(Teorias essencialistas da Arte)
7. Uma obra de arte colectiva não será obra de arte, é uma critica à teoria:
8. Há obras de arte que não expressam nenhuma emoção ou sentimento do artista. Esta afirmação é:
A. Uma critica à teoria da arte como imitação
B. Uma critica à teoria expressivista
C. Um argumento a favor da teoria expressivista
D. Um argumento a favor da teoria da arte como representação.
9. A filosofia da arte estuda:
A. Juízos de gosto e juízos de belo
B. A origem dos juízos de gosto
C. Problemas, teorias, argumentos e contra argumentos relativos à arte
D. Somente a definição de arte e de obra de arte
10. Estudar as propriedades intrínsecas da arte, é o objectivo de:
A. Arte como representação
B. Arte como expressão
C. Arte como imitação
D. Teorias essencialistas da arte.
11. A teoria formalista da Arte defende que uma obra de arte só o é se:
A. Gerar emoções no espectador
B. Exprimir as emoções do artista
C. Imitar o real
D. Possuir uma forma significante que pode ser apreciada esteticamente
12. Uma das principais objecções à teoria formalista da Arte é:
A. A forma, também, depende do conteúdo
B. O conteúdo é sempre mais importante do que a forma
C. O conteúdo é, muitas vezes, mais importante do que a forma
D. O conceito de forma significante é demasiado vago
13. De acordo com Collingwood, a arte como ofício
A. tem por objetivo provocar na audiência emoções previamente definidas.
B. é a expressão imaginativa das emoções do autor.
C. é uma forma de clarificação dos sentimentos do artista.
D. não pode ter a emoção suscitada na audiência como objetivo previamente definido.
Nota: Collingwwod distingue "arte como oficio" de "arte autêntica". A primeira é, por exemplo, a olaria; a segunda é nas próprias palavras de Collingwood "Um objeto é uma obra de arte se e somente se além de ser um artefacto, exprime com imaginação emoções do artista."
14. “Aquele pintor pinta de tal forma que quase não se distingue um objeto pintado do objeto real.” Esta afirmação diz respeito à
A. Teoria institucional.
B. Teoria historicista.
C. Teoria expressivista.
D. Teoria representacional.
Integre, justificando, cada uma das obras de arte na respectiva teoria:
A. Arte como forma significante - Provoca no espectador sentimentos de harmonia, ternura, cumplicidade, delicadeza, quietude, pureza.....
2. Bethovan é um compositor surdo.
4. A ponte da Arrábida foi idealizada pelo grande arquitecto Edgar Cardoso.
5. Os Alpes franceses são a cadeia montanhosa mais alta e mais extensa que se encontra inteiramente na Europa
4. Caracterize a experiência estética.
- A experiência estética é uma experiência contemplativa, de prazer desinteressado já que apenas aquilo que importa é a contemplação da obra de arte.
- A experiência estética não depende do interesse prático e utilitário do objecto como ler um livro ou apanhar o autocarro. A experiencia estética não visa fins práticos nem depende da utilidade dos objectos em causa.
- A experiência estética não está subordinada a interesses cognitivos ou morais: não visa ampliar o conhecimento (Não se pretende esclarecer cientificamente uma obra de arte, por exemplo o ano em que um quadro foi pintado), também não tem interesses morais como, por exemplo, analisar a moralidade do nu na arte.
7. O que são Teorias essencialistas da Arte?
8. Apresente as teorias estudadas.
9. Qual o critério de Arte para cada uma delas?
10. Apresente criticas a cada uma delas.
"Ainda que os artistas não precisem de quaisquer teorias da arte para produzirem obras de arte, todos temos algum tipo de necessidade de compreender o que é isso da arte e como distinguir o que é arte do que não é. Assim, talvez o conhecido artista americano Barnett Newman tenha dito apenas uma parte da verdade quando afirmou que “a estética [ou teoria da arte] está para o artista como a ornitologia está para os pássaros”. Mesmo que os artistas dispensem as teorias, isso não significa que nós não precisemos delas para compreender o que os artistas criam, tal como estudamos ornitologia para conhecer melhor os pássaros, apesar de os próprios pássaros nada aprenderem com isso".
Aires Almeida
1. Qual o tema do texto.
2. Explique a frase sublinhada no texto
3. O texto faz referência aos temas abordados pela Filosofia da Arte? Justifique.
4. Distinga sentido classificativo e valorativo da arte.
5. Poderemos identificar Belo e Obra de Arte? Justifique.
- Estética
- Objecto estético
- Experiência estética
- Juízo estético
- Teoria do Belo, Teoria do Gosto,
- Teorias essencialistas
- Arte como imitação
- Arte como representação: algo representa outra coisa se, e só se, um emissor tem a intenção de que algo esteja em vez de outra coisa e o receptor compreende essa intenção. Uma representação pode ser imitativa ou não imitativa: o sinal de aproximação a um cruzamento imita o mesmo mas o sinal de sentido proibido limita-se a representar essa proibição, sem imitar a sua forma.
- Arte como expressão
- Obra de arte no sentido classificativo ou descritivo significa que esse objecto pertence a uma determinada classe. Exemplo: estes objectos são obras de arte!
- Obra de arte no sentido valorativo ou avaliativo é reconhecer que esse objecto, além de pertencer à categoria das obras de arte, é um bom exemplar dessa categoria, ou seja, é uma boa obra de arte. Exemplo: este quadro é uma obra de arte!
- Criticas às teorias estudadas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOnde estão as soluções ao grupo II?
ResponderEliminarSoluções do grupo ll pf
ResponderEliminar🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬😡😡😡😠😠😠
ResponderEliminar