A. Identifique nas afirmações os
JUIZOS DE FACTO (JF) e JUIZOS DE VALOR (JV)
1.
O Holocausto foi moralmente horrível |
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2.
O Holocausto é considerado moralmente
horrível |
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3.
A liberdade é mais importante do que a
justiça |
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4.
Se a justiça é mais importante do que a
liberdade, então a liberdade é menos importante do que a justiça |
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5.
É bom que muitas pessoas valorizem a
liberdade |
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B. Identifique as afirmações VERDADEIRAS
e FALSAS
6.Os juízos de valor não são normativos |
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7. Para o subjectivismo embora existam factos morais, estes não são
objetivos |
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8. O
subjetivismo moral afirma que apenas existem opiniões pessoais e é possível a
existência de verdades absolutas. |
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9. O objectivismo
não é um relativismo |
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10. Os valores morais são abordados pela estética |
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C. Transforme as afirmações (B)
FALSAS em VERDADEIRAS
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D.
Identifique os conceitos.
11. Para esta teoria não existem verdades absolutas, não
existem factos objectivos |
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12. Esta teoria compromete-nos a uma
educação moral baseada no agir consoante os nossos sentimentos |
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13. Segundo esta teoria os juízos morais baseiam-se na razão, na
capacidade de pensar. |
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14. Segundo
esta teoria há verdades morais independentes da
preferência dos indivíduos. |
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15. Segundo este o que vale para uma cultura pode não valer
para outra. |
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16. Existem duas razões que nos levam a aceitar o subjetivismo
moral |
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17. Tornar inviável a discussão das questões morais é uma objecção ao…… |
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18. São princípios que
ultrapassam a perspectiva de cada pessoa e de cada sociedade. |
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E. Indique a opção correcta
- “O subjetivismo moral parece tornar
absurdos os debates sobre questões morais”: eis…
A.
um argumento a favor do subjetivismo moral.
B.
uma objeção ao subjetivismo moral.
C.
a tese do subjetivismo moral.
D.
uma objeção do subjetivismo moral ao relativismo
moral.
2.
Considera as seguintes afirmações sobre
o objetivismo moral e seleciona, de seguida, a alternativa correta:
1) O estatuto moral de uma ação é completamente
objetivo.
2) O certo e o errado não dependem das preferências
individuais ou coletivas.
3) A moralidade de uma ação depende da cultura em
que vivemos e fomos educados.
4) O estatuto moral de uma ação depende de
convenções socialmente estabelecidas.
A. 1 e 2, verdadeiras; 3 e 4,
falsas.
B. 1, falsa; 2,3 e 4,
verdadeiras.
C. 2 e 4, verdadeiras; 1 e 3,
falsas.
D. 4, verdadeira; 1,2 e 3,
falsas.
3.
Para o subjetivismo, «a pena de morte é injusta», significa:
A.
«Eu não aprovo
a pena de morte».
B. «Abaixo a pena de morte!»
C. «A pena de morte é
socialmente desaprovada».
D. «A pena de morte é
objetivamente injusta».
4.
Os juízos de
valor são enunciados subjectivos. Esta afirmação é:
A
.
Verdadeira, porque são afirmações sobre diferentes sujeitos.
B. falsa, porque são enunciados objectivos;
C.
verdadeira, porque derivam da valoração que cada sujeito faz sobre a realidade;
D. falsa, porque
os juízos de valor são universais.
5. Considere as seguintes afirmações.
1. Os juízos de valor são apenas uma questão de gosto pessoal.
2. Em matéria de valores, todas as opiniões são erradas.
3. Os juízos de valor dependem dos contextos sociais.
Acerca dos valores, os relativistas consideram que;
A.
1, 2 e 3 são verdadeiras.
B.
1 e 2 são verdadeiras; 3 é falsa.
C.
3 é verdadeira; 1 e 2 são falsas.
D.
1 e 3 são verdadeiras; 2 é falsa.
F. Analise
o texto e responda às questões:
“O filósofo
espanhol Ortega y Gasset diz que é falso colocar os valores, assim como o seu
carácter positivo e negativo, em função do agrado ou desagrado, do desejo ou da
repulsão. Para ele os valores estão presentes nos objectos e não são estados
subjectivos”
a.
O texto aborda a problemática filosófica
__________________________________________________________
b.
As duas concepções acerca dos valores em confronto neste texto
são_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c.
Segundo Ortega y Gasset a teoria verdadeira
é_____________________________________________________
d. Assuma a posição oposta à do autor do texto e apresente argumentos de defesa dessa mesma teoria.
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