é professor da rede pública de
Goiás e parece ser daquele tipo que se incomoda com o conformismo. Foi atrás e
fez do seu jeito. Parabéns pra ele.
"A relação entre um professor com ânsia de mudança no sistema de
educação e alunos dispostos a ajudar revolucionou as aulas de filosofia de uma
escola pública de Nerópolis, na Região Metropolitana de Goiânia. Juntos, eles
desenvolveram uma plataforma virtual para estudar a disciplina. Acessado por
computador ou de qualquer aparelho de celular com acesso à internet, o sistema
trouxe resultados surpreendentes e foi a solução para evitar o uso indevido de
telefone na sala de aula. [...] 'Eles estão mais motivados, envolvidos,
atentos. Filosofia era a matéria mais crítica, achavam chato, agora, falam no
dia a dia de Immanuel Kant, Nietzsche e René Descartes. Eles passaram a acertar
as questões brilhantemente. Tem que investir em tecnologia. O livro tem que ser
adaptado ao aluno."
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Professor de Filosofia - Pense fora da caixa!
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Professor de Filosofia - Pense fora da caixa!
25/04/2014 06h35 - Atualizado em 25/04/2014 06h35
Pelo celular, alunos aprendem filosofia em escola pública de Nerópolis
A relação entre um
professor com ânsia de mudança no sistema de educação e alunos dispostos a
ajudar revolucionou as aulas de filosofia de uma escola pública de Nerópolis,
na Região Metropolitana de Goiânia. Juntos, eles desenvolveram uma plataforma
virtual para estudar a disciplina. Acessado por computador ou de qualquer
aparelho de celular com acesso à internet, o sistema trouxe resultados
surpreendentes e foi a solução para evitar o uso indevido de telefone na sala
de aula. “Não tinha interesse nenhum pela filosofia. Mudou completamente minha
visão e fez com que eu passasse a ver o mundo com outros olhos”, afirma o
estudante Josué Ricardo Ferreira Gomes, de 17 anos.
Formado em
filosofia, biologia, teologia e com especialização em direitos humanos,
Gilberto Ramos Ribeiro, 39, é professor há quatro anos. Mesmo quando não
lecionava, sonhava em mudar a forma de ensino. “A escola ainda é a mesma de 80
anos atrás. Essa concepção de escola cerceadora e arcaica me atormentava. Sabia
que podia mudar isso”, afirma.
Um passo para essa
mudança foi o desenvolvimento da plataforma. No site, os alunos são registrados
e têm acesso ao tema de cada aula com antecedência. O professor disponibiliza
textos e, ao final da leitura, os estudantes têm que responder um teste, que tem
um tempo limite para ser feito, conforme a quantidade de perguntas. Às vezes,
as respostas são objetivas e outras, dissertativas.
“Avalio o aluno
por ali também. Extraclasse, ele tem que ler e responder às questões para
ganhar nota. O dispositivo acusa quem fez ou não, por isso é exclusivo dos
nossos alunos. Depois, em sala de aula, a gente discute o tema e faz outras
atividades. Temos uma aula presencial por semana. Com o sistema, o tempo de
estudo de filosofia quase triplicou”, explica Gilberto.
Mas, antes de
desenvolver a plataforma, o professor tinha feito outras tentativas de usar a
tecnologia a favor do aprendizado. A primeira delas foi a criação de uma página
no Facebook. “Deu certo no começo, mas já não era o suficiente e lá os alunos
misturavam com a vida pessoal. Assim não serve para o estudo”, afirmou.
No início deste
ano, ele se mudou de Jaraguá (GO) para Nerópolis e passou a dar aulas de
filosofia, biologia e espanhol no Colégio Estadual Dr. Negreiros. Foi onde ele
teve a ideia de criar o sistema online.
Buscando práticas
de educação que deram certo, Gilberto leu sobre uma plataforma criada por uma
professora de uma escola particular do Rio de Janeiro: “Vi que se fizesse aqui
poderia dar certo. Busquei a secretaria de educação, mas o processo é demorado,
disseram que sairia caro e é um processo. Apesar do apoio moral, eu queria
rapidez, queria isso o mais rápido possível”.
Iniciativa
A solução veio dos próprios alunos. Gilberto contou sobre a ideia em sala de aula e eles de dispuseram a ajudar. “Só estava esperando a oportunidade e a escola proporcionou isso. Consegui alunos que tinham capacidade para isso e se interessaram. Eles tomaram a iniciativa”, ressalta o professor.
A solução veio dos próprios alunos. Gilberto contou sobre a ideia em sala de aula e eles de dispuseram a ajudar. “Só estava esperando a oportunidade e a escola proporcionou isso. Consegui alunos que tinham capacidade para isso e se interessaram. Eles tomaram a iniciativa”, ressalta o professor.
Um dos quatro
adolescentes que ajudaram a construir a plataforma, Cassiano Henrique
Figueiredo Lima, de 16 anos, explica que eles gostam de computação, mas ninguém
possui formação da área. “Cada um fez um pouco. A gente fez uma vaquinha de R$
50 para pagar a hospedagem do site, o provedor”, diz o aluno. Em duas semanas,
o sistema estava pronto.
Matheus foi o primeiro a acessar a
plataforma
Alunos interessados
Alunos interessados
A plataforma é direcionada aos cerca de 200 alunos que
cursam o 3º ano do ensino médio, que se preparam para o vestibular. A
coordenação do Dr. Negreiros se certificou que todos tinham acesso à internet.
"Muitos não têm computador em casa, mas vimos que todos do 3º ano
acessavam a internet pelo celular. Só uma aluna que não tem aparelho com essa capacidade,
mas ela entra na plataforma com um colega ou pega o celular das
professoras", explica a coordenadora pedagógica da escola, Maria Helena
Rodrigues.
Primeiro a acessar
a plataforma, o aluno Matheus Alves dos Santos, de 19 anos, é surdo, o que, para
a coordenação do colégio, mostra a inclusão do projeto. Para Gilberto, o
adolescente e os demais estudantes mudaram completamente a postura e a
dedicação com o uso do dispositivo.
“Eles estão mais
motivados, envolvidos, atentos. Filosofia era a matéria mais crítica, achavam
chato, agora, falam no dia a dia de Immanuel Kant, Nietzsche e René Descartes.
Eles passaram a acertar as questões brilhantemente. Tem que investir em
tecnologia. O livro tem que ser adaptado ao aluno”.
O sistema também
facilitou a vida do professor. “Não preciso implorar mais para eles estudarem.
A aula é um grande debate filosófico. Facilitou a minha vida. Não perco tempo
escrevendo as coisas no quadro ou dependendo de xerox”, relatou.
Alunos vão além do livro e estudam pelo celular
De problema a solução
O uso de celular em classe era um problema para a escola, pois os alunos acessavam as redes sociais ou assistiam a vídeos durante as aulas. Com a plataforma, o que era motivo de preocupação, se transformou em solução para incentivar o aprendizado. “O celular era um problema, os alunos não sabiam usar a favor deles. Desde que haja planejamento prévio, os professores têm usado o aparelho em aulas”, afirma a coordenadora pedagógica.
O uso de celular em classe era um problema para a escola, pois os alunos acessavam as redes sociais ou assistiam a vídeos durante as aulas. Com a plataforma, o que era motivo de preocupação, se transformou em solução para incentivar o aprendizado. “O celular era um problema, os alunos não sabiam usar a favor deles. Desde que haja planejamento prévio, os professores têm usado o aparelho em aulas”, afirma a coordenadora pedagógica.
Trabalhando há 20
anos na unidade, a coordenadora conta que eles se surpreenderam com a rapidez
do resultado. “Não tínhamos pensado que seria tão imediato o resultado. Tem
facilitado, os alunos chegam na sala de aula com conhecimento prévio e também
buscam além do que foi proposto”, explicou.
Estudantes acessam o sistema dentro e fora
de sala de aula
Para expandir o
projeto, o professor já pediu à Secretaria Estadual de Educação que um técnico
de informática ajude a desenvolver o site, adicionando mais aplicativos e
tornando-o mais prático. “O site é muito básico ainda. Precisamos de um
profissional da área de tecnologia para fazê-lo crescer”.
Gilberto acredita
que no próximo semestre já será possível adicionar à plataforma o conteúdo das
outras matérias que leciona. “Os próprios alunos querem. É o interesse pelo
novo e atual. Alguns professores também já vieram falar comigo”.
Apesar de ser
direcionada aos alunos do 3º ano, a página deve ser expandida a todos os
estudantes. “A intenção é expandir para toda a escola. Estamos vendo pelo
trabalho do professor que este é o caminho”, afirmou a coordenadora pedagógica.
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