sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Preparação Ficha de Avaliação 10º Ano


Preparação 2ª Ficha de Avaliação

10º Ano

Tema: Lógica Proposicional


Grupo I -  Itens de selecç-ao - Escolha múltipla. (50 pontos).
            
Grupo II - Itens de resposta restrita - Exercícios de Logica Proposicional. (50 pontos).

Grupo III Item de resposta extensa - Análise de um texto filosófico. (50 pontos).

Grupo IV -  Item de resposta extensa - Assumir uma posição argumentativa/crítica em relação a um tema. (50 pontos).


Tempo : 50 minutos


Objectivos

1. Definir Lógica

2. Identificar razões para a necessidade da Lógica.

3. Definir noções de lógica: Tese, Verdade, Argumento, Validade, Solidez e Cogencia.

4. Explicar o que é uma proposição.

5. Distinguir proposições simples e compostas

6. Distinguir frases que exprimem proposições de frases que não exprimem proposições.

7. Definir argumento.

8 A. Identificar premissas e conclusão num argumento.

8 B. Descobrir premissas ocultas.

9. Identificar premissas e conclusão verdadeiras ou falsas e a validade/invalidade do argumento.

10. Reescrever um argumento na forma padrão.

11. Identificar argumentos sólidos e cogentes.

12. Definir quadrado de oposição.

13. Reconhecer os quatro tipos de proposições categóricas.

14. Classificar proposições quanto à qualidade (afirmativas e negativas) e quanto à quantidade (universais, particulares e singulares).

15. Nomear e explicar as relações lógicas contidas no Quadrado da Oposição.

16. Reescrever frases universais, particulares e singulares de modo a que as proposições sejam expressas de modo canónico.

17. Determinar o valor de verdade de proposições dadas tendo em conta o Quadrado da Oposição.

18. Negar proposições universais, particulares e singulares.

19. Identificar e aplicar a contraditória de uma proposição.

20. Distinguir entre as proposições compostas: negações, conjunções, disjunções inclusivas e exclusivas, condicionais e bicondicionais.

21. Identificar e aplicar os símbolos que representam as conectivas proposicionais.

22. Identificar variáveis proposicionais.

23. Identificar operadores verofuncionais.

24. Formalizar proposições e argumentos.

25. Elaborar o dicionário de proposições apresentadas.

26. Aplicar Tabelas de Verdade.

27. Testar a validade de formas argumentativas através de inspetores de circunstâncias.

28. Reconhecer as falácias: Negação do antecedente e afirmação do consequente

29. Analisar um texto, distinguindo: Tema, problema, tese, argumentos e conclusão.

30. Assumir uma posição critica face a um tema/problema


FICHA DE AVALIAÇÃO


GRUPO I


Selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.

 

1. A lógica formal

a) É o estudo dos argumentos válidos.

b) É o estudo da verdade dos factos num discurso.

c) Torna explícitas regras materiais dos argumentos.

d) Distingue argumentos certos e errados.

 

2. Um argumento pode ser considerado verdadeiro ou falso?

a) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados válidos ou inválidos.

b) Sim, porque ser válido ou inválido é correspondente a ser verdadeiro ou falso.

c) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados como valores de verdade.

d) Sim, porque a lógica é o estudo da validade dos argumentos.

 

3. Um argumento é formado por:

a) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos conclusões a partir das quais se inferem outras que são as premissas.

b) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos premissas a partir das quais se chega a uma outra que é a conclusão. Ao movimento entre premissas e conclusão chama-se aferência.

c) Um conjunto de proposições de partida, a que chamamos premissas, a partir das quais se infere uma outra que é a conclusão.

d) Um qualquer conjunto de proposições.

 

4. Um argumento é necessariamente inválido se:

a) As premissas são falsas e a conclusão é verdadeira.

b) Algumas premissas são verdadeiras e outras falsas e a conclusão é falsa.

c) As suas premissas são falsas e a conclusão é falsa.

d) As suas premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa.

 

5. Um argumento válido:

a) É cogente se for sólido.

b) É sólido se for cogente.

c) Não é cogente.

d) É sólido.


GRUPO II


1. Qual é a diferença entre uma frase e uma proposição?

2. Dê dois exemplos de frases que exprimam proposições. 

3. Dê dois exemplos de frases que não exprimam proposições. 

4. O que é o valor de verdade de uma frase? 

5. O que significa dizer que uma frase é absurda? Dê exemplos.

6. Indique o valor de verdade das proposições expressas pelas frases seguintes e justifique a sua resposta: 


a) Uma frase necessariamente falsa é absurda. 

b) Se uma frase for falsa, exprime uma proposição. 

c) Uma frase que não exprime qualquer proposição não quer dizer coisa alguma. 

d) Há frases absurdas verdadeiras

7. Considere a proposição expressa pela frase Todos os arouquenses são portugueses. Escreva a sua: 

a) Contraditória

b) Contrária

8. Se a proposição dada em 1. for verdadeira, qual é o valor de verdade das proposições expressas em a) e b)? Justifique. 

(ver no blog Quadrado de oposição)

https://www.blogger.com/blog/post/edit/6456492540807451722/7575709210545770601

9. Escreva na expressão canónica as seguintes proposições

a) Há mulheres felizes. 

b) Se é Homem é mortal

c) Nem todos os gatos são amarelos

d) Há alunos  altos

10. Negue corretamente as seguintes teses: 

a) Nenhum dever é absoluto. 

b) Todo o conhecimento provém da experiência. 

c) Se todo o conhecimento provém da experiência, Descartes estava enganado. 

d) Se Deus não existe, a vida não faz sentido.


Nota:


 

11.Imagine que a Ana defende que todos os abortos são imorais. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar? 

 

12.Imagine que a Joana defende que se a vida é sagrada, o aborto é imoral. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar?


13. Identifique o tipo de proposição categórica: (A, E, I, O)


a) Alguns seres humanos são racionais

b) Nenhum ser humano é racional

c) Alguns seres humanos não são racionais

d) Todos os seres humanos são racionais


14. Formalize as seguintes proposições: 

      Elabore o dicionário.


a)   É verdade que o Afonso é músico

   b)   É falso que o Afonso seja músico

   c)   O Afonso é músico e surfista

   d)   O Afonso é músico ou surfista

   e)   Se o Afonso for musico, é surfista.

    f)   O Afonso é músico se e só se for surfista.


15. Considerando que: 

a) Se P é uma proposição verdadeira e a conjunção (PQ) for falsa, qual o valor da proposição Q? Justifique.

b) Se P for uma proposição falsa e Q for uma proposição verdadeira, a disjunção (P V Q) será verdadeira ou falsa? Justifique.

c) Se é verdade que o Pedro está na escola, qual o valor de verdade de “O Pedro está na escola ou o Pedro está em casa”? justifique.

d) Se uma proposicional (P → Q) é falsa, quais os valores de verdade das proposições P e Q? Justifique.

e) Se P e Q são proposições falsas, qual o valor de verdade da bicondicional (P↔Q)? justifique.


16. Formalize as seguintes proposições:

A. O João é bom rapaz assim como o Zé. 


B. Se andas à chuva então vais ficar molhado.


C. Só se os números da Covid voltam a subir é que voltamos a ter aulas online e vice-versa.

.

D.  O João ou faz anos em Maio ou faz anos em Junho.


E.  Vou à praia ou à piscina.


 

2. Traduza para linguagem natural, utilizando os dicionários dados, as seguintes proposições

F. P ⋀ Q

Dicionário: P: Chove; Q: Faz frio

  


G.  P ⟶ Q

Dicionário: P: Tenho boa nota no teste; Q: Passo de ano

  



           CORRECÇÃO DA FICHA DE AVALIAÇÃO

         Selecione a única opção que permite obter uma afirmação correta.

 

1. A lógica formal

a) É o estudo dos argumentos válidos.

b) É o estudo da verdade dos factos num discurso.

c) Torna explícitas regras materiais dos argumentos.

d) Distingue argumentos certos e errados.

 

2. Um argumento pode ser considerado verdadeiro ou falso?

a) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados válidos ou inválidos.

b) Sim, porque ser válido ou inválido é correspondente a ser verdadeiro ou falso.

c) Não, porque os argumentos apenas podem ser considerados como valores de verdade.

d) Sim, porque a lógica é o estudo da validade dos argumentos.

 

3. Um argumento é formado por:

a) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos conclusões a partir das quais se inferem outras que são as premissas.

b) Um conjunto de proposições de partida a que chamamos premissas a partir das quais se chega a uma outra que é a conclusão. Ao movimento entre premissas e conclusão chama-se aferência.

c) Um conjunto de proposições de partida, a que chamamos premissas, a partir das quais se infere uma outra que é a conclusão.

d) Um qualquer conjunto de proposições.

 

4. Um argumento é necessariamente inválido se:

a) As premissas são falsas e a conclusão é verdadeira.

b) Algumas premissas são verdadeiras e outras falsas e a conclusão é falsa.

c) As suas premissas são falsas e a conclusão é falsa.

d) As suas premissas são verdadeiras e a conclusão é falsa.

 

5. Um argumento válido:

a) É cogente se for sólido.

b) É sólido se for cogente.

c) Não é cogente.

d) É sólido.


GRUPO II


1. Qual é a diferença entre uma frase e uma proposição?

2. Dê dois exemplos de frases que exprimam proposições. 

3. Dê dois exemplos de frases que não exprimam proposições. 

4. O que é o valor de verdade de uma frase? 

5. O que significa dizer que uma frase é absurda? Dê exemplos.

6. Indique o valor de verdade das proposições expressas pelas frases seguintes e justifique a sua resposta: 


a) Uma frase necessariamente falsa é absurda. FALSO

b) Se uma frase for falsa, exprime uma proposição. VERDADEIRA

c) Uma frase que não exprime qualquer proposição não quer dizer coisa alguma. FALSA

d) Há frases absurdas verdadeiras. FALSO

7. Considere a proposição expressa pela frase Todos os arouquenses são portugueses. Escreva a sua: 

a) Contraditória. Alguns arouquenses não são portugueses

b) Contrária. Nenhum arouquense é português.

8. Se a proposição dada em 1. for verdadeira, qual é o valor de verdade das proposições expressas em a) e b)? Justifique.

A - Todos os Arouquenses são portugueses – VERDADEIRA

O – Alguns arouquenses não são portugueses - FALSA

E – Nenhum Arouquense é português – FALSA

9. Escreva na expressão canónica as seguintes proposições

a) Há mulheres felizes. Algumas mulheres são felizes – tipo I

b) Se é Homem é mortal. Todos os Homens são mortais – Tipo A

c) Nem todos os gatos são amarelos. Alguns gatos não são amarelos – Tipo O

d) Há alunos  altos – Alguns alunos são altos – Tipo I

e) Não há mulheres felizes - Nenhuma mulher é feliz - Tipo E

10. Negue corretamente as seguintes teses: 

a) Nenhum dever é absoluto. Alguns deveres são absolutos.

b) Todo o conhecimento provém da experiência. Algum conhecimento não provém da experiência.

c) Se todo o conhecimento provém da experiência, Descartes estava enganado. Todo o conhecimento provém da experiência, mas Descartes não estava enganado.

d) Se Deus não existe, a vida não faz sentido.

Se Deus não existe a vida faz sentido.


Nota:

Nega-se uma proposição condicional afirmando a antecedente e negando a consequente.

A negação de uma condicional não é outra proposição condicional, mas sim uma conjunção. Em vez de “mas” também se pode usar o conector “e”.

 

11.Imagine que a Ana defende que todos os abortos são imorais. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar? 

Alguns abortos não são imorais.

 

12.Imagine que a Joana defende que se a vida é sagrada, o aborto é imoral. Quem nega esta posição, que proposição tem de aceitar?

A vida é sagrada e o aborto não é imoral.


13. Identifique o tipo de proposição categórica: (A, E, I, O)


a) Alguns seres humanos são racionais . Tipo I

b) Nenhum ser humano é racional Tipo E

c) Alguns seres humanos não são racionais Tipo O

d) Todos os seres humanos são racionais Tipo A


14. Formalize as seguintes proposições: 

      Elabore o dicionário.


a)   É verdade que o Afonso é músico   P

   b)   É falso que o Afonso seja músico   ¬P

   c)   O Afonso é músico e surfista   PQ

   d)   O Afonso é músico ou surfista  P V Q

   e)   Se o Afonso for musico, é surfista.  P → Q

   f)   O Afonso é músico se e só se for surfista.  P↔Q



15. Considerando que: 

a) Se P é uma proposição verdadeira e a conjunção (PQ) for falsa, qual o valor da proposição Q? Justifique. FALSA

A conjunção é verdadeira nas circunstâncias em que ambas 

as proposições são verdadeiras


P
Q
 Q
V
V
V
V
F
F
F
V
F
F
F
F


b) Se P for uma proposição falsa e Q for uma proposição verdadeira, a disjunção (P V Q) será verdadeira ou falsa? Justifique. VERDADEIRA.



A disjunção é falsa nas circunstâncias em que ambas as 
proposições disjuntas são falsas
ou
é verdadeira nas circunstâncias em que pelo menos uma das 
proposições que a compõem é verdadeira


P
Q
V Q
V
V
V
V
F
V
F
V
V
F
F
F



c) Se é verdade que o Pedro está na escola, qual o valor de verdade de “O Pedro está na escola ou o Pedro está em casa”? justifique. VERDADEIRA,

Uma disjunção exclusiva é verdadeira 

quando apenas um dos seus componentes o for. 


P
Q
V Q
V
V
F
V
F
V
F
V
V
F
F

F


d) Se uma proposicional (P → Q) é falsa, quais os valores de verdade das proposições P e Q? Justifique. P É VERDADEIRA  E Q É FALSA.


A condicional é falsa nas circunstâncias em que a proposição antecedente 
é verdadeira e a proposição consequente é falsa


P
Q
 Q
V
V
V
V
F
F
F
V
V
F
F
V


e) Se P e Q são proposições falsas, qual o valor de verdade da bicondicional (P↔Q)? justifique. VERDADEIRA.


A bicondicional é verdadeira nas 

circunstâncias em que  as
 
proposições que a compõem são ambas

 falsas ou ambas verdadeiras


P
Q
 Q
V
V
V
V
F
F
F
V
F
F
F

V


16. Formalize e classifique as seguintes proposições:


A. .O João é bom rapaz assim como o Zé. 

 Dicionário - P: O João é bom rapaz.

  Q: O Zé é bom rapaz


       Formalização: P ∧ Q

       Classificação: Esta proposição é uma conjunção. 


B. Se andas à chuva então vais ficar molhado.

Dicionário - P: Andas à chuva.

                  Q: Vais ficar molhado.


        Formalização: P ⟶ Q

        Classificação: Esta proposição é uma condicional.


C.  Só se os números da Covid voltam a subir é que voltamos a ter aulas online e vice-versa.

Dicionário - P: Os números da covid voltam a subir.

          Q: Voltamos a ter aulas online.


       Formalização: P ↔️ Q

       Classificação: Esta proposição é uma bicondicional.


D. O João ou faz anos em Maio ou faz anos em Junho.

Dicionário - P: O João faz anos em Maio.

          Q: O João faz anos em Junho.


        Formalização: P ⊻ Q

        Classificação: Esta proposição é uma disjunção exclusiva.


E. Vou à praia ou à piscina.

Dicionário - P: Vou à praia.

          Q: Vou à piscina.


        Formalização: P v Q

        Classificação: Esta proposição é uma disjunção inclusiva.

 

2. Traduz para linguagem natural, utilizando os dicionários dados, as seguintes proposições

F. P ⋀ Q

Dicionário: P: Chove; Q: Faz frio

Chove e faz frio


G.  P ⟶ Q

Dicionário: P: Tenho boa nota no teste; Q: Passo de ano

Se tenho boa nota no teste, então passo de ano.



Lola

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