Não se trata, como já ouvimos dizer,
de pôr em causa a nossa civilização, mas as suas formações de poder e, com
elas, o desenvolvimento de laços sociais cada vez menos aceitáveis. Esta
terrível experiência que estamos a viver constitui apenas uma antecipação, e um
aviso, do que nos espera com as alterações climáticas.
O que vem aí, ninguém sabe. Adivinha-se,
teme-se que seja devastador. Em número de mortes, em sofrimento, em destruição. Mas,
como não temos uma ideia clara do que poderá ser uma tal catástrofe, a ignorância
e a confusão amplificam o nosso medo. Será um desastre planetário e regional,
colectivo e individual, já presente e ainda futuro, conhecido e familiar, mas
sempre longínquo e estrangeiro, destinado aos outros mas cada vez mais perto.
Não é o simples medo da morte, é a angústia da morte absurda, imprevista,
brutal e sem razão, violenta e injusta. Rebenta com o sentido e quebra o nexo do mundo.
As forças que provocam a pandemia
pertencem a uma ordem de causas estranha à ordem humana. E, no entanto, põem-na
radicalmente em questão. Constatamos agora que a sociedade, as instituições e
as leis que criámos para nos protegerem, e nos assegurarem uma vida justa,
falharam redondamente. Não construímos uma vida viável para a espécie humana.
Os extraordinários disfuncionamentos dos serviços de saúde de tantos países, a
falta de coordenação e solidariedade dos estados-membros da União Europeia
quando se tratou de ajudar a Itália, a criminosa e leviana arrogância de Trump no caso dos
testes, a incapacidade de todos os governos de executar uma política sanitária
eficaz sem utilizar meios mais ou menos autoritários, todo esse desnorte que
deixou proliferar o vírus mostra de sobremaneira que qualquer coisa de profundamente
errado infectou, desde o início, a história dos homens. Emmanuel Macron acaba
de descobrir que “a saúde não é uma mercadoria” que tenha um preço. O coronavírus, pondo em perigo
qualquer um, independentemente da sua riqueza ou estatuto, torna todos iguais –
não perante a morte, mas perante o direito à vida, à saúde e à justiça.
“O coronavírus, pondo
em perigo qualquer um, independentemente da sua riqueza ou estatuto, torna
todos iguais – não perante a morte, mas perante o direito à vida, à saúde e à
justiça.”
Não se trata, como já ouvimos dizer, de
pôr em causa a nossa civilização, mas as suas formações de poder e, com elas, o
desenvolvimento de laços sociais cada vez menos aceitáveis. Esta terrível
experiência que estamos a viver constitui apenas uma antecipação, e um aviso,
do que nos espera com as alterações climáticas.
O que fazer? Dos órgãos políticos
responsáveis vêm-nos ordens e injunções contraditórias. Por um lado, dizem-nos
que a luta contra a epidemia só terá êxito se juntarmos todos os nossos
esforços individuais, se agirmos solidariamente na consciência da pertença
comum à comunidade. Por outro lado, somos incitados a isolarmo-nos, a ficar em casa, a manter o distanciamento
social requerido, a não beijar, abraçar, tocar. Cancelam-se os eventos e espaços de lazer, fecham-se as fronteiras. Reduzir-se-á então o nosso contributo
a obedecer passivamente ao auto-isolamento anti-social?
Está a surgir, espontaneamente, uma
solução “tradicional” de compromisso: a comunidade reencontrar-se-ia na acção
de governação de um líder firme. Giuseppe Conte, primeiro-ministro italiano,
até aqui sem grande popularidade, tem hoje o apoio da grande maioria do
povo. Tomou medidas drásticas, mostrou certezas, acalmou a ansiedade
e o pânico da população. Sem dúvida que idêntica adesão popular recebeu António
Costa, pelas mesmas razões e com a mesma empatia. A energia do medo é absorvida
pelo líder e transformada em adesão. Qualquer que seja a sua eficácia, esta não
pode ser a única e exclusiva “solução”. Que podemos e devemos fazer, nós que
nos fechamos em casa, e que não queremos que o auto-isolamento se torne apenas
uma defesa egoísta da família, numa atitude que reforça, afinal, o corte com a
comunidade?
É preciso, primeiro, combater o medo da
morte. Para tanto, dois requisitos essenciais, a recusa da passividade e o
conhecimento do “inimigo”. Quanto mais activos, mais aptos, mais fortes para
afastar o medo. Se bem que o medo acorde a lucidez, e neste sentido possa ser
benéfico, sabemos que ele encolhe o espaço, suspende o tempo, paralisa o corpo,
limitando o universo a uma bolha minúscula que nos aprisiona e nos confunde.
Comunicar com os outros e com a comunidade é furar a bolha, alargar os limites
do espaço e do tempo, tomar consciência de que o nosso mundo se estende muito
para além dos quartos a que estamos confinados. Foi certamente o que sentiram e
fizeram os napolitanos que se puseram a cantar à noite, de varanda para varanda, exorcizando o
medo e criando um novo espaço público comum.
“Esta terrível
experiência que estamos a viver constitui apenas uma antecipação, e um aviso,
do que nos espera com as alterações climáticas.”
Trata-se de combater este medo
da morte. Que não é o medo, digamos, habitual, de morrer, mas uma espécie de
terror miudinho, subterrâneo e permanente, que toma conta da vida. Não na apreensão
do mal final, mas como se a morte, enquanto avesso da vida, enquanto letargia
absoluta, rigidez definitiva, paralisia e abismo, viesse ocupar o terreno do
nosso tempo quotidiano. É contra a tendência a sermos capturados por um tal
sentimento de medo que é preciso lutar – precisamente, mantendo-nos activos e
preocupados com os outros e a vida social de que fazemos parte.
Este medo é, sobretudo, o medo dos
outros. O contágio vem inopinadamente, violentamente e ao acaso. Qualquer um,
estrangeiro ou familiar, pode infectar-nos. O acaso e o contacto passam a ser
perigo e ocasião de morte possível, e todo o encontro, um mau encontro. Neste
sentido, o outro é o mal radical. A relação com os outros e a comunidade sobre
um abalo profundo. O laço social, que, mais do que na inveja e no
amor-de-si, se enraíza no “amor” ao outro (como afecto gregário da espécie),
encontra-se comprometido, ameaçando romper-se. O outro é o inimigo, que quer a
minha morte: do medo do ataque mortal ao pânico paranóico vai apenas um passo.
A epidemia do novo coronavírus faz também emergir, à tona da consciência
social, o pior das nossas pulsões mais sedimentadas. Mas também o melhor:
aquele afecto, presente desde sempre em certas profissões, como a dos médicos e
enfermeiros, torna-se agora plenamente visível aos olhos do cidadão planetário.
Um fenómeno inédito está a surgir: a
pandemia transforma a percepção que se tinha da globalização. Sabíamos que ela
existia, conhecíamos os seus efeitos (financeiros, climáticos, turísticos), mas
só raros tinham dela uma experiência vivida. Graças ao coronavírus, e pelas
piores razões, o homem comum tem agora, ao longo do seu tempo quotidiano, a experiência
da globalização. Deixou de ser abstracta, tornou-se uma globalização
existencial. Vivemos todos, simultaneamente, o mesmo tempo do mundo.
Qual o futuro desta transformação?
Pode-se adivinhar já certos efeitos. A consciência planetária do perigo de morte traz consigo uma certa percepção, imediata e concreta da humanidade, como comunidade viva e nua. Para além do que separa os homens, há o que os faz simplesmente humanos, a vida, a morte, o poderoso direito a existir, sem condições nem prerrogativas. O que implica um igualitarismo primário e primeiro, entre os indivíduos e entre os povos. As peripécias dos proteccionismos xenófobos e racistas de Bolsonaro e de Trump, em tempo de crise pandémica, parecem patéticas quando confrontadas com este espírito mundial que se está a formar.
Pode-se adivinhar já certos efeitos. A consciência planetária do perigo de morte traz consigo uma certa percepção, imediata e concreta da humanidade, como comunidade viva e nua. Para além do que separa os homens, há o que os faz simplesmente humanos, a vida, a morte, o poderoso direito a existir, sem condições nem prerrogativas. O que implica um igualitarismo primário e primeiro, entre os indivíduos e entre os povos. As peripécias dos proteccionismos xenófobos e racistas de Bolsonaro e de Trump, em tempo de crise pandémica, parecem patéticas quando confrontadas com este espírito mundial que se está a formar.
Por outro lado, a informação veiculada
pela comunicação social, a dependência de cada cidadão de um país relativamente
aos cidadãos de outros países, a exigência premente de coordenação das
políticas de saúde (e não só) de diferentes nações, o trabalho em rede de
cientistas por todo o mundo, está a levar à criação progressiva de poderes
transnacionais. São tudo bons sinais que se desenham no horizonte. Acreditamos
que tal evolução das consciências só poderá beneficiar a luta decisiva, que
virá em breve, contra as alterações climáticas.Mas os bons sinais não chegam
para nos sossegar. Tanto mais que o medo que nos invade não pára de se
avolumar. No momento em que escrevo, chovem de todos os lados, da Europa, da América,
do Médio Oriente e da Ásia, as notícias mais alarmantes. A pandemia cresce como
um tsunami mundial, derruba e mata numa avalanche
incontrolável. O medo não é uma atmosfera, é uma inundação. Como resistir, como
desfazer, ou pelo menos atenuar o medo que nos tolhe? Com mais conhecimento,
sim, e mais informação, e mais entreajuda e racionalidade. Resta-nos sobrepor ao
medo que nos desapropria de nós, o medo desse medo, o de sermos menos do que
nós. Resta-nos, se é possível, escolher, contra o que nos faz tremer de apreensão
e nos instala na instabilidade e no pânico, a forças de vida que nos ligam
(poderosamente, mesmo sem o sabermos,) aos outros e ao mundo.
Jose gil, Filósofo
15 de março de 2020
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