Samuel nas aulas de Filosofia
Confesso, nunca o conheci , mas há cerca de um mês, e porque o miúdo joga futebol com alguns alunos da turma, que um aluno vem assistir a uma das minhas aulas de Filosofia.
Sentou-se ao fundo da sala e foi estando atento ao que eu explicava acerca do problema do livre arbítrio e das posições filosóficas decorrentes deste mesmo problema.
Depois, entramos na "Fundamentação da Moral" e, mais especificamente, em Kant e o Samuel sempre que tem momentos sem aulas, lá aparece na turma para assistir à aula de Filosofia.
E até faz intervenções razoáveis se eu o questionar sobre a matéria que estamos a tratar.....
No primeiro dia que ele e alguns alunos da turma me pediram para ele assistir à minha aula, eu que pensava que ele seria aluno de uma outra turma do Ensino Regular, constato, pela boca do próprio, que é aluno de um curso profissional de Electrónica e que até tem os módulos (leccionados até este momento) todos feitos.
Hoje, porém, a aula foi diferente!
A semana passada os alunos da turma disseram-me: "Para a semana temos Teste de Avaliação" e o "seu aluno" quer fazer, também!
Fiquei admirada. E depois quando estive com o Samuel disse-lhe: "Vou fazer um teste com Dilemas Morais para você me dar a sua opinião".
"Não, professora, dê-me um teste igual aos outros....eu faço como souber...."
A aula decorre, hoje, sexta feira, dia 31 de Março, entre 11h e 12:05 e, após intervalo, continua das 12:15 h às 12:05, na escola onde lecciono, há mais de 30 anos.
O Samuel só chegou (mal as suas aulas terminaram....) eram 12:05. A turma já tinha iniciado o teste....e ele veio buscar o seu para realizar.
Perguntei-lhe, há pouco, desde que matéria é que assiste às aulas e ele disse-me: "Desde o subjectivismo e o objectivismo....e agora com Kant".
Achei graça....
E olho-o com orgulho, muito orgulho na sua atenção e ar compenetrado para a folha de teste. Sentado ao fundo da sala, o Samuel, optou por, em vez de estar numa atitude de dependência do telemóvel , com o olhar preso ao ecrã, ou de estar a vaguear pela escola....estar ali sentado, a pensar as melhores respostas e imune a qualquer possibilidade de erro que possa cometer, exactamente porque, como ele diz: "alguns assuntos percebe....outros nem por isso....".
Quem é o Samuel?
Sinceramente, não sei de que freguesia do concelho vem, a que família pertence, quais os seus professores na escola, o que pretende ser "quando for grande"....
Sei, tenho a certeza, porque ele já me disse, que sempre que tiver disponibilidade de horário, sobretudo às sextas feiras, virá às nossas aulas de Filosofia....e não é para estar junto dos amigos do futebol a falar....pois senta-se no fundo da sala e tira uma folhita para passar os apontamentos.
Não é preciso tanto, Samuel!
Mas que gosto da sua presença, da sua atenção, do seu sorriso, do seu respeito, da sua disponibilidade e do seu cuidado....nas minhas aulas de Filosofia, ah, isso gosto....e muito!
Sabe? Gosto muito de si!
O meu grande abraço, Samuel!
Vemo-nos depois da Páscoa!
Que bonito Rosa!
ResponderEliminarSão momentos como estes que dão sentido à nossa vida.
Acredito que há muitos Samuel e nós devemos estar lá para eles.
Abraço