Ética de Stuart Mill
Exercícios
Seleccione a alternativa
correcta ou as alternativas correctas quando for o caso.
1. O consequencialismo é uma perspectiva ética que:
a) Se baseia no
princípio da utilidade;
b) Defende que
as consequências da acção que realizamos são igualmente importantes para
avaliar a correcção de uma acção;
c) Defende que
uma acção é moralmente boa se as boas consequências superarem as más;
d) Afirma que
devemos fazer o que maximize as boas consequências de uma acção, ou seja,
devemos realizar a acção que tenha melhores consequências que a acção
alternativa.
2. Acerca do consequencialismo podemos dizer
que:
a) O consequencialismo é sinónimo de utilitarismo;
b) O consequencialismo é sinónimo de egoísmo;
c) Há várias formas de consequencialismo;
d) É uma perspectiva ética que coloca o cumprimento do dever das normas morais comuns acima de tudo.
3. Segundo a perspectiva
consequencialista,
a)Devemos agir de modo a que as nossas
acções produzam os melhores resultados possíveis;
b) Devemos agir de modo a que as nossas
acções produzam os melhores resultados possíveis para nós;
c) Devemos agir de modo a que as nossas
acções produzam os melhores resultados possíveis para todaa gente;
d) Devemos agir de modo a que as nossas
acções produzam os melhores resultados possíveis para ageneralidade das
pessoas por elas afectadas.
4. O utilitarismo é:
a) Um conjunto de normas morais;
b) Uma
teoria ética consequencialista;
c) Uma teoria ética que dá especial relevo
ao valor extrínseco das acções.;
d) Uma teoria ética que dá especial relevo
ao valor intrínseco das acções.
5. O egoísmo ético e o utilitarismo
distinguem se porque:
a) O egoísmo ético preocupa se com as
consequências positivas e negativas de uma acção; o utilitarismo com
asconsequências positivas de uma acção;
b) Diferenciam se a
respeito de quem deve beneficiar comas consequências
positivas de uma acção;
c) Um egoísta ético afirma que devemos agir em
vista donosso próprio bem enquanto um utilitarista defende quedevemos ter
em vista o bem de todos os que são afectados pelos nossos actos ou que sentirão os efeitos resultantesdo
que fazemos;
d)Defendem de modo diferente o bem comum.
6. Segundo o utilitarismo:
a) Temos o dever de dizer a verdade;
b) Não temos nunca o dever de dizer a verdade;
c)Temos o dever de dizer a verdade se
daí resultarem mais benefícios do que prejuízos;
d) Temos o dever de dizer a verdade
desde que desse acto resultem boas consequências.
7. Segundo o utilitarismo:
a) Devemos realizar as
acções que promovam omaior bem para o maior número de pessoasnossas amigas;
b) Devemos realizar as
acções que promovam o respeito pelo dever;
c) A correcção ou
incorrecção moral de um acto é,em geral,
relativa à situação ou às circunstâncias;
d) Há normas morais que não
admitem excepções.
8.A ética utilitarista é uma
teoria:
a) Teleológica;
b) Que considera que o certo
e o errado dependem do resultado visado por uma acção;
c) Que considera que há acções correctas
ou erradas em si mesmas;
d) Para a qual as
consequências das nossas acções são irrelevantes como critério da sua correcção
ou incorrecção moral.
9.A ética utilitarista é uma
teoria:
a) Hedonista porque entende
que o fim último dasactividades humanas é a felicidade;
b)Hedonista porque entende que o fim último
das actividades humanas é a felicidade
entendida como prazer ou ausência de dor e sofrimento;
c) Que considera que o prazer
é um meio paraatingir a perfeição moral;
d) Que valoriza as qualidades
que constituem ocarácter de uma pessoa.
10. Na perspectiva utilitarista uma acção que procura criar felicidade mas
produz mais infelicidade do que acções alternativas, é uma acção:
a) Moralmente correcta;
b) Moralmente incorrecta;
c) Moralmente permissível;
d) Uma acção boa em si mesma.
11.É completamente coerente
com a doutrina utilitarista defender a moralidade da escravatura.
Esta afirmação é:
a) Falsa porque segundo o utilitarismo a
escravaturaviola direitos humanos fundamentais;
b) Verdadeiro porque o sofrimento de uma
minoria temcomo contraponto o bem estar da
maioria.
c)Falsa porque a defesa da escravatura viola o
princípiode utilidade -a crença de que o bem
é a felicidade para o maior número possível de pessoas;
d)Verdadeira porque Mill era partidário da
escravatura.
12.O utilitarismo avalia a moralidade dos
actos baseado noseguinte princípio:
a ) Uma acção é moralmente correcta quando
ela temconsequências boas para o agente que
a realiza,independentemente do que ela possa trazer para asoutras
pessoas.
b)Uma acção é moralmente correcta quando
produz umbem maior para os outros, independentemente do bem oumal que ela possa
trazer para o agente que a realiza.
c)Uma acção é moralmente correcta quando com
ela setrata as outras pessoas também como fins em si mesmos
d)Uma acção moralmente correcta é a que
produz maior prazer (bem) e/ou menor sofrimento (mal) para
a maioria.
13.Segundo o utilitarismo,
mentir é sempre errado. Esta afirmação é:
a) Falsa porque a mentira é
má em algumascircunstâncias e boa em outras, dependendo das suas consequências;
b)Verdadeira porque se essa
regra existe háséculos deve ao ao facto
de ser útil e se é útil deve ser sempre
cumprida;
c)Falsa porque o
utilitarismo não dá a mínimaimportância às
regras e princípios morais;
d)Verdadeira porque há
deveres absolutos.
14. Para o utilitarismo, a
felicidade é o bemfundamental e identifica se com o prazer.
Acerca do prazer, Mill
afirma que:
a) Preferimos a experiência
de um prazer superior a qualquer quantidade de prazeres inferiores;
b) Preferimos os prazeres
mais intensos;
c) A diferença entre dois
prazeres é quantitativa;
d) A quantidade de prazer é o
único factor queconta na nossa felicidade e na felicidade geral.
15.O princípio utilitário o princípio
da maior felicidade,
a) Proíbe nos de prejudicar os outros em nome
da nossa própria felicidade;
b) Proíbe nos sempre de
prejudicar alguém em nome da felicidade
geral;
c)Proíbe nos que pensemos
na nossa felicidade quando se trata de avaliar
as eventuais consequências das nossas acções;
d)Permite que a preocupação com a
nossa felicidade seja tida em conta na avaliação das eventuais
consequências de uma acção mas proíbe que lhe dêmos mais importância do que
à felicidade dos outros.
16.
Segundo Stuart Mill:
a) A violação
das normas morais estabelecidas numa sociedade nunca é errada porque o que
importa é cumprir o princípio utilitário;
b) A violação
das normas morais estabelecidas sociedade é sempre errada sejam quais forem as
consequências;
c) A violação
das normas morais estabelecidas sociedade é numa umas vezes errada outras vezes
correcta dependendo das consequências;
d) A violação
das normas morais estabelecidas numa sociedade deve ser permitida em nome da
felicidade pessoal.
17. O utilitarismo é uma teoria ética que:
a) Rejeita
todas as regras morais convencionais e só aceita o princípio da utilidade;
b) Considera
que, em muitos casos, respeitar as regras morais convencionais é, em termos
globais, mais benéfico que prejudicial;
c) Defende que
não devemos seguir cegamente as normas morais estabelecidas;
d) Nas nossas
decisões devemos ser guiados pelo princípio de utilidade e não simplesmente
pelas regras morais convencionais como é costume fazer.
18. Segundo o utilitarismo,
a) Roubar é, em geral, errado;
b) Roubar é sempre errado;
c) Roubar a arma de um maníaco homicida é um acto
moralmente correcto;
d) Roubar é correcto desde que seja
benéfico para quem rouba.
19. Stuart Mill rejeita uma
estimativa quantitativa do prazer porque:
a) A felicidade é
incompatível com os prazeres inferiores como comida, bebida e sexo;
b) Os prazeres inferiores
são exclusivos dos animais não humanos;
c) Os seres humanos apesar
de terem experiência de prazeres inferiores tal como os outros animais são
capazes de outros prazeres que estão fora do alcance de outros seres
sencientes;
d) Só a diferença entre prazeres superiores e prazeres inferiores compreender
o carácter distintivo Da procura humana da felicidade.
20. Para um utilitarista a
moralidade consiste em:
a) Agradar a Deus cumprindo os seusmandamentos;
b) Cumprir regras abstractas;
c) Criar no mundo o melhor
estado de coisas possível através dos nossos actos;
d) Maximizar o bem não só para nós mas para
as pessoas do grupo sócio cultural a
que pertencemos.
21. O utilitarismo de Mill enfrenta, entre outras,
a seguinte objecção:
a)Maximiza a quantidade do prazer sem ter
emconta a qualidade dos prazeres que são maximizados.
b) Há acções que não têm consequências
c) Nem sempre a acção moralmente correcta é
a que produz o melhor estado de coisas.
d) Que a felicidade seja uma coisa desejável.
22. Segundo o utilitarismo de Mill roubar é errado:
a) Porque é um acto errado em si mesmo.
b) Porque torna infeliz a vítima.
c) Porque pode levar outras pessoas a imitar
o acto do ladrão.
d) Porque é um acto absolutamente proibido.
23. Segundo o utilitarismo de Mill roubar:
a) É um acto errado em si mesmo.
b) É a infracção de um dever absoluto.
c) É um acto que em alguns casos pode
ser justificado.
d) É um acto que nunca está de acordo com
o princípio de utilidade.
24. Segundo Mill, uma acção correcta é
a que conduz:
a) À felicidade ou bem estar de quem a
praticou.
b) À felicidade das pessoas
de quem o agente gosta.
c) À felicidade geral mas
não à do autor da acção.
d) À maior felicidade
possível para todos os envolvidos, incluindo o autor da acção.
Muito Obrigado, Luís Rodrigues!
Porque existem duas respostas escolhidas em algumas perguntas?
ResponderEliminarSeleccione a alternativa correcta ou as alternativas correctas quando for o caso.
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarEm caso de existirem duas opções assinaladas, devo escolher qual acho correta com base nos meus juízos de valor? ou ambas estão corretas?
ResponderEliminarOlá! Geralmente os exercicios de escolha múltipla só tem uma correcta. Estes, porém, poderão ter mais que uma. Deverá assinalar as afirmações que estão correctas de acordo com a ética de Stuart Mill.
EliminarSaudações Filosóficas.
Lola